quarta-feira, 29 de junho de 2011

PT CRIA COMISSÃO PARA CONDUZIR O PEDEX EM TAQUARITUBA

Inscrições das chapas devem ser feitas até dia 8 de julho

Com a renúncia de boa parte de seus membros por discordarem da forma como o partido estava sendo dirigido, o Diretório Municipal do PT em Taquarituba foi dissolvido, num desfecho até certo ponto traumático, que chegou inclusive a ameaçar o futuro da legenda no município.
Uma pena, mas divergências fazem parte da vida partidária, principalmente no PT. E, para não deixar a agremiação acéfala num momento mais do que importante com vistas às eleições municipais do ano que vem, uma Comissão Provisória foi criada domingo passado, com missão de conduzir um Processo de Eleição Direta (PED) Especial no mês de agosto.
Como presidente dessa Executiva foi indicado o vereador Pedro da Delegacia, que, como líder da bancada legislativa, se apresenta naturalmente como a principal liderança petista em Taquarituba. Salvador (vice-presidente), Acir (secretário), Baiano (tesoureiro) e Urbano (suplente) também integram a nova Executiva.
Ao que se pôde observar na reunião, o partido saiu fortalecido, porque a roupa suja foi lavada e muitas arestas foram aparadas. Mas a situação continua exigindo especial atenção da Coordenadoria Macrorregional. Aliás, a participação do Professor Alex foi de suma importância na obtenção do consenso que culminou na criação da Provisória, evitando assim a intervenção direta da Macro.
PEDEX – A intenção do Pedex é transformar as 164 Comissões Provisórias paulistas em Diretórios Municipais. As eleições diretas serão realizadas em 7 de agosto, das 9 às 17 horas. O partido também pretende criar nesse dia Provisória nos 23 municípios onde ainda não possuiu representação, mas, com certeza, tem pelo menos cinco simpatizantes.
“Queremos que o PT tenha diretório em todo o Estado e que apenas as 23 cidades que não têm PT sejam as únicas com Comissões Provisórias, para que o PT tenha tática eleitoral em todos os 645 municípios paulistas”, diz o deputado Edinho Silva, presidente estadual da legenda.
Então, mãos à obra! Podem participar do Pedex petistas com mais de um ano de filiação que estejam com a contribuição partidária em dia. Quem não estiver, pode quitar os R$ 15,00 no ato da votação. Mas se preparem, porque isso vai mudar, já que o partido precisa de dinheiro para honrar seus compromissos. Bom, isso é outro assunto, vamos ao que interessa.
INSCRIÇÕES - Para inscrever as chapas, os municípios que possuem Comissões Provisórias devem procurar a coordenação da Macrorregião e os que ainda não possuem representação devem procurar o Diretório Estadual. O prazo de inscrição para ambos os casos é até o dia 8 de julho. Com a efetivação da inscrição, o Diretório Nacional enviará a listagem oficial de filiados(as) aptos(as) para votar.Confira o calendário: Inscrição de Chapas: até 8 de julho (art. 9º da Dir); Impugnação ou Contestação de 9 à 15 de julho (art. 9º da Dir); Substituição de componentes da chapa de 9 à 15 de julho (art. 19º do Reg.); Apresentação da quitação de contribuição financeira (componentes da chapa / presidente) até 18 de julho (art. 23º do Reg); Julgamento das Impugnações e Contestações 16 à 22 de julho (art. 9º da Dir.); Recursos a Estadual de 23 a 29 de julho (art. 10º da Dir); Divulgação do local de votação até 23 de julho (art. 6º da Dir); Debates e Plenárias entre as Chapas e Presidenciáveis de 16 de julho a 6 de agosto (art. 3º do Reg).
Se for candidato, fique atento aos seguintoes anexos: Ata de apuracão PEDEX 2011, Ata de votacão PEDEX 2011,e Diretrizes PEDEX 2011 aprovada 30/03/2011, Formulário inscrição candidato presidente 2011 e Formulário inscrição chapa 2011.

LUCRO BRASIL DEFINE PREÇO DOS CARROS NO PAÍS

Interessantíssima a série que o jornalista Joel Silveira Leite está publicando no blog O Mundo em Movimento, sobre o preço do carro no Brasil.
Em suas matérias, Joel explica, por exemplo, porque o preço de um carro é mais barato na Argentina e no Chile do que no Brasil, informa que o cartel Fiat-Volkswagem define preço dos carros vendidos no Brasil, sejam eles nacionais ou importados e acaba com o mito de que o carro é brasileiro porque o imposto é alto. Enfim, esclarece que tudo gira em torno do lucro, o Lucro Brasil.
Vale á pena conferir. Só não replico as matérias, para não carregar demais o blog. Mas aqui vai o endereço: http://omundoemmovimento.blog.uol.com.br .

