sexta-feira, 25 de abril de 2014

PROFISSIONAIS CUBANOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS CHEGAM PARA TRABALHAR NA SAÚDE PREVENTIVA EM FARTURA


Contratados pelo Ministério da Saúde através do programa “Mais Médicos para o Brasil”, os profissionais cubanos Reynerio Yoandrys Velasquez Rodriguez e Suneidy Águila Fuentes chegaram à cidade de Fartura na última quarta-feira, em companhia do vice-prefeito Pedro Armando da Silva, que foi buscá-los em São Paulo.
A impressão foi a melhor possível, segundo Pedro. “São duas pessoas que querem dedicar suas vidas à saúde, que estão chegando com entusiasmo e engajadas em melhorar a saúde da nossa população”, observa o vice-prefeito, que desde o início de abril atua como coordenador municipal da saúde. “No pouco tempo de conversa que tivemos, deu para perceber que eles vão se interagir muito bem com a nossa população”, acrescenta.
No mesmo dia Dr. Rey e Dra. Suny, como estão sendo carinhosamente tratados na cidade, foram apresentados ao prefeito Tinho Bortotti, em uma recepção no Paço Municipal, que contou com a participação de vereadores, coordenadores e servidores.
Presentes também o subtenente Emílio Bortotti como presidente da Santa Casa e o médico Luciano Fiotetto, diretor clínico do hospital, que estava acompanhado da esposa Ana Luiza, enfermeira padrão que coordenou a área da saúde até o mês passado e foi responsável pelas contratações.
Os médicos também visitaram o Centro de Saúde e a Santa Casa. Eles ficaram sensibilizados com o calor das recepções. “Estamos muito felizes em poder trabalhar com saúde preventiva polo de Fartura”, revelou Dr. Rey em seu primeiro contato com a imprensa. “É uma cidade muito bonita, sua população é muito social”, acrescentou o médico.
Dr. Rey e Dra. Suny são noivos, por isso vieram para a mesma cidade, até para facilitar a adaptação. Eles estão no Brasil há aproximadamente 50 dias, onde participaram de um treinamento de adaptação às diretrizes do programa e de um curso intensivo de português.
Ainda não falam fluentemente a língua, mas se fazem entender no linguajar popular conhecido como ‘portunhol’. À primeira impressão, a diferença linguística não será problema no exercício da medicina geral integral, até porque terão mais uns 30 dias aproximadamente de adaptação até que a documentação seja liberada e locais de trabalho fiquem prontos.
Eles vão trabalhar nas unidades de Estratégia Saúde da Família que estão sendo montadas provisoriamente em casas alugadas nos bairros São Caetano e Bela Vista. “Pensamos em completar os três anos de trabalho aqui e conhecer a cultura brasileira convivendo com essa população”, comenta o médico.
Serão oito horas de trabalho diário e exclusivo no atendimento à saúde preventiva da família nos respectivos bairros. O vice-prefeito e coordenador da saúde acredita que esse atendimento irá desafogar um pouco o Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli, já que serão aproximadamente cinco mil prontuários a menos. “Quando se investe na saúde preventiva no próprio bairro, desafoga unidade central”, acredita Pedro do Posto.

RELEMBRANDO - NOTAS POLÍTICAS


AVALIAÇÃO DO GOVERNO É POSITIVA – Ainda segundo pesquisa do Ibope divulgada na semana passada, a avaliação positiva do governo Dilma Rousseff oscilou dois pontos percentuais dentro da margem de erro e ficou nos 34% em abril, contra os 30% que disseram ser ruim ou péssimo. Outros 34% dos entrevistado consideram o governo petista como regular.. Em
IBOPE MUDA MODO DE DIVULGAÇÃO – O Ibope modificou a metodologia de divulgação dessa pesquisa, detalhando melhor os critérios de classificação. Mas o resultado praticamente se manteve o mesmo: 6% de ótimo e 28% de bom, totalizando 34% de avaliação positiva para o Governo Dilma. Se somados aos 34% dos entrevistados que consideram o governo regular, teremos 68% de aprovação. Apenas 14% disseram ser o um governo ruim e 16% péssimo. Ou seja, 30% dos entrevistados discordam dos rumos do atual governo, com avaliação negativa. A elite rica que não consegue conviver com o pobre em ascensão, como detalha as estratificações da pesquisa.
DILVA VENCERIA NO PRIMEIRO TURNO - Se a eleição presidencial fosse hoje, Dona Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno, com 37% das intenções de voto, contra 14% do senador mineiro Aécio Neves (PSDB), 6% do ex-governador de Pernambuco e 3%do pastor Everaldo Pereira (PSC), conforme pesquisa realizada de 10 e 14 de abril pelo instituto Ibope, a pedido do Estadão e da Globo, com participação de 2002 pessoas, residentes em 140 municípios.
PASTOR EVERALDO É AZARÃO – Se tivesse o mesmo espaço na mídia que Aécio e Campos como pré-candidato à presidência da República, o pastor evangélico Everaldo Pereira (PSC) poderia estar acossando a candidata petista Dilma Rousseff. Mesmo sem nenhuma propaganda jornalística nos grandes meio de comunicação, ao contrário, quando aparece é achincalhado, ele desfruta de 3% da preferência do eleitorado, ou seja, empatado tecnicamente com Campos se a margem de erro de cinco pontos percentuais for levada em conta. Com tem estratégia para aparecer na tevê, pode até superar Aécio. Portanto, vamos ficar atentos. O Ituano é campeão Paulista!

