quarta-feira, 28 de abril de 2010

PSB DECIDE RETIRAR PRÉ-CANDIDATURA PRESIDENCIAL DE CIRO GOMES

O PSB decidiu desistir da candidatura presidencial de do deputado Ciro Gomes, por entender que ela enfraqueceria o partido nos estados onde tem candidatura própria a governador. A fragilidade da candidatura presidencial poderia também prejudicar a eleição de seus candidatos à Câmara e ao Senado.
Mas o argumento que mais pesou foi a participação do PSB no Governo Lula da Silva, como afirmou em nota. “É dever das forças populares contribuir para a continuidade desse projeto, a partir do qual o Brasil retomou o caminho do desenvolvimento soberano, com maior repartição de renda e menor exclusão social”, diz a nota da Comissão Executiva Nacional.
Ainda segundo a nota partidária, as eleições de outubro não estão definidas. “A aliança da oposição representa um desafio real aos socialistas e outras forças populares. O PSB está pronto para ampliar sua presença nos governos estaduais e no Senado, e duplicar sua representação na Câmara dos Deputados, reafirmando-se como um partido capaz de liderar, ao lado de outros, o avanço das mudanças há tanto tempo exigido pelo povo brasileiro”.

INDICAÇÃO TUCANA AO SENADO ATRASA LANÇAMENTO DA CANDIDATURA ALCKMIN

O Diretório Estadual do PSDB aguarda apenas a definição sobre quem será o seu candidato ao Senado Federal, para lançar oficialmente a pré-candidatura de Geraldo Alckmin ao Governo do Estado.
Os dois postulantes são o deputado José Aníbal – ligado a Alckmin e o ex-secretário-chefe Aloysio Nunes – ligado a Serra. O outro candidato a senador na chapa demo-tucana será Orestes Quércia, indicado pelo PMDB.
O DEM indicou o ex-secretário Guilherme Afif Domingues como candidato a vice-governador. Também integra a coligação o PPS. O PTB vai apoiar apenas informalmente. O coordenador da campanha será o deputado Sidney Beraldo.
Enquanto a definição não acontece, a assessoria de Geraldo Alckmin prepara um ciclo de encontros para discutir o programa de governo com lideranças políticas, comunitárias e sindicais em cidades chaves do Interior. No entender de Alckmin, com o terreno preparado pelo atual governo com os investimentos feitos em infraestrutura, a missão do próximo governo será interiorizar o desenvolvimento.
O primeiro encontro já está sendo preparado para acontecer em Presidente Prudente, muito provavelmente na próxima semana. Com esse ciclo de debates do PSDB pretende dar visibilidade ao pré-candidato, que está sem cargo público. Outro objetivo é colher informações sobre obras, benefícios e benfeitorias para subsidiar a propaganda eleitoral.

MASSA PERFUMADA E CHEIRO DE POVO

Em cobertura ao elitista ato de lançamento da pré-candidatura do demo-tucano José Serra à Presidência da República, dia 10 de abril, em Brasília, a articulista da Folha Eliane Cantanhede comentou em reportagem para TV UOL que como em todo evento político, aquele também tinha participação popular, “mas uma massa perfumada”. Como jornalista designado pelo Blog para cobrir o encontro de lançamento das pré-candidaturas petistas de Aloizio Mercadante ao Governodo Estado e de Marta Suplicy ao Senado da República, posso afirmar que aquele ato tinha cheiro de povo, do povo trabalhador, sem perfumaria. Que diferença!

