quarta-feira, 19 de março de 2014

RELEMBRANDO - NOTAS POLÍTICAS


JORNADA DE LUTA DA JUVENTUDE – O Partido dos Trabalhadores vai promover de 26 de março a 09 de abril uma Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, com participação de diversos movimentos, entidades e organizações que lutam pelos direitos de jovens trabalhadoras e trabalhadores rurais e urbanos, estudantes, negros, mulheres, gays, lésbicas, transexuais outros seguimentos do gênero.
PAUTA DE LUTAS DA JORNADA - Na pauta, os avanços obtidos nos onze últimos anos e as conquistas que a juventude aspira. Eis algumas bandeiras de luta: plebiscito popular por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político; democratização dos meios de comunicação: aprovação da Lei da Mídia Democrática; desmilitarização das polícias; fim do extermínio da juventude negra e direito à memória, verdade e justiça 50 anos depois do golpe de 1964. No último dia da Jornada de Lutas as centrais sindicais realização um dia nacional de mobilizações em defesa da plataforma da classe trabalhadora, em que serão reivindicadas: redução da jornada de trabalho sem redução do salário, fim do fator previdenciário, contra o projeto de lei 4.330 que amplia a terceirização, entre outros
FHC ASSUME O COMANDO DA OPOSIÇÃO – Presidente de honra do tucanato, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aproveitou os eventos em comemoração aos 20 anos do Plano Real para assumir de vez o comando da oposição ao governo federal petista conduzido pela presidenta Dilma Rousseff. Estão partindo de Fernando Henrique os ataques mais fortes e contundentes às políticas públicas que estão mudando o Brasil, em especial nas áreas econômica e energética. Aos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos está sobrando a possibilidade de alguns cochichos e assoprões.
CLIMA TENSO EM ITAÍ - O clima está ficando cada vez mais tenso entre o chefe do Poder Executivo e os representantes do Poder Legislativo no município de Itaí. Um jogo de intrigas que tem tudo para acirrar novamente os ânimos da política e enveredar para o caminho de novo impedimento administrativo. Ou seja, culminar na cassação do mandato do prefeito Valmir Domingos, para ser mais claro.