CÂMARA APROVA GRATIFICAÇÃO PARA INCENTIVAR MELHORIA NO ATENDIMENTO À SAÚDE DA POPULAÇÃO


Apesar de ter sido mais rápida, a sexta sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada quarta-feira, 23 de abril, foi tão produtiva quanto as anteriores, na avaliação do presidente Maryel Garbelotti. “Praticamente todas as matérias que deram entrada no Expediente e que constavam da Ordem do Dia foram deliberadas e aprovadas”, justifica.
Merece ser destacada a aprovação do Projeto Substitutivo 01/14 ao Projeto de Lei Complementar 09/14, que promove alteração na Lei Complementar 04/09, que por sua vez “dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Fartura e dá outras providências”, para acrescentar inciso dispondo sobre gratificação por serviços médicos volumosos quando avaliação apontar melhoria no atendimento à população.
Essa avaliação com critérios definidos na mesma lei será feita mensalmente pela Coordenadoria Municipal da Saúde, observando os pontos positivo e negativos nos quesitos assiduidade e produtividade. A gratificação poderá alcançar até 50% do salário base, mas não poderá ser incorporada. O envio do substitutivo foi negociado com o Executivo pela presidência do Legislativo, devido algumas falhas detectadas pela assessoria jurídica da Câmara.
Os outros dois projetos aprovados na sessão também são ligados à área da saúde pública, com a criação de mais seis vagas para o cargo efetivo de agente comunitário de saúde (PLC 10/14) e da criação do cargo de enfermeiro estratégia saúde da família, com quatro vagas iniciais e as devidas atribuições (PLC 11/14).
A criação desses cargos, mediante alterações processadas no Anexo I da Lei Complementar 05/09, de 26 de março de 2009, se faz necessária devido à instalação de duas novas unidades do programa Estratégia Saúde da Família. A aprovação desses projetos coincidiu com a chegada a Fartura dos médicos cubanos Reynerio Yoandrys Velasquez Rodriguez e Suneidy Àguila Fuentes, contratados por intermédio do programa “Mais Médicos para o Brasil” para atuarem na área de saúde preventiva da população, que em visita à Câmara foram apresentados aos vereadores e acompanharam parte da sessão.
PARABÉNS – Por iniciativa da vereadora Daniela Viana, a Câmara aprovou Moção de Congratulações ao senhor Orestes Garbelotti, um professor informal da história do município e da política farturense consultado quase que diariamente por estudantes, que completou 92 anos de idade no dia 23 de abril de 2014, mesma data de realização da sessão.
A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 7 de maio, com participação aberta a todos os cidadãos que quiserem acompanhar de perto o trabalho dos vereadores, em especial daquele em quem votou.

PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS VISITAM A CASA LEGISLATIVA


Contratados pelo programa “Mais Médicos para o Brasil”, Dr. Reynerio Yoandrys Velasquez Rodriguez e a Dra. Suneidy Àguila Fuentes visitaram a Câmara Municipal e acompanharam parte da sessão ordinária dessa semana, que, por coincidência, teve como destaque a aprovação de projetos de lei voltados à melhoria no atendimento da saúde pública.
Eles foram apresentados aos vereadores pelo vice-prefeito Pedro do Posto, que acumula a função de coordenador municipal da saúde. Dr. Rey e a Dra. Suny, são médicos cubanos a serviço da Organização Pan Americana de Saúde, que prestaram na Venezuela um serviço semelhante ao que vão prestar em Fartura.
Serão oito horas de trabalho diárias e exclusivas no atendimento aos pacientes ligados às unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) que estão sendo instaladas nos bairros Bela Vista e São Caetano, ainda de forma provisória, até o as respectivas instalações fiquem prontas.

INDICAÇÕES PARA AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS DO PREFEITO


Indicação 27/14 – Providenciar a infraestrutura necessária ao Ponto de Táxi da Santa Casa, com cobertura e bancos – Maryel Garbelotti.
Indicação 28/14 – Providenciar melhor sinalização de trânsito na Rua João Carlos, na quadra onde se situa a Câmara Municipal, que agora tem trechos onde é proibido estacionar – Maryel Garbelotti.
Indicação 29/14 – providenciar a recuperação do o meio fio no final da Rua Henrique Cromeck, que rebaixou e está permitindo alagamento de algumas residências – Carlos Rizzo.
Indicação 30/14 – entrar em contato com o DER objetivando melhorar a sinalização no trecho de acesso à Igreja na sede do bairro Caieiras, com instalação de placas indicando entrada e saída de caminhões e necessidade de se reduzir a velocidade – Maryel Garbelotti.