domingo, 25 de abril de 2010

PETISTAS DA REGIÃO MARCAM PRESENÇA NA FESTA DE MARTA E MERCADANTE

Representantes da Macro Regional do PT de Itapeva marcaram presença no 17º Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores, realizado sábado, em São Paulo, como evento e lançamento das pré-candidaturas de Marta Suplicy ao Senado da República e de Aloizio Mercadante ao Governo do Estado.
A Macro esteve representada pelos diretores Joaquim Barros (presidente), Zé Luiz (finanças), Alex Campos (vice-presidente) e Maércio Garbelotti (imprensa). Na sexta-feira discursaram Edinho Silva (presidente estadual), José Eduardo Dutra (presidente nacional), Emídio de Souza (coordenador da campanha estadual), Zé Dirceu, Eduardo Suplicy e os presidentes dos partidos aliados – PC do B, PDT, PR, PPL, PT do B.
No sábado as principais estrelas foram Marta, Mercadante e Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência escalada para defender as pré-candidaturas majoritárias no Estado. “Mercadante representa um projeto de crescimento com desenvolvimento social colocado em prática pelo Presidente Lula. E com Mercadante esse projeto vai avançar muito mais, em São Pulo e no Brasil”, enfatizou a ex-ministra. “São Paulo, o principal estado do País, merece muito mais do que isso que estamos vendo”, acrescentou Dilma, concluindo que a gestão petista em São Paulo será centrada na Transformação e na Esperança de uma qualidade de vida bem melhor para a sua população.

MERCADANTE ACENA COM VALORIZAÇÃO DAS REGIÕES SUL E SUDOESTE DO ESTADO

Ao som de “Avante, avante, São Paulo é Mercadante”, os delegados e convidados que lotaram a quadra do Sindicato dos Bancários ouviram o pré-candidato a governador enfatizar que “nós precisamos mudar o conceito de Interior, São Paulo vai se interiorizar”.
E dentro desse conceito, nossa região foi abordada de forma direta e especial por Mercadante: “Precisamos repensar politicamente o desenvolvimento para o Oeste Paulista, que só recebeu pedágios e presídios”, prometeu, logicamente, também se referindo às sub-regiões Sul, Sudoeste e Centro Oeste. O pré-candidato fechou esse tópico acenando com a criação do Conselho de Desenvolvimento do Interior.
Com relação à Educação, Mercadante disse que vai lutar para colocar o setor como prioridade da política pública do Estado. “Precisamos recuperar a qualidade do ensino público, porque nossas crianças estão perdendo três anos de estudo ao longo da formação”, pontuou. “O professor, cujo principal instrumento de trabalho é um pedaço de giz, não pode ser tratado com bordoada e cacetada”, acrescentou logo após lembrar que no regime antidemocrático da ditadura toda greve era tratada como uma ação política.
“Para melhorar a Saúde é preciso ter uma relação republicana entre União, Estado e Municípios. São Paulo não participa dessa relação”, observou o pré-candidato petista, que também discorreu sobre assuntos de interesse dos cidadãos residentes na Capital e Litoral, bem como nas regiões mais desenvolvidas do estado.
Marta enfatizou que “precisamos eleger Mercadante para fazer da locomotiva de São Paulo e o trem bala do Brasil”. E ao defender sua eleição como senadora, disse que “fiz a diferença na televisão, fiz a diferença na Câmara dos Deputados, fiz a diferença na Prefeitura e São Paulo e vou fazer a diferença no Senado da República”, referindo-se à sua condição de mulher e vanguardista.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

IBOPE REAFIRMA VANTAGEM DE SERRA

Pesquisa do Ibope divulgada quarta-feira pela Rede Globo e quinta pelo Estadão, confirma resultado do Datafolha e aponta José Serra (PSDB) com sete pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial: 36% a 29% das intenções de voto. Marina Silva (PV) aparece com 8%.
Boicotado pela liderança do PSB e com a candidatura ameaçada, Ciro Gomes também despontou com 8%. A sondagem foi realizada entre os dias 13 e 18 de abril, a pedido da Associação Comercial de São Paulo. Foram ouvidas 2002 pessoas de 141 municípios.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