Joel Silveira Leite é jornalista e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência de Notícias AutoInforme, responde pelos sites Auto Informe e Eco Informe. Joel apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

PERDEU A GRAÇA – Já que o assunto é automobilismo, aqui vai uma piadinha: E não é que a F-1 virou F-VW? Só dá Vetel e Webber!

terça-feira, 28 de junho de 2011

PREFEITURA VOLTA A CARGA PARA TRANSFORMAR FARTURA EM ESTÂNCIA TURÍSTICA

O prefeito Paulo Amamura participou dia desses de uma audiência na Secretaria de Estado do Turismo com o titular Marcio França, juntamente com outros três prefeitos interessados em conquistar para seus municípios o status de estância turística.
Protocolou documentos, informações sobre o município e quatro discos digitais com mais de 600 fotos de eventos e locais que possam interessar do ponto de vista turístico. O assessor João Vaca também entregou ao secretário cópias dos três selos que conferem a Fartura o título de Município de Interesse Turístico.
Muitos dos dados catalogados foram levantados no tempo em que Jurandi Dognani foi prefeito. José da Costa deu seqüência ao projeto, mas a coisa acabou caindo no esquecimento. Portanto, não se sabe se os selos turísticos ainda têm validade.
Mas a nova carga é bem vinda e merece ser bem trabalhada na Assembléia Legislativa, até porque Fartura agora possui dois hotéis em condições de bem abrigar os turistas. Porém, com vagas insuficientes em épocas de grande movimento.
Será preciso investir forte em infraestrutura em possíveis pontos turísticos, porque nada se fez ou se faz há anos nesse sentido. Principalmente à beira da represa. Temos um Camping Municipal, é verdade, mas vive abandonado e sem condições de uso. Agora será transformado em Centro Desportivo. E o Portal Turístico? Erguido dentro da cidade, foi abandonado, está sem utilidade. Dinheiro jogado fora!
Até mesmo eventos que inspiraram municípios vizinhos, como o Campeonato de Pesca Embarcado e a Procissão Fluvial em Louvor a Nossa Senhora dos Navegantes, foram abandonados à própria sorte pela atual administração e caíram no esquecimento. O Festival de Música Sertaneja, o Femus, que era realizado com a Expofar, foi adiado com a promessa de ser realizado em setembro, juntamente com a Feira das Nações. Se for, ótimo, porque, bem ou mal, será um evento filantropo-gastronômico de interesse cultural, turístico, porque não?
Como foi dito antes, a carga dessa nova empreitada merece sim ser apoiada e levada adiante, mas com um trabalho sério e liderado por gente competente, porque se for aventureiro, o projeto não vai dar em nada.É preciso, por exemplo, buscar apoio junto a deputados estaduais comprometidos com o município. Afinal, a aprovação cabe a eles. Os deputados federais podem e devem trabalhar em nível nacional, junto ao Ministério do Turismo. Mas, para receber nova verba, é preciso solucionar o imbróglio do Portal Turístico.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

OPOSIÇÃO COM OLHO NO RETROVISOR

Ao que parece, DEM, PPS e PSDB não aprenderam nada com derrotas impostas a esses partidos no Governo Lula e insistem em fazer a mesma oposição raivosa ao Governo Dilma, agora com olho no retrovisor e com base em matérias requentadas por jornais e revistas avessos ao modo petista de legislar e governar com enfoque nas principais necessidades do povo e do país com um todo.
Está certo que conseguiram a demissão do ministro-chefe Antonio Palocci com base numa reportagem da Folha sobre indícios de enriquecimento acima da média de um cidadão que não exercia cargo governamental. Um episódio ainda obscuro, não investigado e nem provado.
Agora a fragilizada oposição demo-tucana volta suas baterias contra o ministro Aloizio Mercadante, de Ciências e Tecnologia, com base numa reportagem requentada da revista Veja sobre um tal dossiê que estaria sendo preparado contra José Serra, então candidato a governador, na eleição de 2006 – um caso já investigado, julgado e arquivado.
Palocci, é bom lembrar, estava desde já sendo cotado para ser o candidato petista na disputado pelo Governo do Estado em 2014, assim como o Mercadante o é, por conhecer bem os problemas paulistas após duas participações como candidato petista.
Essa mesma oposição antipetista tentou dias desses também requentar noticiário negativo sobre a senadora Marta Suplicy, quando prefeita de São Paulo. Sem sucesso, porque com Marta a conversa é outra. Tanto que todas as condenações políticas de primeira instância estão sendo revertidas em tribunais superiores.
Enquanto isso, Dilma segue lançando programas de instituição de políticas públicas consistentes voltadas às mais diversas áreas da administração, tais como Segurança (Reforço em Fronteiras), Segurança Alimentar (Brasil sem Miséria e Territórios de Cidadania), Habitação (Minha Casa – Minha Vida II), Educação (Pronatec), Infraestrutura (PAC II, Copa e Olimpíada) Saúde (Novas Regras dos Planos), Integração Social (Telefone Popular a R$ 9,50), Agricultura (Plano Safra e Pronaf, Programa de Aquisição de Alimentos, Programa de alimentação Escolar) e assim por diante...
Números e notícias que surgem diariamente no noticiário econômico também fazem os tucanos perderem cada vez mais pena: emprego em alta, desemprego em baixa, inflação em queda, economia cada vez mais consistente, investimentos externos diretos... É bom lembrar que nunca na história o Risco Brasil ficou menor do que risco dos Estados Unidos para investimentos internacionais, como está acontecendo agora.
Então, só resta à oposição demo-tucana se apegar ao retrovisor e se agarrar às notícias requentadas de jornais e revistas antipetistas ou antilulistas na tentativa de desestabilizar um governo considerado como bom e ótimo por 49% da população. E regular por outros 38%, totalizando 87% de aprovação. Apenas 10% o consideram ruim ou péssimo, justamente a elite demo-tucana, como apontou recente pesquisa DataFolha.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