REQUERIMENTOS ENCAMINHADOS PELOS VEREADORES


Requerimento 31/14 – ao prefeito, para informar quais medidas a Prefeitura tem adotado com relação às reclamações de munícipes quanto à qualidade do serviço executado pela Sabesp na recuperação das ruas depois de intervenções para ligações da água e esgoto – Maryel Garbelotti.
Requerimento 32/14 – ao prefeito, para fornecer prestação de contas da Comissão Organizadora da Expofar 2014, indicando nomes de seus integrantes e movimentação da conta bancária utilizada para o registro de receitas e despesas – Maryel Garbelotti, Flavio Cateto, Fernando Pitukinha e Daniela Viana.
Requerimento 33/14 – ao prefeito, para enviar prestação de contas da Expofar 2014, com especificação de arrecadação e gastos – Luciano Filé e Carlos Rizzo.
Requerimento 34/14 – ao prefeito, para informar qual política ou atitude adotada pela Prefeitura em relação aos dependentes químicos que vivem concentrados na região central da cidade, que vem aumentando de forma considerável – Daniela Viana, Fernando Pitukinha e Flavio Cateto.
Requerimento 35/14 – ao prefeito, para informar qual foi a empresa saiu vencedora do processo licitatório para a reforma da Praça Nove de Julho e se ela terceirizou a conclusão desse serviço – Daniela Viana, Fernando Pitukinha e Flavio Cateto.
Requerimento 36/14 – ao prefeito, para fornecer cópia integral do processo licitatório para a realização do recape asfáltico ocorrido, no ano passado, no bairro São Caetano – Daniela Viana, Fernando Pitukinha e Flavio Cateto.
Requerimento 37/14 – ao prefeito, para informar detalhadamente como funcionou a estrutura logística a Expofar 2014, inclusive com relação das pessoas envolvidas, decreto de criação da comissão organizadora e sua função, bem como dos responsáveis pelo rodeio, estacionamento, praça de alimentação e parque de diversões – Daniela Viana, Fernando Pitukinha, Flavio Cateto e Maryel Garbelotti.
Requerimento 38/14 – ao prefeito, para informar de quem é o responsável – entidade ou a municipalidade – pelo pagamento das despesas operacionais e de pessoal das transferências de pacientes internados na Santa Casa para outros hospitais – Daniela Viana, Fernando Pitukinha e Flavio Cateto.
Requerimento 39/14 – ao presidente do Conselho Municipal da Saúde, o vice-prefeito e coordenador Pedro do Posto, para informar as datas e horários das reuniões ordinárias do órgão, com fornecimento de cópias das atas das reuniões realizadas nesse ano – Daniela Viana, Fernando Pitukinha e Flavio Cateto.

terça-feira, 22 de abril de 2014

EPISÓDIO DO ÔNIBUS QUE PEGOU FOGO VIRA CASO DE POLÍCIA


“Se ouve falsificação de assinatura é crime, é caso de polícia”, observou o vereador tucano Luciano Filé durante a discussão do relatório da CPI, que acabou arquivado, apesar das graves irregularidades detectadas. E não é que acabou virando mesmo um caso de polícia?
 
A Delegacia Seccional de Avaré instaurou inquérito policial para apurar denúncia de falsificação de assinatura no processo licitatório que teria culminado no aluguel de um ônibus que pegou cheio de pacientes que retornava do Hospital de Clínicas da Unesp, em Rubião Júnior Botucatu.
A Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) da Câmara Municipal de Fartura que apurou o caso constatou que o processo licitatório foi montado depois do fato ocorrido, na tentativa de regularizar uma situação completamente irregular e surrealista.
Constatou também que nessa ação desesperada houve até falsificação de assinatura. Foi aí que a Delegacia Seccional entrou no caso. Ela foi acionada pela DelPol farturense para a realização de exame grafotécnico destinado a comprovar a veracidade ou a falsidade da assinatura.
Chamado para depor em Avaré, o empresário Paulo Venâncio de Oliveira, sócio da concessionária Unifica, de onde o ônibus saiu para a fatídica viagem, reafirmou que a assinatura na suposta proposta de empresa não era dele.
Ao comparar visualmente a assinatura da suposta proposta apresentada pela Unifica com as assinaturas feitas pelo empresário para servir de base para o exame, o delegado Sérgio Lemos teria comentado que se tratava de uma falsificação grosseira.
E mais: o empresário entregou ao delegado cópia de gravações das conversas mantidas com os representantes da Prefeitura escalados para montar o processo licitatório fictício, que lhe pediram documentos com datas retroativas.
Apesar de não servir como prova, a gravação indicou outro crime, mais grave ainda, que também passou a ser investigado pela Seccional de Polícia. O prefeito Tinho Bortotti Foi convocado e prestou depoimento dizendo não saber de nada, não ter conhecimento de nada irregular. O vice-prefeito Pedro do Posto e a funcionária terceirizada Maria Etiene também já depuseram, como participantes das conversas gravadas.
Para ampliar sua base de investigação, o delegado Sérgio Lemos requisitou à presidência da Câmara Municipal uma cópia do processo conduzido pela CPI, entregue na última quinta-feira. Dependendo do que for apurado, o inquérito será encaminhado para as devidas providências do Ministério Público.
Aliás, o fato já é de conhecimento da promotoria. Consta que a organização Olho Vivo também ingressou com ação de improbidade junto ao Ministério Público, com base no parecer da CPI.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