MACRO REGIONAL DO PT REALIZA PRODUTIVA REUNIÃO EM TAQUARITUBA

Representada pelos diretores Joaquim (presidente), Zé Luiz (finanças) e Alex (organização), a Macro Regional do PT de Itapeva realizou quarta-feira uma produtiva reunião na cidade de Taquarituba.
O encontro teve por objetivo colher subsídios para a elaboração de um plano de governo para a região abrangida pelos 28 municípios integrantes da Macro, tendo em vista às eleições gerais de outubro próximo.
Também foram abordados aspectos sobre o encontro realizado em Ribeirão Branco, política eleitoral e organização partidária, já que algumas representações municipais estão com a documentação incompleta junto ao Diretório Estadual.
Uma circular sobre o assunto será encaminhada a esses diretórios – ou executivas provisórias. Cada dirigente presente ficou incumbido de levantar as realizações do Governo Lula no respectivo município, para subsidiar as publicações informativas da Macro.
Outro assunto tratado foi o programa Minha Casa – Minha Vida, que será melhor divulgado num seminário regional. O próximo encontro está marcado para o dia 15 de maio. Na verdade serão dois encontros, de manhã em Itapeva e à tarde em Taquarituba, com participação dos deputados Arlindo Chinaglia (federal) e Hamilton Pereira (estadual). Uma prestação de contas dos mandatos!
O evento em Taquarituba, organizado pelo vereador Pedro Rodrigues, reuniu presidentes de seis diretórios municipais: Salvador (Taquarituba), Abílio (Taguaí), Marcelo (Fartura), Solange (Itapeva), David (Itaporanga) e Zecão (Itaberá). Itaí também enviou representante. Participação especial do vereador itaiense Sílvio Cassu – PP.
A executiva regional do PT promove a partir de amanhã um Encontro Estadual em São Paulo, para marcar o lançamento das pré-candidaturas de Aloizio Mercadante ao Governo do Estado e de Marta Suplicy ao Senado Federal. Estaremos lá!

terça-feira, 20 de abril de 2010

PESQUISA DATAFOLHA CONFIRMA AMPLA VANTAGEM DE SERRA SOBRE DILMA

Divulgada sábado com base em dados colhidos dias 15 e 16 de abril, pesquisa do instituto Datafolha praticamente confirmou dados da sondagem anterior, dando vantagem de dez pontos para o pré-candidato demo-tucano José Serra (38%) sobre a postulante petista Dilma Rousseff (28%).
Marina Silva (PV) despontou com 10% das intenções de voto, contra 9% de Ciro Gomes (PSB). Sondagem divulgada em 27 de março pelo mesmo instituto, apontava Serra com 36% das intenções de voto e Dilma com 27%.
Tudo indica que a o Datafolha decidiu antecipar em 15 dias sua pesquisa mensal, para desqualificar sondagem Sensus, que apontava empate técnico entre os dois principais candidatos à sucessão do Presidente Lula. O resultado dessa pesquisa foi contestado pelo PSDB.
Na última pesquisa do Vox Populi divulgada pela Band no início de abril, Serra aparecia com 34% e Dilma com 31%. Na próxima semana a Globo e o Estadão divulgam a pesquisa mensal do Ibope.

terça-feira, 13 de abril de 2010

VÁ ENTENDER...

Ao anunciar que estuda entrar com mais uma representação no Tribunal Superior Eleitoral, desta vez contra o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a cúpula do DEM está repercutindo mais a participação de Dilma e Lula num evento de final de semana, do que o lançamento da pré-candidatura de José Serra, realizado sábado, em Brasília. Vá entender...
Nota do redator desse Blog publicada na edição desta terça-feira pelo Fórum dos Leitores do Estadão. Outras três notinhas sobre o mesmo assunto também falavam de Dilma ou Lula, nenhuma de Serra!