SERRA E SUAS CRÍTICAS VAZIAS



* Por José Dirceu

“É Serra quem não mostrou capacidade para estabelecer objetivos verdadeiros, antecipar-se aos problemas, planejar, fazer acontecer além da comunicação e da publicidade”

O presidente do recém-criado conselho político do PSDB, José Serra, fez críticas em seu blog às mudanças promovidas pela presidenta Dilma Rousseff nos ministérios da Casa Civil, Pesca e Relações Institucionais. Na avaliação do candidato derrotado à presidência da República, as alterações ministeriais dificilmente trarão efeitos positivos para o mandato da presidenta.
“Nesse processo, a presidente desgrudou-se precocemente do seu antecessor”, afirmou. Exatamente ele, que antes criticava a proximidade ou dependência da presidenta a Lula.
O rol das críticas segue. Para o titular do conselho dos tucanos, a presidenta “arranhou a bancada do seu partido na Câmara; tornou-se mais dependente do seu aliado principal, o PMDB; e trouxe para suas mãos a tarefa de negociar projetos e nomeações com o Congresso e os partidos, com vistas a revitalizar o processo de loteamento político herdado do governo anterior".
PERDEU DUAS – Serra disse também que até agora a atual gestão “não mostrou capacidade para estabelecer objetivos verdadeiros, antecipar-se aos problemas, planejar, fazer acontecer além da comunicação e da publicidade".
Pois bem. Eu digo que é Serra quem “não mostrou capacidade para estabelecer objetivos verdadeiros, antecipar-se aos problemas, planejar, fazer acontecer além da comunicação e da publicidade”.
Foi por essas e por outras que ele perdeu as eleições pela segunda vez. E perderá pela terceira, se os tucanos cometerem o erro de indicá-lo mais uma vez. Sobre PMDB, de fato, esse é um quesito sobre o qual ele entende muito, já que se aliou ao ex-governador Orestes Quércia e ao partido quando governou São Paulo entre 2007-2009.Sobre a bancada de partidos, Serra não entende nada. Foi ele quem dividiu a do PSDB durante todo tempo que foi governador e continua dividindo seus integrantes entre Serristas e Aecistas. Aliás, sobre loteamento político, mais uma das críticas de Serra ao governo atual, é bom dizer que ele é um expert no assunto. Inclusive, quando o tema é nomear políticos derrotados - até de outros Estados - para cargos de confiança em São Paulo, tanto na administração da cidade, quando na do Estado. Essa expertise se estende a ele, a seu pupilo Gilberto Kassab e a seu companheiro de partido Geraldo Alckmin.
DOCE ILUSÃO – Por fim, em relação às suas críticas à presidenta Dilma Rousseff assumir a articulação política... Azar do PSDB, que esperava o contrário. Doce ilusão! Serra e seu partido não conhecem a presidenta.

* O advogado José Dirceu foi deputado federal, ministro-chefe e continua sendo uma das melhores cabeças pensantes do PT. Com o Blog do Zé, criou um espaço para discutir o Brasil.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CÂMARA OUTORGA TÍTULO DE CIDADÃO FARTURENSE AO TENENTE CORONEL ANTONIO CARLOS LORIANO

A Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária de quarta-feira decreto legislativo concedendo o título de Cidadão Farturense ao tenente-coronel Antonio Carlos Loriano, em reconhecimento ao carinho que o homenageado nutre pela cidade de Fartura, onde fixou residência desde que se casou com a professora Claudia Celina Gabriel Loriano, apesar de sempre ter trabalhado em outros municípios.
Recentemente promovido ao cargo de tenente-coronel, Antonio Carlos Loriano presta serviços como comandante do Batalhão da Polícia Militar em Avaré. A iniciativa de homenageá-lo partiu do vereador Vagner Carlos Vaqueta. O título será entregue em sessão solene a ser marcada pela presidência da casa.
Na mesma sessão também foi aprovado projeto do vereador Maryel Garbelotti, dispondo sobre a criação de vagas exclusivas para idosos em estacionamentos públicos, a exemplo do que acontece com pessoas portadoras de necessidades especiais. Exemplos de estacionamentos públicos previstos nesse projeto são as faixas demarcatórias existentes em torno das praças situadas na região central da cidade.
A pedido do prefeito Paulo Amamura, a Câmara realizou sessão extraordinária na manhã de quinta-feira, para apreciar em regime de urgência projeto de lei que autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com o Estado, via Secretaria de Esporte e Lazer, objetivando a construção de um Centro Desportivo no local onde deveria funcionar o Camping Municipal.
COBRANÇAS – Ainda na sessão ordinária o presidente Maryel Garbelotti requereu em nome da bancada do PSDB, o envio de ofício ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário de transportes Saulo de Castro Abreu Filho, pedindo informações sobre o andamento do programa de recuperação de estradas municipais asfaltadas conhecido como Pró-Vicinais.
Isso porque durante o lançamento de terceira e quarta etapas do Pró-Vicinais, foi anunciado que Fartura seria contemplado com a recuperação da Vicinal Mário Covas (Taquara Branca) e com a pavimentação das estradas de acesso aos bairros Guaiuvira e do Triunfo.
Em outro requerimento aprovado em nome da bancada do PSDB e também endereçado ao governador Geraldo Alckmin, o presidente da casa legislativa pede informações sobre como anda o projeto andamento do projeto de implantação de uma anunciada Escola Técnica Estadual em Fartura.
Luciano Filé requereu à presidência da casa a convocação de audiência pública para permitir que a população também possa debater a viabilidade de se criar mais duas vagas de vereadores, em consonância com o disposto na Emenda Constitucional 59/09. Essa emenda diz que municípios com mais de 15 mil habitantes podem ter até 11 vereadores. O Censo 2010 apurou que Fartura tem 15.324 habitantes.
Os vereadores ainda aprovaram requerimentos do colega Vagner Baqueta, solicitando ao prefeito informações pertinentes à administração municipal, tais como: data prevista para a inauguração da Praça dos Expedicionários, gastos com funcionalismo de janeiro a maio, documento que impede construção de passarela sobre Ribeirão Fartura.

INDICAÇÕES DOS VEREADORES AO PREFEITO

Confira as indicações de obras, serviços e benfeitorias encaminhadas pelos vereadores para as devidas providências do chefe do Poder Executivo:
Construção de tampão em concreto ou ferragem sobre córrego canalizado no canteiro central da Rua Afonso Gigliucci, Vila Esperança, para permitir o alargamento das pistas – Toninho do Batista.
Promoção de melhorias na iluminação pública da Avenida Antonio Priolli, para evitar que alguém caia no córrego canalizado existente no canteiro central – Doriveti Gabriel.
Aquisição de máquinas e veículos para renovação da Frota Municipal; fornecimento de novos uniformes e equipamentos de proteção individual aos servidores que atual na limpeza; realização das melhorias necessárias para dar mais vida e permitir a plena utilização do Camping Municipal – Luciano Filé.
Adoção de providências com relação aos animais soltos nas ruas da cidade; elaboração de projetos para beneficiar bons pagadores de impostos e taxas municipais, uma vez que recentemente foi aprovado o Refis Municipal para incentivar contribuintes a quitarem impostos em atraso – Maryel Garbelotti.
Defender interesses e quitar pendências do município junto ao Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema, para que Fartura não seja prejudicado na utilização do Kit Asfalto conquistado pela Amvapa – Ricardo Garcia.
Melhorar a organização dos gastos públicos, para evitar atraso no pagamento dos servidores municipais; adoção de providências em relação ao despejo de esgoto a céu aberto de uma residência situada na Rua Santa Bernadete, Vila de Fátima; instalação de sinalização vertical em toda a extensão da Vicinal Ernestrino Trindade; sinalização do gradil da ponte existente nessa mesma vicinal – Vagner Baqueta.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

VEREADOR DO PT APROVA PROJETO QUE PRIORIZA IDOSOS NO ATENDIMENTO MÉDICO EM TAQUARITUBA





Projeto aprovado por Pedro da Delegacia prevê atendimento de pessoas com mais de 60 anos em até sete dias após agendamento de consulta ou exame na rede pública


A Câmara Municipal de Taquarituba aprovou por unanimidade em sessão legislativa do dia 13 de junho, projeto de lei do vereador Pedro Gumercindo Rodrigues que dispõe sobre atendimento prioritário aos idosos nas unidades de saúde do município.
“Estamos apenas pedindo prioridade no atendimento aos idosos, nada mais do que isso”, argumentou Pedro da Delegacia ao defender a aprovação do projeto. “Os jovens que tenham paciência, porque o idoso merece respeito, seu corpo pede sim prioridade no atendimento médico”, acrescentou o vereador petista.
O projeto de complementa outro aprovado recentemente, que prevê agendamento telefônico de consultas e exames para pacientes com idade igual ou maior do que 60 anos. Para ter direito a atendimento prioritário em até sete dias após o agendamento de consulta ou exame, o paciente precisa integrar um cadastro a ser montado pela Coordenadoria Municipal da Saúde.
Como o projeto foi aprovado por unanimidade e com elogios por parte dos vereadores, o autógrafo de lei tem tudo para ser sancionado pelo prefeito Miderson Milléo – PSDB. Caso a lei não seja cumprida, os responsáveis estarão sujeitos a penalidades previstas no Estatuto do Idoso.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A MOVIMENTAÇÃO PRÉ-ELEITORAL EM PIRAJU