RELEMBRANDO - NOTAS ECONÔMICAS


DESEMPREGO EM MARÇO - A Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apurou que a taxe de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País manteve a tendência de queda e fechou o mês de março em 5%. Em fevereiro esse índice tinha sido de 5,1% e em janeiro de 4,.. Foi a menor taxa para o mês de março desde o início da pesquisa, em 2002. NO mesmo mês do ano passado a taxa tinha sido de 5,7%. O total de pessoas ocupadas ficou estável em relação a março de 2013, totalizando 22,9 milhões de pessoas. Em relação a fevereiro de 2014, houve ligeira queda de 0,2%. Já o contingente de desocupados somou 1,2 milhão, com recuo de 2,4% frente a fevereiro e retração de 11,6% ante março de 2013, segundo o IBGE.
ESPECULAÇÃO - O baixo desemprego contrasta com um cenário de juros maiores, consumo em desaceleração, crédito escasso e menor confiança de empresários. Um dos motivos para a redução é que uma parcela da população formada especialmente por jovens e mulheres deixou de procurar trabalho em busca de oportunidades melhores ou para estudar. Tal situação se deu graças ao ganho de renda das famílias nos últimos anos. De janeiro para fevereiro, a renda média do trabalhador caiu 0,3%, estimada em R$ 2.026,60. Já em relação a março de 2013, houve alta de 3%.
DESEMPREGO PELO PNAD – Mesmo em um ano de fraco crescimento do Produto Interno Bruto - PIB, a taxa de desemprego no Brasil em 2013 fechou o ano em 7,1%, três décimos abaixo dos 7,4% apurados em 2012. Os dados são Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) realizada trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Pela nova pesquisa, o desemprego fechou o quarto trimestre de 2013 em 6,2%, abaixo do terceiro trimestre do mesmo ano 2012 (6,9%). No quarto trimestre de 2012, a taxa havia sido de 6,9%, também pela Pnad.
MUDANÇA DE METODOLOGIA – Trata-se da primeira pesquisa com informações nacionais sobre mercado de trabalho, que não pode ser confundida com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do mesmo IBGE, porque as metodologias e abrangências são diferentes. De acordo com a PME, os índices de desemprego no Brasil foram de 5,4% em 2013 e de 5,5% em 2012. Como se vê, ambos os índices apresentaram redução no índice de desemprego de um ano para outro. Percentual mínimo, mas reduzido, o que mostra estabilidade nesse índice nos últimos dois anos, levando-se em conta a média de 6,0% apurada em 2011 pela PME.
EMPREGADOS E DESEMPREGADOS – Segundo o novo levantamento, Pnad Contínua, o total de pessoas empregadas no quarto trimestre atingiu 91,9 milhões, montante acima do registrado nos três meses anteriores (91,2 milhões). Já a quantidade de pessoas desocupadas atingiu 6,1 milhões de outubro a dezembro, o que representou uma alta em relação aos 6,8 milhões apurados no terceiro trimestre de 2013.
ATIVIDADE ECONÔMICA - A economia brasileira subiu pelo segundo mês consecutivo, registrando alta de 0,24% em fevereiro na relação com janeiro, que por sua vez havia sido 2,35% maior em relação a dezembro, conforme dado revisado pelo Banco Central, que anteriormente havia divulgado crescimento de 1,26%. Na verdade, apesar do índice positivo, houve uma desaceleração entre janeiro e fevereiro.
INDICAÇÃO DE TRÊS SETORES – Esses dados são do Índice de Atividade Econômica do Banco Central - IBC-Br, considerado pelo mercado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) oficial. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária, que tiveram atividade positivas nos dois primeiros anos do ano. Tímidas, mas positivas. Na comparação com fevereiro de 2013, o IBC-Br avançou 1,63% e acumula em 12 meses alta de 2,41%, ainda segundo dados dessazonalizados – livres de influências típicas de certa época do ano.
PRÉVIA DO PIB – Avaliação geral dos agentes econômicos é de que a economia brasileira vai desacelerar neste ano. Pesquisa Focus do BC mostra, por exemplo, que a expectativa dos economistas é de expansão do PIB de 1,65% em 2014. No ano passado, a atividade cresceu 2,3%, mais de um ponto acima das previsões.
PRODUÇÃO INDUSTRIAL SUSTENTADA – A produção da indústria surpreendeu com uma nova alta em fevereiro, após uma expressiva expansão em janeiro. Tal cenário se traduziu em crescimento no ritmo de atividade do setor em metade das regiões pesquisadas pelo IBGE. De janeiro para fevereiro, o maior ritmo de produção em nível nacional foi acompanhado por sete dos 14 locais investigados, segundo dados do instituto divulgados na manhã desta terça-feira.
Os destaques ficaram com a expansão registrada pelo Paraná (18,4%) e o crescimento de 4,7% observado no Amazonas. O primeiro se recupera de um tombo de 15,9% registrada entre novembro e janeiro de 2014. Já o Amazonas completou dois meses seguidos de taxas positivas, acumulando nesse período ganho de 7,7%.
VARIAÇÃO CESTA BÁSICA – Os preços dos alimentos essenciais subiram, em março, em 16 das 18 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese. As maiores elevações apuradas na Pesquisa da Cesta Básica de Alimentos foram registradas em Campo Grande (12,85%), Goiânia (12,61%), Porto Alegre (12,52%) e Curitiba (12,29%). Já Manaus (-1,25%) e Belo Horizonte (-0,415) apresentaram retrações de -1,25% e -0,41%, respectivamente. Porto Alegre foi a capital onde se apurou o maior valor para a cesta básica (R$ 356,17), seguido de São Paulo (R$ 351,46), Florianópolis (R$ 345,63) e Rio de Janeiro (R$ 345,11). Os menores valores médios foram encontrados em Aracaju (R$ 225,82), João Pessoa (R$ 263,17) e Natal (RN), R$ 271,31.
INFLAÇÃO TEM ALTA EM MARÇO – Utilizado na definição da taxa oficial de inflação, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou 0,92% em março, contra os 0,69% de fevereiro e os 5,5% de janeiro. No acumulado dos últimos 12 meses a taxa atingiu 6,15%, acima da meta central de 4,5% ao ano e próximo da tolerância de 6,5%.