PESQUISA DO INSTITUTO SENSUS MOSTRA SERRA COM 32,7% E DILMA COM 32,4%

Pesquisa do instituto Sensus realizada entre 5 e 9 de abril e divulgada em 13 de abril confirma o empate técnico detectado na semana passada pelo instituto Vox Populi entre os dois principais candidatos à sucessão presidencial.
José Serra (PSDB) aparece com 32,7% das intenções de voto Dilma Rousseff (PT) com 32,4%, seguidos por Ciro Gomes (PSB) com 10,1% e Marina Silva (PV) com 8,1%. A pesquisa foi encomendada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo (Sintrapv) e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 7594/2010.
Pesquisa encomendada pela Rede Bandeirantes ao Vox Populi e divulgada dia 3 de abril, mostrou Serra com 34% e Dilma com 31%, num típico empate técnico. Já segundo enquête do Datafolha divulgada em 27 de março, Serra tinha 36% das intenções de voto e Dilma 27%. Resta aguardar agora a pesquisa Ibope/Globo.

ALCOOLISMO - UM GRANDE PROBLEMA PARA O DEPENDENTE E SUA FAMÍLIA

Como trabalhador do Grupo Espírita O Bom Samaritano, tenho a honra de convidá-lo para participar da palestra “Alcoolismo – Um Grande Problema para o Dependente e sua Família”, que será ministrada dia 22 de abril, a partir das 19h30min, na Casa Espírita, pelo confrade Ariovaldo de Souza. Compareça e una-se a nós nessa cruzada contra um dos males que mais aflige a nossa comunidade! O Centro Espírita de Fartura funciona à Rua Vicente Trindade, 80, na região central da cidade.
OBS – Esse evento não tem nenhum caráter religioso, é uma iniciava de assistência social e comunitária!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

GRUPO DE VIOLEIROS SE APRESENTA NA EXPOFAR COMO UMA ORQUESTRA DE VIOLAS

Quem conhecia, se deliciou novamente com uma bela apresentação. E quem não conhecia, ficou sabendo que Fartura tem uma Orquestra de Violas, que ainda se apresenta como Grupo de Violeiros. Pura humildade, porque o grupo é bem mais que um grupo.
Criado e mantido pelo Sindicato Rural de Fartura, o grupo é integrado por 20 violeiros, alguns experientes, outros iniciantes. Mas muito bem afinado. No show de quarta-feira, como aquecimento para a apresentação de Jannayna na Expofar, o pessoal arrancou entusiasmados aplausos do público, entoando alguns clássicos da música sertaneja.
Liderado por Aroldo Louvison e Manoel Bernardo, a Orquestra de Violas de Fartura (vou insistir nesse nome, porque o grupo é bem mais que um grupo) vai se apresentar em Curitiba no dia 1º. De maio, como grande atração da Festa do Trabalhador de uma empresa que todos os anos costuma homenagear seus funcionários.
E como o blog não é só pancadaria, ta aí uma bela sacada do considerado Zé da Costa, presidente do Sindicato Rural de Fartura.
Ah, o show da Jannayna? Bom, muito bom, nota nove, segundo o meu consultor para assuntos automobilísticos – som, rebaixados, personalizados e acessórios – Carlinhos Teb.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

BANCADA TUCANA ENTRA MUDA E SAI CALADA DA SESSÃO REALIZADA EM FARTURA

Em protesto contra a atuação orquestrada da bancada zé-costista, que vem rejeitando sistematicamente pedidos de informações sobre as administrações atual e anterior, a bancada tucana entrou muda e saiu calada do plenário onde foi realizada a quinta sessão ordinária desse ano da Câmara Municipal de Fartura.
O único a fazer uso da palavra livre foi Odorico Furquim, para dizer que aquela reunião legislativa havia custado R$ 25 mil aos cofres municipais. No mais, foram aprovados apenas projetos tratando de abertura de créditos adicionais e autorizando o recebimento de recursos estaduais a fundo perdido.
Os demais projetos receberam pedidos de vistas dos tucanos, como costuma fazer o líder Serafim Pereira Neto em nome da bancada zé-costista quando pretende protelar uma votação. A sessão só não acabou antes porque foram lidos dois requerimentos de Doriveti e duas indicações de Serafim.
Serafim Neto ainda aprovou o encaminhamento de moções com votos pesar a quatro famílias enlutadas e com votos de congratulações ao prefeito Paulo Amamura por ter iniciado a Expofar depois da Semana Santa e ao médico José Mansur pelo bonito trabalho prestado no Centro de Saúde.