* Por Tadeu de Oliveira

Assim como em outras cidades da região, a movimentação pré-eleitoral também agita os meios políticos na Estância Turística de Piraju. Com duas pré-candidaturas soltas na praça, o PT desponta como forte concorrente. Até porque, alguns partidos mais estruturados estão tendo dificuldade para encontrar nomes que empolguem o eleitorado.
É o caso do PSDB, que tem no vereador Valberto Zanada seu principal nome com poder de fogo. No fragilizado ninho tucano fala-se também em Ivana Pinterich, igualmente sem empolgação.
O ex-prefeito Maurício Pinterich seria imbatível, segundo alguns, mas devido ao imbróglio da Fazenda Ceres, consta que estaria inelegível. Ao que tudo indica, o PSDB deverá fazer como no ano passado e disputar a eleição apenas com candidatura a vice-prefeito.
A parceria perfeita nesse momento, como se ventila no ninho tucano, seria com o PMDB do atual vice-prefeito Jair Damato, essa sim uma pré-candidatura bem trabalhada. Jairzinho, aliás, testou seu poder de fogo como candidato a deputado federal, obtendo 5.075 votos. Foi o mais votado em Piraju, com apoio de 33% do eleitorado.
Pelo lado da situação a coisa também não anda muito boa. Os vereadores José Carlos Brandini (PP) e Eduardo Pozza (PTB) pleiteiam o apoio do prefeito Chico Pipoca, que, no entanto, parece não botar muita fé nessas pré-candidaturas.
Comenta-se também que por não querer entregar o cargo ao vice, com quem teve e continua tendo sérias discordâncias, Chico Pipoca estaria se aproximando do PT e propondo inclusive indicar um vice de sua base para reforçar a chapa petista.
Prova de que, ao contrário de anos anteriores, o PT entra forte na pré-campanha. Justamente por ter dois postulantes desde já dispostos a encarar a maratona eleitoral: Eloi Caputo e Valéria Zamignani.
Eloi entende que mais maduro e experiente, pode capitalizar e multiplicar os votos obtidos na eleição passada, devido ao elogiado trabalho que vem realizando como presidente do Iate Clube Piraju. Valéria tem a seu favor o fato de ser mulher, uma mulher jovem, de personalidade, com novas idéias e muito dinamismo.
Com as valhas raposas da política na berlinda, o eleitorado tende a buscar novidades, gente dinâmica e sem vícios administrativos, mais com competência comprovada. E, pelo que se observa nessas considerações quase um ano e meio das eleições, Piraju está bem servido nesse quesito.

Tadeu de Oliveira é analista político e econômico

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ULTRASSOM CONQUISTADO PELO PT COMEÇA A OPERAR NO CENTRO DE SAÚDE DE FARTURA

Equipamento foi adquirido com recursos de emenda destinada pelo deputado petista Marcos Martins

Um aparelho de ultrassom de última geração foi colocado em operação ontem (sexta) no Centro de Saúde Dr. Alécio Ravagnelli, em Fartura. O aparelho entregue pelo prefeito Paulo Amamura foi comprado com recursos destinado pelo deputado Marcos Martins (PT) através de uma das emendas parlamentares a que tem direito ao orçamento estadual.
O professor Marcelo Del Nobile e secretário Manoel Ademir Lopes representaram o PT na entrega simbólica do aparelho. A coordenadora de saúde Ana Luiza Fioreto, a médica Dra. Adriana e a assistente Cristina representaram o Centro de Saúde.
O moderno aparelho de ultrassonografia foi adquirido por R$ 63 mil, sendo R$ 50 mil do Estado e R$ 13 mil da Prefeitura. Um aparelho no-brake foi acoplado ao ultrassom, para evitar queima em caso de queda brusca de energia.
Paulo Amamura fez questão de agradecer novamente ao Diretório Municipal do PT pelo apoio que vem dando à sua administração. “Marcos Martins tem sido um dos deputados estaduais mais atuantes em prol de Fartura e sua população”, comentou o prefeito, que é filiado ao PMDB, partido ligado ao PT na condução do Governo Federal, sendo representado pelo vice-presidente Michel Temer.
Marcos Martins também conseguiu destinar uma ambulância para o Centro de Saúde e é o responsável direto pela montagem da Sala de Prevenção ao Câncer de Mama da Santa Casa de Fartura, que atende pacientes de vários municípios da região. Afinal, ele foi o responsável pela destinação dos recursos investidos na aquisição do aparelho utilizado na realização de exames de mamografia - mamógrafo.
Diante de tanta solicitude à melhoria dos serviços de saúde prestados à população farturense, a coordenadora Ana Luiza Fioreto aproveitou a oportunidade para solicitar aos dirigentes petistas auxílio na conquista de uma perua van para o transporte de pacientes. O pedido já foi encaminhado ao deputado Marcos Martins.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