 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

CHAPA 2 PROPÕE NOVOS TEMPOS PARA O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÕES


Inscrita como Chapa 2, de oposição à atual diretoria, a chapa Esperança e Honestidade vai disputar a eleição do Sindiconfare marcada para terça-feira com proposta de mudança para arejar anos e anos descaso e a disposição de instalar um novo tempo na direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecções de Roupas em Geral de Fartura e Região.
“Nossa proposta é de administrar com transparência, de fazer tudo às claras, de investir a arrecadação em favor dos associados, de investir em capacitação e assistência aos associados, coisa que não vem acontecendo”, defende Marco Antônio Felipe, o popular Marco Mola, candidato a presidente na Chapa 2.
Esta é a primeira vez que a eleição do Sindiconfare tem duas chapas na disputa. Um avanço para o setor que mais gera empregos na região Sudoeste do Estado e que mais gera arrecadação no meio sindical, algo em torno de R$ 80 mil mensais. “Os associados reclamam que todo esse dinheiro precisa ser melhor investido”, reforça Marco. “Nossa chapa assumiu o compromisso de publica balancetes todos os meses, para dar transparência às contas”, acrescenta.
PROPOSTAS – A proposta de Trabalho da Chapa 2 defende avanços na relações do trabalho. Uma das pautas de luta será a exigência de um ambiente de trabalho digno, com climatizadores de ar e banheiros limpos em todas as fábricas, entre outras exigências, como sanitários com tampas sanitárias, papel toalha e sabonete líquido à disposição dos funcionários.
Na área trabalhista, o compromisso é lutar pelo cumprimento das cláusulas dos dissídios, pagamento do salário da categoria, pagamento de horas extras, do 13.º salário e férias sempre em dia, bem como o recolhimento dos encargos trabalhistas e previdenciários – INSS e FGTS.
Para que essas exigências sejam cumpridas a rigor, a Chapa 2 está propondo a indicação de um representante do Sindicato em todas as empresas, feita pelos próprios funcionários, que também terá a incumbência de fiscalizar o comprimento das normas de segurança no trabalho.
Na área assistencial, a Chapa 2 propõe a realização de convênio para fornecimento de atendimento médico, odontológico e advocatício para o trabalhador e sua família, com pagamento de 50% do valor da consulta médica.
Como nem tudo é trabalho, a Chapa 2 também defende avanços no lazer do trabalhar e de seus familiares, com a construção de um clube com salão de festas, campo de futebol, quadra, piscinas e quiosques, entre outras benfeitorias.
A eleição está marcada para terça-feira, 15 de abril. “Estamos fazendo a nossa parte, montamos chapa e vamos disputar a eleição com claras propostas de mudança e transparências. Agora, depende de você, associado, promover essas mudanças votando na Chapa 2”, conclama Marco Mola.