NOVILHA GARÇA É A "GRANDE CAMPEÃ" DO TORNEIO LEITEIRO DA EXPOFAR 2010

Cria do produtor taquaritubense Sérgio Mendes, a novilha Garça 16 mostrou que tem um grande futuro pela frente ao faturar o título de Grande Campeã do 17º. Torneio Leiteiro da Expofar, a Exposição Municipal Agropecuária de Fartura.
Garça produziu 117,920 kg de leite em seis ordenhas, numa média diária de 39,366kg. A vaca HPB Arrumada, do produtor farturense Acácio Pereira dos Santos, produziu 116,625kg, numa média diária de 38,875kg.
Além de Sérgio Mendes, também participaram os produtores farturenses Acácio Pereira dos Santos, Leandro Simi Pereira de Souza, Edson Rodrigues do Amaral, Paulo Jaba Correa e Edmilson Marqueto. Confira as classificações em cada categoria:
Vaca HPB – Arrumada, Acácio Pereira dos Santos, 116,625kg; Nena, Paulo Jaba, 100,085kg; Violeta, Leandro Souza, 98,295kg; Rainha, Leandro Souza, 93,610kg.
Vaca Cruzada – Eduarda, Edmilson Marqueto, 113,885kg; Ayenne, Edson Amaral, 107.805kg; Turinha, Acácio dos Santos, 106,990kg; América, Sérgio Mendes, 78,120kg.
Novilha – Garça, Sérgio Mendes, 117,920kg; Charmosa, Acácio dos Santos, 95,635kg; Elisa, Leandro Souza, 84,945kg.
O Torneio Leiteiro foi organizado pela Associação dos Produtores de Leite de Fartura e Região – Aplefar, que promove na tarde deste sábado seu 5º. Leilão de Gado Leiteiro, com ofertas de vacas, novilhas e bezerras.

DUPLA DE JAÚ LEVA O TÍTULO DO FESTIVAL DE MÚSICA SERTANEJA DA EXPOFAR 2010

Representante da cidade de Jaú, a dupla Célio e Nando venceu o 27º. Festival de Música Sertaneja (Femus) de Fartura, uma das principais atrações da Expofar 2010, interpretando a música Herói sem Medalha, de Sulino, na rodada final.
Célio e Nando receberam troféus e dividiram um R$ 2.000,00. Adriano Reis e Cuiabá, de São José do Rio Preto, ficaram em segundo lugar e faturaram um prêmio de R$ 1.000,00.
Paraná e Piazinho, de Pouso Alegre, Minas Gerais, terminaram em terceiro lugar. Também de São José do Rio Preto, a dupla João Pedro e Gabriel ficou com a quarta colocação. Os Irmãos Caipiras,de Cabrália Paulista, ficaram em quinto lugar.
A cidade de Fartura esteve representada na solenidade de premiação pelo trio Júnior, César e Vinícius. Eles ganharam um violão cada.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