EDER MIANO DESPONTA COMO PROVÁVEL CANDIDATO DO PT EM TAQUARITUBA



Eder Miano Pereira, 29 anos, formado em biologia e farmácia ingressou ano passado no Partido dos Trabalhadores. Mas já postula da chance de disputar a eleição municipal do ano que vem como candidato do partido à Prefeitura de Taquarituba, muito provavelmente num embate com o atual prefeito Miderson Milleo, do PSDB.
“Aceitei o convite de ingressar no PT por admirar as conquistas sociais e econômicas do Brasil nos últimos anos e ter finidade à ideologia do partido”, comenta Eder, para quem um prefeito precisa ser visionário, definir com critério as prioridades e ter coragem para enfrentar as raízes dos problemas saber sociais, além, é lógico de tino administrativo.
Apesar de ter seu nome comentado dentro e fora do partido, Eder Miano entende que muita água ainda vai rolar, pois uma candidatura não se define por interesse próprio e sim coletivo, ouvindo todas as instâncias envolvidas. “A decisão de se candidatar a prefeito não é única e exclusiva do interessado, é necessário que haja uma grande aceitação dos seguimentos políticos e principalmente da população, para que exista sustentação da candidatura. E no que tange a esses quesitos, tenho toda a segurança para deixar meu nome à disposição do partido”, justifica.
A experiência gestora Eder está adquirindo como administrador dos negócios da família, em especial a Farmácia Bem Estar, onde trabalha há 16 anos. “Acredito na minha capacidade de trabalho e gestão”, diz. “Um político, seja ele em qualquer cargo, deve encarar a política como instrumento de transformação para melhorar a vida das pessoas”, acrescenta.

Em conversa com o deputado Edinho Silva (Foto) durante Simpósio Regional da Macro em Itapeva, Eder Miano recebeu total apoio do partido ao projeto eleitoral do PT em Taquarituba.

PT PRESENTE NA CÂMARA – O Partido dos Trabalhadores está representado na Câmara Municipal pelo vereador Pedro Gumercindo Rodrigues. E muito bem representado, por sinal, com Pedro da Delegacia se destacando no combate aos desmandos da atual administração.
É ele que ainda mantém vivo um dos maiores escândalos políticos da história taquaritubense: o desvio de quase R$ 300 mil da Caixa de Previdência do Funcionalismo Municipal – Capstuba.
DILMA VENCE SERRA – Taquarituba é considerado o principal reduto tucano do Alto Vale do Paranapanema. É administrado há 14 anos pelo PSDB. Mesmo assim, Dilma venceu Serra na disputa presidencial, com 510 votos de vantagem – 6.438 a 5.858 ou 47,71% a 43,41%. Dado que bem trabalhado pode pesar a favor de Eder Miano.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