sexta-feira, 14 de março de 2014

BANCADA DA SITUAÇÃO ARQUIVA RELATÓRIO CPI DO ÔNIBUS QUE PEGOU FOGO


A bancada da situação votou de forma coesa e o relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) instaurada pela Câmara Municipal de Fartura para apurar as condições em que um ônibus a serviço da Prefeitura pegou quando transportava pacientes na viagem de retorno do Hospital da Unesp de Botucatu para Fartura foi arquivado, apesar da indicação de várias e graves irregularidades.
Foram cinco votos a favor da aprovação do relatório, com quatro contra. Para resultar no encaminhamento do processo ao Ministério Público e a instauração de uma Comissão Processante objetivando a cassação do mandato do prefeito, seriam necessários seis votos favoráveis, ou seja, maioria qualificada de dois terços dos integrantes da Casa Legislativa.
“Se houve falsificação de documento, é crime, é caso de polícia”, comentou o vereador Luciano Filé na discussão do relatório, admitindo que reconhecia um grave erro administrativo da Prefeitura ao colocar um ônibus sem condições de uso no transporte de paciente, como concluiu a CPI. “Como membro dessa administração, peço desculpas à população por esse procedimento inadequado”, acrescentou Filé ao falar como líder da bancada, abrindo margem para o prosseguimento da ação do ponto de vista judicial, ao pedir o encaminhamento de cópia do processo ao Ministério Público.
“Em relação ao dano aos cofres públicos, me desculpe, nobre vereador, mas nesse caso não estou preocupada, porque no máximo vão pagar os R$ 45 mil do ônibus”, rebateu Daniela ao ser questionada em determinados pontos pelos colegas Luciano Filé e Doriveti Gabriel. “Estou preocupada com as 20 vidas que estavam lá dentro, que correreram um risco irresponsável. A Prefeitura pegou 20 pessoas que estavam doentes e colocou lá dentro, para testar o ônibus”, acrescentou.
RELATO – Consta que o ônibus tinha 22 anos de uso e estava parado há mais de seis meses no pátio da empresa Unifica Veículos e Peças, em Piraju. Testemunhas que estavam na viagem relataram que o veículo estava sujo e empoeirado, sem as mínimas condições de higiene para o transporte de pacientes.
O acidente aconteceu no início de setembro, quando o veículo se incendiou na viagem de retorno do Hospital de Clínicas da Unesp de Rubião Júnior, em Botucatu para Fartura, com 20 passageiros a bordo. Por sorte, como relataram testemunhas, não houve vítima grave, apesar da gravidade do sinistro.
A Prefeitura sustentou que o ônibus foi contratado de empresa particular para um frete, com dispensa de licitação devido à urgência da viagem, já que não dispunha de um veículo livre naquele dia. Por isso não foi feita vistoria técnica.
No entanto, a CPI apontou graves vícios de conduta, inclusive com a demonstração de evidente adulteração e falsificação de documentos e de assinaturas com reconhecimento de firma, entre outras irregularidades, já que, ao que se apurou, as cotações de preços foram feitas depois do acontecimento.
A Agência Reguladora de Transporte Terrestre do Estado de São Paulo (Artesp) informou à CPI que o veículo não é registrado na agência, fato constatado em fiscalização depois do acidente, quando efetuou a apreensão dos documentos e emitiu diversos atos de apreensão.
“Fato apurado pela CPI e que a Prefeitura nunca demonstrou intenção em locar esse ônibus, tinha de fato o interesse em compra-lo”, observa o relatório, acrescentando na conclusão que o negócio estava sendo tocado pelo vice-prefeito Pedro Armando da Silva.
Eis um dos depoimentos mais contundentes: “Não reconheço a assinatura que está no processo como sendo minha. Se realmente foi confeccionada por mim e saiu da minha empresa, teria uma cópia guardada lá” afirmou o empresário Paulo Venâncio de Oliveira, sócio proprietário da Unifica Veículos, que inclusive contestou o reconhecimento de sua firma em cartório.
CONCLUSÃO – Por fim o relatório da CPI concluiu taxativamente que “a Prefeitura Municipal forjou procedimento de dispensa de licitação, para sustentar a versão de que houve contratação de frete”. Mas o relatório foi arquivado.
A CPI foi integrada por Fernando Pitukinha (presidente), Daniela Viana (relatora) e João Massaruti (membro). Votaram pelo prosseguimento das providências os vereadores Flavio Cateto, João Massaruti, Fernando Pitukinha e Maryel Garbelotti, mais a vereadora Daniela Viana. Os favoráveis ao arquivamento foram Luciano Filé, Carlos Rizzo, Humberto Dognani e Doriveti Gabriel.
Vale registrar que na tarde da mesma quarta-feira o prefeito Tinho Bortotti havia protocolado ofício requerendo a anulação da CPI, por não ter respeitado alguns procedimento ordinários.
Apesar de o resultado da votação ter determinado o arquivamento do processo, a organização Olho Vivo informou que vai requisitar cópia do relatório para dar sequência ao processo junto ao Ministério Público Estadual.

 