LIDERANÇA DEMO-TUCANA PARECE MAIS INTERESSADA EM DILMA DO QUE EM SERRA

Em nota divulgada agora pouco, as lideranças demo-tucanas criticaram a visita que a pré-candidata petista Dilma Rousseff fez à cidade de São João Del Rey, para depositar um buquê no túmulo de Tancredo Neves, morto em 1985, logo depois de ter sido eleito presidente por um colégio de parlamentares.
Para esses líderes, a homenagem foi tardia, mal explicada e oportunista, apesar de Minas Gerais estar comemorando o Centenário de Nascimento de Tancredo Neves. Como todo mineiro, Dilma também tem o direito de homenagear o conterrâneo, assim como Serra deve fazê-lo, sem bem com atraso.
Como se vê, em vez de se concentrarem na elaboração de um programa de governo e na exposição do pré-candidato José Serra, a liderança demo-tucana insiste em vigiar de perto a pré-candidata petista, com apoio das verdadeiras correntes sociais e populares brasileiras.
É por essas e outras que a grande imprensa está se travestindo de partido político para fazer oposição sistemática ao Governo Lula. A oposição não tem discurso, nem propostas, só sabe esquentar e requentar denúncias que ninguém leva a sério. Nem a Justiça!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

SARAH BARRETO É A RAINHA DA EXPOFAR

Sarah Barreto foi eleita sábado a Rainha da Expofar 2010. Mariana da Silva ficou como primeira princesa, Bruna Marques como segunda princesa e Larissa Cristiane da Silva como miss simpatia. A festa farturense segue com os shows de Tchê Garotos (hoje), Milionário e José Rico (amanhã), Jannayna (quarta), César Menotti e Fabiano (quinta), Barra da Saia (sexta), Mateus e Cristiano (sábado) e Banda Latitude (domingo). O Torneio Leiteiro termina quarta-feira. Na sexta tem Leilão de Ovinos (noite) com Queima de Carneiro. Sábado tem Leilão de Suínos (manhã) e de Gado Leiteiro (tarde).

VOX POPULI DETECTA EMPATE TÉCNICO

José Serra (PSDB) com 34%, Dilma Rosseff (PT) com 31%, Ciro Gomes (PSB) com 10% e Marina Silva (PV) com 7% das intenções de voto. Esse é o resultado da mais recente pesquisa com vistas às eleições presidenciais de 3 de outubro realizada pelo instituto Vox Populi e divulgada em 3 de abril pela Rede Bandeirantes de Televisão.
Um típico empate técnico, bem diferente do resultado divulgado pelo Datafolha na semana passada, apontando Serra com 36%, Dilma com 27%, Ciro com 11% e Marina com 8%. Em breve serão divulgadas as pesquisa dos institutos Sunsus e Ibope, para conferir qual a tendência do momento.
Segundo o Vox Populi, são 13% de eleitores indecisos e 7% dispostos a votar nulo ou em branco. Em números exatos, a soma dá 101%. A margem de erro é de 2,2%. Tem ainda os candidatos dos partidos nanicos, como Zé Maria, do PSTU. O PSOL vai de Babá ou Plínio de Arruda Sampaio.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

CAMPANHA ANTECIPADA E DISCARADA

Convidados pelo cerimonial do Palácio dos Bandeirantes para assinatura de convênios com órgãos governamentais, os prefeitos de praticamente todas as cidades da região viajaram para São Paulo quarta-feira. Mas o real motivo do convite era a cerimônia de despedida de José Serra do cargo de governador para assumir de vez a pré-candidatura demo-tucana à Presidência da República.
Um evento claramente eleitoral, custeado com dinheiro do contribuinte. Faz parte do jogo, apesar de não ser correto. Só que Lula foi mais discreto e fez a tão propalada campanha antecipada a favor da ministra Dilma Rousseff em solenidades de inauguração de obras, coisa que Serra também cansou de fazer. Lula foi multado pelo Tribunal Superior Eleitoral, já Serra...
O governador, que se despediu mas não entregou o cargo, sai somente amanhã, sexta-feira, iniciou o discurso falando em seriedade e honestidade, como se somente ele possísse essas características. No mais, foi um discurso xoxo e de caráter puramente eleitoreiro.
A ministra Dilma Rousseff também se despediu da Casa Civil do Governo Federal, mas numa cerimônia bem mais simples, juntamente com outros nove ministros que pretendem se candidatar. A principal estrela do evento foi Lula, o petista.