COMPOSIÇÃO DA CHAPA 2


Diretoria Executiva

Presidente – Marco Antônio Felipe

Secretário geral – Eva Maria Gonçalves Padilha

Tesoureiro geral – Fernanda Bruna de Souza

Membros Suplentes

Presidente – Luís Gomes de Moraes

Secretário Geral – Simone de Paula Furlan Pereira

Tesoureiro Geral – Cleber Rogério Passos

Conselho Fiscal – Efetivos

Cristiano Faria de Lima

Sebastião de Souza Camargo

Odair Roberto Evaristo

Conselho Fiscal – Suplentes

Nayan Marcos Oliveira Romano

Odirlei Azevedo Lima

Paulo Cezar Gagliano

Delegados Representantes – Efetivos

Marco Antônio Felipe

Odair Roberto Evaristo

Delegados Representantes – Suplentes

Cleber Rogério Passos

Fernanda Bruna de Souza

sexta-feira, 11 de abril de 2014

CÂMARA AUTORIZA PREFEITURA A CONCEDER AUXÍLIO PARA MORADIA E ALIMENTAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS


Vereadores também autorizam a criação da Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Álcool e Drogas, proposta pela petista Daniela Viana

 O assunto de maior relevância na Ordem do Dia da quinta-sessão ordinária do ano da Câmara Municipal de Fartura, realizada quarta-feira, 9 de abril, foi a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei 34/14, que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro aos médicos participantes do programa Mais Médicos para o Brasil.
Com isso, o prefeito Tinho Bortotti fica autorizado a repassar mensalmente até o valor de R$ 1.000,00 como auxílio moradia e até R$ 1.000,00 como auxílio alimentação a cada profissional destacado para trabalhar no município de Fartura.
A contratação desses profissionais é de responsabilidade do Ministério de Saúde, com salário de R$ 10.500,00 mensais, para cumprimento de oito horas de carga horária diária no atendimento exclusivo a pacientes em Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Estratégia Saúde da Família.
Fartura está sendo contemplado pelo Governo Federal com a destinação de dois profissionais do programa Mais Médicos para o Brasil. Como se trata de um programa especial de duração temporária, esses profissionais não poderão atender em consultório particular.
Correlacionado, o PL 36/14 autoriza o Executivo Municipal a proceder à locação de dois imóveis residenciais para abrigar provisoriamente as unidades de saúde onde os profissionais do programa Mais Médicos vão prestar atendimento, nos conjuntos São Caetano e Bela Vista.
CASAS – Os vereadores também aprovaram por unanimidade o PL 35/14, que autoriza a alienação de imóvel que especifica por doação à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo, providência necessária para o desmembramento e registro em cartório dos 189 lotes do Conjunto Habitacional Fartura G, que será edificado em breve.
MÁQUINA – O mesmo aconteceu com o PL 37/14, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 300 mil, destinado à aquisição de uma máquina pá-carregadeira com recursos repassados pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente.
OUTROS – O PL 33/14 autoriza o Executivo Municipal a efetuar doação de recurso financeiro ao Fórum da Comarca de Fartura, na ordem de R$ 7.500,00, para custear a pintura de manutenção do prédio. Já o PL 38/14 altera a redação do artigo primeiro da Lei 1.958/2014, apenas a título de correção. Essa lei abre crédito suplementar autorizado para a realização de obras no Distrito Industrial e Comercial.
LEGISLATIVO – Apresentado pela vereadora Daniela Viana, o PLL 03/14 dispõe sobre a autorização para o Poder Executivo Municipal criar a Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Álcool e Drogas e dá outras providências. Ele também foi aprovado por unanimidade.
APELO – O presidente Maryel Garbelotti propôs e os vereadores aprovaram o encaminhamento de uma Moção de Apelo endereçado à concessionária de telefonia celular Vivo, clamando por melhoria no serviço prestado à população farturense.
REQUERIMENTO – O presidente Maryel Garbelotti requereu o encaminhamento de ofício ao prefeito Tinho Bortotti, solicitando informações sobre o procedimento do transporte de alunos residentes no bairro Areia Baixa. Ocorre que, segundo relatado em carta por um pai, os alunos na volta das aulas estariam sendo liberados de acordo com o lado da vicinal em que residem, assim, aqueles que moram do lado esquerdo no sentido cidade – bairro, são obrigado a irem até o final do percurso para serem liberados apenas na volta do ônibus.

INDICAÇÕES DOS VEREADORES AO PREFEITO


Indicação 23/14 – providenciar a elevação da altura do alambrado do Campo Fofão, no Centro de Lazer do Trabalhador, atrás do gol na divisa com o Barracão do Grupo de Apoio – Maryel Garbelotti.
Indicação 24/14 – providenciar a adoção da modalidade Tênis de Mesa como atividade regular da Coordenadoria Municipal de Esportes – Maryel Garbelotti.
Indicação 25/14 – desenvolver campanha alusiva ao Dia Nacional de Controle da Hipertensão Arterial, a ser desenvolvida em 26 de abril, para conscientizar a população sobre a importância do tratamento dessa doença silenciosa. – Daniela Viana.