PREFEITO TINHO BORTOTTI FALA SOBRE ARQUIVAMENTO DO RELATÓRIO DA CPI

Por Henrique Outeiro
O prefeito Tinho Bortotti concedeu entrevista ontem, sexta-feira 14, para o Jornal da Comunidade do jornalista Henrique Outeiro, na Rádio Comunitária Pérola FM da cidade de Fartura, onde explanou sobre o arquivamento da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI), entre outros assuntos.
Sobre o polêmico caso do ônibus que pegou fogo, Tinho foi sereno em responder que acidentes acontecem e citou o capotamento do carro da Câmara Municipal de Fartura e de outros incidentes ocorridos com veículos da Prefeitura de Fartura e até o caso do ônibus da cidade de Taquarituba.
“Acidentes acontecem, um caso idêntico ao nosso ocorreu com um ônibus de Taquarituba que pegou fogo aqui perto de Fartura, sendo que os destroços estão até hoje no local, então o que tinha que fazer a gente fez, o que tinha que passar para a Câmara de informação a gente passou e tudo que deveria ser averiguado a Câmara realizou, então cada um sabe o que faz e cada um toma a posição que deseja, só que tem que tomar a posição certa para depois não se arrepender no futuro”, disse.
Tinho criticou a postura da Comissão por não realizar o exame grafotécnico, pois ele enviou o documento original para os membros da Comissão para análise, mas os membros não contrataram o profissional para fazer o exame.
“Eu não sei o motivo que não foi feito, mas eu encaminhei um ofício para a câmara pedindo o documento de volta para ser feito o exame grafotécnico, pois ficou uma dúvida no ar”, salientou o prefeito.
Na sessão de quarta passada, a relatora da CPI vereadora Daniela Viana disse que não foi realizado o exame grafotécnico porque não precisaria gastar dinheiro público nisso, pois devido o boletim de ocorrência feito pela Polícia Civil, um técnico da polícia vai fazer sem custos.
O prefeito deixou claro que se comprovado a falsificação do documento, ele pretende descobrir quem foi e tomar atitudes enérgicas. “A partir do momento que a câmara devolver o documento nós vamos fazer o exame e se comprovado que pague quem fez, sei que eu não fiz e posso garantir”, destacou.
Para finalizar o assunto, o chefe do Executivo destacou que a democracia é assim e os vereadores tem todo o direito de votar como eles bem entendem. Ele argumentou que nenhum vereador foi pressionado a votar contra a CPI e agiria da mesma forma que os edis da situação.
“Como você coloca um relatório em votação que ficou disponível somente às duas horas da tarde do dia da sessão? Sei que foi lido na hora, mas existem muitos erros no relatório, destaco que o prefeito não foi ouvido nenhum dia, não foi convocado o prefeito a mandar um advogado para acompanhar os depoimentos das testemunhas, foi pedido um documento para realizar um exame grafotécnico e esse exame não foi feito, então agora eu defendo a coerência, pois não acho justo muitos ficarem tacando pedra nos vereadores pelas suas posições, se todos fossem obrigados a votar num só lado isso não seria democracia e sim ditadura”, desabafou Tinho.
Sobre os outros assuntos, o prefeito informou que deve iniciar nos próximos dias os trâmites para execução do lajotamento na Avenida das Rosas, pois a verba prometida desde o ano passado pelo deputado Fernando Capez será liberado, segundo telegrama enviado pelo Governo do Estado. Tinho também destacou que tem R$ 750 mil para realizar recapes na cidade, já fez um mapa dos locais que receberão as melhorias e nos próximos dias a empresa H. Aidar de Bauru, mesma que executou os recapes nas entradas da cidade.
Ele também fez questão de expor que está em dia com a folha de pagamento e com os repasses para as entidades assistenciais. "Só pra Santa Casa de Fartura de recursos próprios a prefeitura repassa o montante de R$ 174 mil mensais, compromisso esse que estamos cumprindo”, disse.
Tinho também destacou a recuperação da Ponte da Amizade, revitalização da Praça 9 de Julho, compra de dois lotes para a construção de uma unidade de saúde  no Parque dos Ipês ao lado do bairro São Caetano e aquisição de uma máquina moto niveladora com recursos próprios.
Como nem tudo são flores, o prefeito lembrou que precisa terminar a creche escola do bairro Bela Vista, pois existe um impasse que se não for finalizada a obra, o Governo Federal não enviará mais recursos para o município, sendo que a prefeitura terá que desembolsar o montante de aproximadamente R$ 700 mil. Mesmo caso do Portal da Cidade, que já está sendo terminado pela empresa farturense Projearc.