SEMINÁRIO DA MACRO ITAPEVA DO PT DEBATE TÁTICA E ALIANÇA ELEITORAIS

Assim como a oposição demo-tucana vê nas eleições municipais do ano que vem um trampolim para poder reconquistar o poder nacional, o Partido dos Trabalhadores entende ser crucial vencer nas eleições de 2012 para conseguir alcançar seus principais objetivos em 2014: reeleger a presidenta Dilma Rousseff e eleger o futuro governador paulista.
Por isso já está dando inicia à pré-campanha. O primeiro passo foi o ciclo de seminários que elaborou uma radiografia de suas coordenadorias macros regionais e o segundo será dado com a realização do Encontro de Macros, dias 17 e 18 de junho, em Sumaré, quando serão definidas a tática eleitoral e a política de alianças com vistas às eleições municipais que se avizinham.
Uma boa idéia do que está por vir com relação às orientações partidárias para os diretórios municipais pôde se notada no Seminário da Macro de Itapeva, realizado dia 28 de maio, com a participação de aproximadamente 230 dirigentes e militantes petistas. Presentes os deputados estaduais Edinho Silva (presidente do diretório estadual), Hamilton Pereira, José Zico do Prado e Geraldo Cruz, além do deputado estadual Devanir Ribeiro. Todos ligados de uma forma ou outras a alguns dos 27 municípios da área de abrangência dessa regional.
Nesse encontro ficou claro que o grande sonho do PT é conquistar o Governo do Estado de São Paulo. Mas o principal objetivo é reeleger a presidenta Dilma Rousseff, para continuar governando o País. Como os interesses se convergem para 2014, é mais do que importante se dar bem na eleição municipal de 2012, com a eleição do maior número possível de candidatos petistas – prefeitos, vices e vereadores. “Estamos há mais de um ano das eleições e já estamos nos preparando para ganhar várias prefeituras, porque não haverá 2014 se não formos bem em 2012”, sintetiza Zé Zico.
ALIANÇAS – O presidente Edinho Silva deixou bem claro que o partido não autorizará nenhuma coligação do PT onde o candidato majoritário seja do PSDB, do DEM ou do PPS, adversários dos petistas em níveis estadual e federal. “Em 2012 vamos apoiar aqueles que estarão conosco em 2014 e não aqueles que estarão contra”, justifica o dirigente, lembrando que em todas as cidades onde essas alianças se concretizaram na eleição passada o PT está sendo traído.
No entender do deputado federal Devanir Ribeiro, “a grande obra de Lula foi mostrar para nós que sem aliança não se ganha eleição e nem se consegue governar”. “Podemos ser o vice sim, mas o importante é ser o prefeito. É gostoso ser prefeito”, acrescenta Geraldo Cruz, para quem o petista não é melhor do que ninguém, é apenas diferente, tem um modo próprio de governar. “O modo petista de governar nossas prefeituras mostra que somos muito bons de políticas públicas, mas as alianças nos ajudaram a conquistar a Presidência da República”, reforça Hamilton Pereira.
SEM SE ILUDIR – PMDB, PDT, PV e PTB são considerados partidos aliados da base nacional, mas nem tanto nos municípios da região Sudoeste, porque praticamente nada fizeram nas eleições para governador e presidente, ao contrário, apoiaram candidaturas adversárias. “O PT trabalhou sozinho na região”, observa o professor Alex Campos, vice-coordenador da Macro Itapeva.
Alex vem trabalhando no sentido de ajudar a organizar, estruturar e fortalecer o PT nos municípios da região, para aumentar o poder de negociação no momento em que for necessário colocar as cartas na mesa para uma possível coligação. O jornalista Maércio Garbelotti tem sido seu fiel escudeiro nessa empreitada, colaborando na organização de seminários de formação política sempre que solicitado por algum diretório.
POLÍTICAS PÚBLICAS – “Não adianta ficar choramingando que a região Sudoeste é pobre, isso e aquilo. Muito ao contrário, essa região é rica, tem potencial em várias áreas”, observa Davanir Ribeiro, citando como exemplo as áreas de agricultura extensiva e orgânica, pecuária leiteira, turismo e mineralogia, entre outras. No entender do parlamentar, o que precisa é brigar por políticas públicas voltadas para a região, “políticas públicas que promovam a inclusão social e econômica, coisa que o Governo do Estado não vem fazendo”.
O deputado Zé Zico compactua com essa visão de Devanir ao bradar que o Governo do Estado não tem política para a Agricultura, por exemplo. “As diretrizes são ultrapassadas, não se vê nada de novo, nada específico para cada região”, justifica.
IMPRENSA NA OPOSIÇÃO – Como bem lembrou Geraldinho Cruz, a imprensa é a verdadeira oposição ao governo petista. Com DEM, PSDB e PPS fragilizados, a grande imprensa está voltando novamente suas baterias aos alicerces do Governo Federal na tentativa de desestabilizá-lo.
Por isso, terminado um episódio como esse de execração do ministro Antonio Palocci, outra denuncia factoidiana será fomentada nas páginas dos jornais e revistas na tentativa de instalar mais uma ‘crise’ de paralisia no seio da administração dilmista.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

BANDA ATÍLIO CERRI ABRILHANTA A SESSÃO LEGISLATIVA EM FARTURA

Convidada pela presidência a comparecer à Câmara Municipal para receber partituras do compositor Antonio Flygare Telles doadas por sua filha Yedda Helvina Telles Bueno, o maestro Márcio Rodrigues decidiu, em retribuição, brindar os vereadores que uma pequena apresentação da Banda Municipal Atílio Cerri.
Uma iniciativa que deu outros ares à sessão, que normalmente transcorre num clima de seriedade devido aos assuntos tratados por uma Casa Legislativa. As partituras foram entregues ao maestro pelo presidente Maryel Garbelotti e pelo vice-presidente Serafim Pereira Neto.
A ordem do dia foi bastante produtiva, com a aprovação de cinco projetos de lei do Executivo, um do Legislativo e uma resolução legislativa.
Iniciativa do vereador Luciano Filé, a Resolução 07/11 dispões sobre a instituição do programa Câmara na Escola, que visa promover integração entre essas duas instituições para permitir aos estudantes um melhor entendimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo da função dos vereadores.
Também apresentado por Luciano Filé, o PLL 12/11 dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação mensal da relação dos 30 maiores fornecedores e prestadores de serviços para a Prefeitura. Foram seis votos a favor e um contra.
Encaminhado pelo prefeito e aprovado por unanimidade, o PLC 04/11 renova a validade do Programa de Recuperação Fiscal – Refis Municipal, objetivando o pagamento amigável débitos municipais mediante parcelamento facilitado.
Outro projeto do Executivo aprovado foi o PL 15/11, que disciplina a concessão de diárias e pagamentos de despesas de viagens a serviço de servidores municipais.
Considerado polêmico por investir mais dinheiro numa obra paralisada há três anos e cheia de vícios, o PL 20/11 foi aprovado por cinco votos a dois. Ele dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 250 mil, como aditivo para a conclusão da Creche Escola Pró-Infância do Jardim Bela Vista. Uma parte do dinheiro é proveniente do Governo Federal. Filé e Baqueta votam contra em sinal de protesto.
Já o PL 22/11 dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 65 mil, destinado à aquisição de dois mil metros quadrados de lajotas para substituir o asfalto de parte da Avenida das Rosas (Parque das Flores) e da Rua Eraldo Stella (Vila Santa Catarina).
Por fim foi aprovado o PL 23/11, que autoriza a concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 4.320,00 para o desenvolvimento de atividades afetas a Organização de Serviços de Atendimento ao Adolescente Farturense – Osaaf.