MOÇÕES DE CONGRATULAÇÕES


O sucesso alcançado pela Expofar 2014 motivou o vereador Carlos Rizzo a pedir o encaminhamento de moções de Aplausos e Congratulações os integrantes da comissão organizadora, extensiva ao prefeito Tinho Bortotti e ao vice Pedro do Posto, bem como aos dirigentes das associações de suinocultores e produtores de leite e aos demais colaboradores da festa farturense.
Flavio Cateto, por sua vez, aprovou moção do mesmo teor à equipe da Vigilância Sanitária, pela eficiente atuação na garantia das normas de higiene e sanidade nas barracas da Praça de Alimentação e outras dependências do Recinto de Festas. A equipe é integrada por Aldo Cerri Neto, Sérgio Aparecido Ferreira e Luciana Dantas.
Ao justificar o encaminhamento de moção se congratulando com a pintora Ester Rocha da Silva, Daniela Viana lembrou que a exposição de seus quadros na Biblioteca Municipal foi um presente para Fartura na semana de seu aniversário.
Doriveti Gabriel pediu o encaminhamento de moção se congratulando com o Dr. José Mansur em reconhecimento aos bons serviços médicos prestados à população. Em outra moção parabeniza e aos proprietários e funcionários da Marmoraria Chão de Pedra pelos dez anos de atividades em Fartura e Região.
Por fim, o presidente Maryel Garbelotti aprovou o encaminhamento de Moção de Congratulações ao prefeito Tinho Bortotti, por ter atendido anseios da população e providenciado o recapeamento das ruas mais esburacadas da cidade.

 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

EXPOFAR PROMETE MUITO AGITO NO FINAL DE SEMANA


Festa de aniversário do município de Fartura ainda tem Leilão de Suínos, Julgamento de Nelore, Julgamento de Gado Holandês, shows com Conrado & Aleksandro e Emerson & Gil e Lucas Ferreira, prova do tambor, desfile em cavalgada e final do rodeio em touros e cavalos, entre outras atrações
 
Em atividade durante toda a semana, a 26ª. Exposição Municipal Agropecuária de Fartura promete muito agito neste final de semana, com atrações para todos os gostos no Recinto de Festas Luiz Garbelotto.
Destaque para os shows com as duplas Conrado & Aleksandro e Emerson & Gil no sábado e o cantor Lucas Ferreira no domingo. A disputa da prova dos três tambores, o desfile em cavalgada pelas ruas da cidade e as etapas finais do rodeio profissional em touros e cavalos são outras atrações para a galera country da região.
 A festa farturense foi aberta oficialmente na quinta-feira, com participação de autoridades e apresentação dos peões que estão disputando os rodeios e uma saudação especial apresentada pelos alunos do projeto Espaço Amigo.
Depois de agradecer a Deus pela oportunidade de realizar mais uma vez a Expofar e estender os agradecimentos aos integrantes da Comissão Organizadora e aos servidores que ajudar a preparar o recinto, o prefeito Tinho Bortotti saudou o público formado por farturenses e visitantes. “A festa está começando bonita e Graças a Deus vai terminar mais bonita ainda”, observou o prefeito, também dedicando agradecimento especial ao tropeiro Dominguinho Amaro e sua equipe, que tanto enaltecem o nome de Fartura.
Apesar de ter muita coisa a falar e apresentar a população, Tinho preferiu ser sucinto em seu pronunciamento, em respeito à ansiedade do público. “A gente tem muito a comemorar numa festa de aniversário de uma cidade como a nossa. Temos muita coisa a falar, mas hoje é dia de festa e não vou me alongar muito. Quero dizer apenas que colocamos a mão na massa, estamos trabalhamos e já temos muita coisa para mostrar”, comentou. “Boa festa a todos”, desejou o prefeito.
EVENTOS – A programação dedicada ao agronegócio já teve leilões de Gado Geral e de Gado Leiteiro, Torneio Leiteiro e Julgamento de Gado Holandês. Neste sábado de manhã será realizado o tradicional Leilão Interestadual de Suínos e concluído o Julgamento de Gado Nelore.
Quem for ao recinto ainda poderá conferir a Feira Comercial e Industrial, a Exposição de Suínos, Ovinos, Bovinos e Equinos, bem como se divertir na Praça de Alimentação e no Parque de Diversões, além de reencontrar novos e velhos amigos.
Na parte musical, a festa já teve shows com a cantora Bruna Viola, Dani Beneducci e Banda e as duplas Flavio & Fabio, Mato Grosso & Mathias, Léo Marcos & Daniel, Bruninho & Davi e Vinícius & César Dias.