quinta-feira, 13 de março de 2014

CÂMARA APROVA RESTITUIÇÃO DE BENEFÍCIOS AOS PROFESSORES CELETISTAS


A Câmara Municipal de Fartura realizou quarta-feira, 12 de março, a terceira sessão ordinária do ano, com destaque para a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei Complementar 06/14, que dispõe sobre o pagamento de vantagem funcional aos docentes contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (PLC) para atender necessidade temporária de excepcional interesse público e dá outras providências.
Em suma, o projeto em questão restitui alguns benefícios isonômicos aos professores efetivos pagos há anos para os professores contratados pelo regime celetista, como o pagamento gratificação sobre a base salarial referente a cursos de formação superior corresponde a licenciatura plena (20%) e de especialização ou pós-graduação (25%), exceto quanto forem requisitos exigidos para ingresso nos cargo.
O pagamento desses benefícios foi restituído, ao que se ficou patente durante a sessão, em atendimento a um abaixo-assinado das professoras que se sentiram prejudicadas, encampado pelos vereadores que assinaram um requerimento solicitando justificativas ao prefeito sobre o corte.  “Essa administração tem uma grande virtude que é o diálogo”, argumentou Doriveti Gabriel ao abordar o assunto.
O projeto aprovado, no entanto, não restitui o pagamento de adicional por quinquênio, nem o fornecimento do vale alimentação. Na discussão de um requerimento sobre o mesmo assunto, Luciano Filé informou que fornecimento do vale alimentação já foi restituído e que o pagamento do adicional por quinquênio está sendo estudado pelo jurídico da Prefeitura.
CRÉDITOS – Os demais projetos de lei que deram entrada no Expediente e habilitados para serem deliberados na Ordem do Dia da presente sessão, também foram aprovados por unanimidade de votos, a maioria dispondo dobre abertura de créditos adicionais especiais ou suplementares. Confira:
O PLS 01/14 dispõe sobre abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 30 mil, para ser repassado como ajuda de custo ao pagamento de aluguel das empresas de confecções que não possuem prédio próprio. Esse projeto foi apresentado como substitutivo ao PL 22/14, retirado para permitir correções.
No mesmo sentido, o PL 24/14 dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 40 mil, destinado como auxílio de subvenção à Santa Casa para aquisição de medicamentos ou material de consumo.
Por sua vez, o PL 26/14 dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 64 mil para reforço de dotações orçamentárias, destinado a investimentos no desenvolvimento do Distrito Industrial e Comercial.
Já o PL 27/14 dispõe sobre abertura de crédito adicional especial na contadoria municipal no valor de R$ 67 mil, registrado como superávit de recurso de superávit financeiro Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério (Fundeb) no exercício anterior, para cobrir despesas com obras e instalações.
Autografado ainda durante a sessão, às 23h30min, para atender pedido do Executivo por exigência legal, o PL 28/14 dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 50 mil, para reforço de dotação orçamentária destinada a serviços de obras e instalações.
OUTROS – Os vereadores ainda aprovaram o PLC 05, que dispõe sobre autorização legislativa para permissão de uso de imóvel municipal e dá outras providências. Trata-se da concessão para a iniciativa privada da exploração do estabelecimento comercial do Centro de Lazer do Trabalhador – bar ao lado Ginásio de Esportes.
Por fim foi aprovado o PL 29/14, que dispõe sobre alteração da Lei Municipal 1.628/2009, para dispor sobre a contratação de pessoal por tempo determinado e impedir pagamento de salário superior ao praticado pelo cargo equivalente do funcionalismo público.
PLANTÃO MÉDICO – Na apreciação do material constante do Expediente, os vereadores aprovaram o Requerimento 13/14, endereçado ao presidente da diretora da Santa Casa, para fornecimento de informações sobre o cronograma dos médicos plantonistas, com datas e horários de atendimento. O pedido foi formulado pela vereadora Daniela Viana e os vereadores Flavio Cateto e Fernando Pitukinha.
A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Fartura será realizada no dia 26 de março, com participação aberta a todos os munícipes que quiserem acompanhar o trabalho do Poder Legislativo, em especial dos vereadores em quem votaram.