INDICAÇÕES DOS VEREADORES AO PREFEITO

Confira as indicações de obras, serviços, benfeitorias e benefícios encaminhadas pelos vereadores para as devidas providências do chefe do Poder Executivo farturense:
Vagner Baqueta indicou a execução da sinalização de trânsito assim que for concluída a obra do trevo do Parque das Flores. Também sugeriu a construção de uma pequena rótula de trânsito (redondo ou rotatória) na confluência das ruas Santa Bernadete, São José e Santa Maria, na Vila de Fátima, assim como a aquisição de uma usina de asfalto para atender as necessidades da Prefeitura em operações de tapa-buracos em ruas da cidade e estradas vicinais.
Preocupado com a dificuldade de se estacionar na região central da cidade, Toninho do Batista voltou a indicar estudos sobre a viabilidade da se implantar o sistema zona azul pago ou a adoção de estacionamento rotativo gratuito de no máximo 30 minutos por vaga, mediante a instalação de placas indicativas.
A eliminação o mais rápido possível de uma vala por onde corre esgoto a céu aberto pela estrada de acesso à Chácara da Osaaf foi a indicação apresentada por Dorivete Gabriel.
Luciano Filé pediu para o prefeito iniciar negociações objetivando a implantação de cursos técnicos e profissionalizantes em parceria com a Sociedade dos Padres Teatinos, para aproveitar a estrutura física do Seminário São Pio X, que ficará ociosa. Também indicou melhoraria da iluminação do calçadão da Bela Vista.
Os vereadores ainda aprovaram o encaminhamento de requerimentos solicitando ao prefeito informações pertinentes à administração municipal – licitação da abertura do matadouro, termo aditivo a contrato de obra, criação do cargo de agente de desenvolvimento infantil e garantia inclusa em contrato para a construção de creche-escola.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

ENFRENTAR O ESQUECIMENTO

* Por Hamilton Pereira

No dia 25 de maio se comemora o Dia Internacional da Criança Desaparecida. Estive, junto com a ONG Mães da Sé, participando de uma passeata na cidade de São Paulo, para lembrar a todos do grave problema dos desaparecidos, que não podem ser tratados como simples estatísticas. Quem teve ou tem um parente ou conhecido nesta situação sabe da dor interminável que ela provoca. A incerteza sobre o paradeiro de uma pessoa querida corrói lentamente.
Dados da Mães da Sé falam em cerca de 18 mil desaparecimentos por ano só em São Paulo. Apesar do tamanho do problema, não há delegacias especializadas em lidar com ele. Não há, também, uma unificação dos bancos de dados, levando familiares a baterem nas portas de delegacias de diferentes cidades atrás de informações. Tecnologias contemporâneas, como o mapeamento genético e arquivamento de DNA, bem como softwares de envelhecimento digital de crianças desaparecidas por longo período de tempo, não são aplicadas em São Paulo.
Na busca de construir uma política pública efetiva, voltada para a maior resolutividade deste problema, apresentei na Assembleia Legislativa o projeto de lei 463/11, que cria uma Política de Busca a Pessoas Desaparecidas. Com ele, propomos a criação de um banco de dados integrado à rede Infoseg, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e o desenvolvimento de um sistema de informações, transferência de dados e comunicação em rede entre os diversos órgãos envolvidos na busca de pessoas desaparecidas, principalmente as Polícias.
Nosso projeto prevê ainda que o banco de dados estadual deverá ser dividido entre informações públicas, de livre acesso via Internet, e informações sigilosas, incluindo aí dados genéticos das pessoas desaparecidas. Outro ponto de destaque na proposta é que nos casos de desaparecimento de crianças, adolescentes e pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência, as buscas sejam iniciadas imediatamente após a notificação das autoridades.
O prazo para encerramento das investigações também sofre alteração a partir do projeto de lei, que propõe que as elas só sejam interrompidas a partir do momento em que a pessoa desaparecida seja encontrada. Queremos ainda que nenhum corpo ou restos mortais encontrados sejam sepultados como indigentes sem que antes seja realizado o cruzamento de dados e a coleta e inserção de informações no Banco de Dados Estadual.
As empresas de telefonia com atuação no Estado de São Paulo também são envolvidas no projeto para efeitos de investigação e busca. A proposta prevê que elas disponibilizem às autoridades, de maneira ágil e imediata, informações sobre o uso do sistema de telefonia fixa e móvel, que levem ao paradeiro da pessoa desaparecida.
Os familiares ou interessados também passam a ser responsabilizados a comunicar os órgãos públicos sobre o retorno ou encontro da pessoa desaparecida. Da mesma forma, os órgãos públicos também devem incluir as informações de pessoas encontradas no Banco de Dados estadual.
Não podemos nos conformar que, na sociedade do conhecimento, quando a informação transformada em bits viaja pelo mundo em segundos, as pessoas desaparecidas sigam sendo procuradas com metodologia semelhante à do século XIX. Gente não é número, mera estatística. Resgatar estas pessoas é tarefa premente do Estado.

*Hamilton Pereira é deputado estadual pelo PT-SP