INDICAÇÕES PARA AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS DO PREFEITO


Indicação 13/14 – providenciar a pintura das lombadas nas ruas recapeadas recentemente – Carlos Rizzo.
Indicação 14/14 – providenciar a reforma e iluminação do ponto de ônibus da Avenida João Rocha de Andrade, na Vila de Fátima _ Carlos Rizzo.
Indicação 15/14 – estudar a possibilidade de fazer ampliar o número de vagas de estacionamento nas ruas centrais do município no sistema de 45º, fazer a demarcação das vagas no sistema paralelo, com devida demarcação das reservas de domínio - farmácias, deficientes, etc – Maryel Garbelotti.
Indicação 16/14 – providenciar a construção de cobertura adequada no pátio do CEI Idália Aparecida Gabriel de Paula – Maryel Garbelotti.
Indicação 17/14 – providenciar a melhoria da iluminação da Rua Floriano Peixoto, uma das mais arborizadas da cidade, que nem por isso, merece ficar na escuridão – Maryel Garbelotti.
Indicação 18/14 – providenciar a pintura de manutenção no Terminal Rodoviário – Carlos Rizzo.

REQUERIMENTOS SOLICITANDO INFORMAÇÕES AO EXECUTIVO


Requerimento 08/14 – ao prefeito, para fornecer informações sobre a considerável perda salarial ocorrida recentemente devido ao cancelamento de certos e determinados direitos laborais dos professores celetistas, como quinquênio, gratificações por capacitação e pós-graduação, bem como do vale alimentação, em atenção a um abaixo-assinado – todos os vereadores.
Requerimento 09/14 – ao prefeito, para fornecer informações sobre os ocupantes do cargo de eletricista, quantidade, nomes, setores e data de contratação – Maryel Garbelotti.
Requerimento 10/12 – ao prefeito, para fornecer informações sobre a contratação de empresa de assessoria e consultoria contábil e financeira, tendo em vista o discrepante aumento no valor dos contratos de um ano para outro para – Maryel Garbelotti.
Requerimento 11/14 – ao prefeito, para fornecer informações sobre os problemas na iluminação pública reclamados pelos munícipes – Maryel Garbelotti.
Requerimento 12/14 – ao prefeito, para fornecer informações sobre o total de despesas com fornecedores registrados como restos a pagar no balanço de encerramento do exercício de 2013, com discriminação mês a mês, bem como dos empenhos não pagos até o fechamento de fevereiro – Daniela Viana, Flavio Cateto e Fernando Pitukinha.
Requerimento 14/14 – ao prefeito, para fornecer informações sobre o pagamento do contrato referente à licitação 03/13, para recapeamento das ruas do Conjunto São Caetano – Daniela Viana, Flavio Cateto e Fernando Pitukinha.
Requerimento 15/14 – ao prefeito, para fornecer informações sobre o custo da reforma realizada pela Prefeitura na sede do Instituto Nossa Senhora da Pureza, para abrigar o projeto Espaço Amigo – Maryel Garbelotti.
Requerimento 16/14 – ao prefeito, para fornecer informações sobre a movimentação bancária do Fundeb referente a todo o ano de 2013 e aos meses de janeiro a março de 2014, com cópias dos extratos bancários – Daniela Viana, Flavio Cateto e Fernando Pitukinha.
Requerimento 17/14 – ao prefeito, para fornecer informações sobre despesas pagas, serviços realizados e em que situação se encontra a obra de reforma no campo de futebol da Vila de Fátima – Luciano Filé.
Requerimento 18/14 – ao prefeito, para fornecer informações em relação à lei complementar municipal que concede licença paternidade de 30 dias aos servidores municipais, que não estaria sendo cumprida – Luciano Filé.
Requerimento 19/14 – ao prefeito, para informar sobre os valores e critérios dos convênios de repasses financeiros firmados nesse ano com algumas entidades sociais e assistenciais, tendo em vista reclamações sobre divergências entre valores aprovados e contratados – Luciano Filé.

CONSÓRCIO AMVAPA OBTÉM VITÓRIA EM AÇÃO JUDICIAL CONTRA MUNICIPALIZAÇÃO DA GESTÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA


Presidente do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema – Amvapa, o prefeito taquaritubense Miderson Milléo despachou circular aos prefeitos associados informando que a entidade conquistou a primeira vitória na ação judicial ingressada contra a municipalização dos serviços de Gestão da Iluminação Pública com Sustentabilidade e Qualidade de Energia.
O serviço de manutenção da rede pública de iluminação pública atualmente é de responsabilidade das concessionárias de distribuição de energia, mediante convênio firmado com os municípios. No caso da região Sudoeste do Estado, das concessionárias Elektro, Santa Cruz e Ceripa.
A primeira tutela antecipada foi conferida pelo Juizado da Comarca de Avaré às prefeituras de Avaré, Iaras, Itaí e Paranapanema. Essa decisão determina que as empresa Santa Cruz e a cooperativa Ceripa continuem a prestar os serviços de manutenção, conservação e reparação da rede pública nesses municípios.
Na circular o presidente Miderson Milléo relembra aos associados que a Amvapa ingressou com uma ação contra a Transferência dos Ativos de Iluminação Pública no Fórum da Comarca de Ourinhos, que jurisdiciona a sede da entidade, em Piraju.
No entanto, o juiz que recebeu a ação recomendou em despacho o desmembramento em outras duas ações, já que alguns municípios pertencem às jurisdições regionais da Comarca de Avaré e outros da Comarca de Itapeva. Assim foi feito e a primeira vitória, ainda possível de reversão, foi conseguida.    
HISTÓRICO – Agência Nacional de Energia Elétrica baixou em 15 de setembro de 2010 a Resolução Normativa 414/2010, que em seu artigo 218 determina a obrigação de todas as distribuidoras de energia do Brasil transferirem gratuitamente o sistema de iluminação pública para os municípios, que ficariam responsáveis pela sua manutenção e expansão da rede ou poderiam delegar os serviços a uma empresa especializada, no sistema de terceirização.
Fixou um prazo inicial de dois anos para essa transferência, estendido até 31 de janeiro de 2014 pela Resolução 479/2012. Como representa um custo adicional muito grande para os municípios, muitos ingressaram e estão ingressando com ações judiciais contestando a decisão, com a alegação de ser a Aneel uma agência normativa, reguladora e fiscalizadora, mas não deliberativa.
O caso também está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – Adin, proposta pelo Estado do Amapá, ainda sem decisão definitiva. Por isso os municípios estão se garantindo através de ações coletivas, consorciadas e individuais.

quarta-feira, 12 de março de 2014

EVENTO NO CISNE BRANCO VAI ELEGER A RAINHA DA EXPOFAR 2014


A Rainha e as princesas da 26.ª Exposição Municipal Agropecuária de Fartura (Expofar 2014) serão eleitas neste sábado, em evento no Cisne Branco Clube, animado por shows da dupla Davi & Fernando e do cantor Juninho Ribeiro.
São 10 candidatas, uma mais bonita e simpática que a outra. Confira: Ana Paula dos Santos, Ana Paula Loureiro Vieira, Eloisa Maria Hiki do Prado, Graziele Aparecida Vieira, Hemeline C. de Oliveira Ribeiro, Jéssica Rafaela R. Rosseto, Juliana Silva Rocha de Oliveira, Patrícia Luiza Bertini, Suzana Piovesan e Waleska Corrêa Bueno.
O evento principal tem início programado para as 23 horas e para adentrar ao clube será obrigatório a apresentação de RG para confirmação de idade.
A festa country farturense será realizada de 02 a 06 de abril em comemoração ao aniversário de 123 anos de emancipação do município, que ocorrerá em 31 de março.

 

PRA QUEM NÃO LEU - ECONOMIA BRASILEIRA AVANÇA E PIB CRESCE 2,3% EM 2013



A economia brasileira cresceu 2,3% em 2013, alguns décimos acima dos índices projetados pelos analistas, mas abaixo do índice desejado para a retomada do crescimento de 7,5% apresentado em 2010. O avanço de 2013 foi modesto, mas em relação a 2012, quando o PIB cresceu apenas 1%, o resultado foi excelente. Em 2011 o índice ficou em 2,7%. O crescimento em 2014 deve seguir de forma moderada.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) referente ao quarto trimestre registrou um crescimento de 0,7% em relação ao trimestre anterior, puxado pelo setor de serviços (0,7%). A agropecuária não cresceu e a indústria encolheu 0,2%. Em relação ao mesmo período de 2012, o crescimento do país foi de 1,9%.
Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 4,84 trilhões em 2013. O PIB per capita alcançou R$ 24.065,00, uma alta de 1,4% em relação a 2012.
DADOS - No ano passado, os três grandes setores da economia registraram crescimento. O maior foi da agropecuária, com avanço de 7%, seguida por serviços (2%) e indústria (1,3%).
Tanto as exportações (2,5%) quanto às importações (8,4%) de bens e serviços cresceram. Entre as exportações, destaque para produtos agropecuários; outros equipamentos de transporte; veículos automotores e refino de açúcar.
Já nas importações, os destaques foram indústria petroleira; serviços de alojamento e alimentação; máquinas e equipamentos; óleo diesel e peças para veículos automotores.
A taxa de investimento no ano de 2013 foi de 18,4% do PIB, levemente acima do observado no ano anterior (18,2%). A taxa de poupança foi de 13,9% em 2013 (em comparação com 14,6% no ano anterior).
A despesa de consumo das famílias cresceu 2,3% em 2013. Foi o 10º ano consecutivo de crescimento desse indicador. Segundo o IBGE, esse comportamento foi favorecido no ano passado pelo aumento dos salários e da oferta de crédito.
MODERAÇÃO - O crescimento em 2014 deve seguir de forma moderada, mas com qualidade dos investimentos, no entender do ministro da fazenda Guido Mantega, para quem o resultado do PIB de 2013 surpreendeu muita gente, que projetavam algo abixo dos dois por cento de crescimento.
O ministro acredita que a economia deve ser influenciada nesse ano por um cenário de estabilidade cambial, de ingressos de capitais no país e por investimentos em trajetória ascendente. No entanto, disse não ser possível ainda fazer uma projeção. “Não ouso dar uma previsão, mas acredito que analistas terão muito trabalho neste fim de semana para rever suas projeções, que certamente serão mais positivas”.

 

RELEMBRANDO - NOTAS ECONÔMICAS


PRODUÇÃO INDUSTRIAL TEM ALTA DE 2,9% - A indústria brasileira reagiu na passagem de ano e registrou uma expressiva alta de 2,9% na produção industrial de dezembro para janeiro. Foi o melhor resultado dos últimos 12 meses. Porém, abaixo dos 3,2% registrados na passagem de dezembro de 2012 para janeiro de 2013. A alta de 2,9% divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o desempenho da indústria em janeiro foi suficiente para recuperar apenas parte das perdas de dezembro, quando a produção havia recuado 3,7%.
PRÉVIA DO PIB PELO BANCO CENTRAL – Considerado pelo mercado uma prévia do Produto Interno Bruto – PIB, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) avançou 1,26% em janeiro em comparação a dezembro, de acordo com dados dessazonalizados. Analistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam alta de 0,7% na comparação mensal, de acordo com a mediana de 26 projeções. As estimativas variaram de 0,45 a 2,3%. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária. Juntado ao resultado do quarto trimestre do ano passado e aos outros indicadores relativos ao primeiro bimestre desse ano, esse índice divulgado pelo Banco Central sinaliza que a economia brasileira está em franca recuperação. No acumulado dos últimos 12 meses há uma alta de 2,47%.
EMPLACAMENTO DE VEÍCULOS – Os emplacamentos do setor automotivo cresceram 6,69% na comparação do primeiro bimestre de 2014 com o mesmo período de 2013, saltando de 799.566 unidades para 853.087. Essa informação foi divulgada quarta-feira pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, que representa mais de 7.700 concessionários no Brasil. Os números envolvem os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários.
MAIS COMPARAÇÕES DA FENABRAVE – No mês de fevereiro de 2014 foram emplacadas 393.159 unidades, uma alta de 12,73% na comparação com fevereiro de 2013 – 348.773. Já na comparação com janeiro de 2014, quando foram emplacadas 459.928 unidades, houve queda de 14,52%. Também no acumulado do ano houve crescimento de 5,08% para os segmentos de automóveis e comerciais leves. Foram emplacados, nos primeiros dois meses do ano, 545.692 mil unidades destes segmentos e, no mesmo período de 2013, o volume chegou a 519.330 unidades.