 

RELEMBRANDO - NOTAS ECONÔMICAS


MERCADO AUTOMOBILÍSTICO - A produção de veículos no mês de março chegou 271,2 mil unidades. Um recuo de 3,6% em comparação a fevereiro e de 17,6% em relação a março do ano passado. Os dados são da Associação Nacional de Veículos Automotores – Anfavea. O desempenho reflete ajustes nas linhas de montagem - como férias coletivas, paradas de produção e afastamento temporário de operários - para adequar a produção à acomodação do mercado doméstico, além da retração das exportações à Argentina. No acumulado do primeiro trimestre, a produção de veículos no país caiu 8,4%, somando 789,9 mil unidades. A previsão da associação é de um crescimento de 1,4% da produção neste ano, superando a marca recorde de 3,71 milhões.
VENDAS TAMBÉM RECUAM – Com apenas 18 dias úteis devido ao feriadão docarnaval, o mês de março registrou vendas de apenas 228.394 veículos, o pior desempenho mensal dos últimos 13 meses, conforme números do Renavam. Houve queda de 15% em relação a março do ano passado (268.770) e de 7,1% em relação a fevereiro, quando foram vendidos 245.911 carros.
RANKING DAS MONTADORAS – A Fiat se isolou na liderança com 23,5% de participação e 53.747 carros vendidos no mês, seguida pela GM, com 17,7% (40.342). Já a VW ficou com apenas 16,5% das vendas e em terceiro lugar no ranking, com 37.737 unidades. Em seguida vêm A Ford (20.092 carros e 8,8% do mercado),  Hyundai (15.960 e 7%), Renault (14.369 e 6,3%),  Toyota em sétimo (11.607 e 5,1%), Honda (9.398 e 4,1%), Citroën (4.406 e 1,9%) e Mitsubishi (4.070 e 1,8%).
BALANÇA COMERCIAL – O balanço entre exportações e importação voltou a ser favorável ao país no mês de março, depois de um longo período de sangria. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as exportações brasileiras superaram as importações em US$ 112 milhões. As exportações no mês somaram US$ 17,628 bilhões. O valor é 4% menor do que o registrado em março do ano passado, e 16,5% maior do que em fevereiro deste ano. As importações foram de US$ 17,516 bilhões em março deste ano, queda de 3,8% em relação a março do ano passado e crescimento de 2,1% sobre fevereiro deste ano. Com o resultado de março, o déficit comercial caiu para US$ 6,072 bilhões no acumulado do ano.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

CÂMARA APROVA SUPLEMENTAÇÃO DAS VERBAS DE CONVÊNIOS


O presidente Maryel Garbelotti acatou pedido de urgência urgentíssima feito pelo prefeito Tinho Bortotti e convocou a segunda sessão extraordinária desse ano da Câmara Municipal de Fartura.
Realizada quinta-feira, a rápida reunião legislativa foi marcada pela aprovação por unanimidade do Projeto de Lei 31/14, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no valor de 1.092.000,00, destinado a registrar na contadoria e no orçamento a entrada de recursos provenientes de convênios firmados recentemente com o Governo do Estado.
O projeto em questão só não foi aprovado na sessão ordinária da semana passada, porque chegou sem a devida justificativa e os vereadores ficaram em dúvida devido ao volumoso valor a ser suplementado. As devidas explicações foram passadas aos vereadores pelo funcionário Sandro Saavedra, por designação do prefeito, na última terça-feira.
SOLENE – A Câmara Municipal realiza sessão solene a partir das 10 horas deste sábado, em comemoração ao aniversário de 123 anos de emancipação política e administrativa do município de Fartura, transcorrido em 31 de março. A data está sendo festejada com a realização da XXIV Exposição Municipal Agropecuária – Expofar 2014.

RELEMBRANDO - NOTAS POLÍTICAS

RECAPE DA VICINAL – O governador Geraldo Alckmin e o prefeito Tinho Bortotti assinaram no dia 24 de março, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, convênio destinado à recuperação e recapeamento da Vicinal Mário Covas, que interliga a cidade de Fartura ao atracadouro da balsa na divisa com o município de Itaporanga. A Secretaria de Logística e Transportes vai investir R$ 2 milhões nessa obra de 18,5 quilômetros, com recursos repassados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado de São Paulo. 
MAIS MÉDICOS – A Dra. Maria Helena já está atendendo o dia todo no Centro de Saúde de Coronel Macedo. Ela foi contratada pelo Ministério da Saúde através do programa Mais Médicos. Como contrapartida, a Prefeitura se responsabiliza apenas pelo pagamento do aluguel da casa onde a família está morando e pelo fornecimento de uma ajuda de custo. O salário de R$ 10.500,00 é pago pelo Governo Federal.
CHEGANDO MAIS – A Prefeitura de Fartura também se inscreveu no programa. Pediu dois clínicos gerais e foi atendida. Os profissionais chegam mês que vem, para atendimento exclusivo nas Unidades de Saúde. O mesmo aconteceu na cidade de Taguaí. O médico requisitado para atender Tejupá também chega em abril, mais precisamente no dia 16.
CARAVANA PAULISTA – O presidente Lula da Silva confirmou participação em eventos da Caravana Paulista que serão realizados em Sorocaba, São Carlos e Araçatuba. Coordenada pelo ex-ministro a saúde Alexandre Padilha, a Caravana Paulista está percorrendo o Interior em busca de subsídios para a elaboração do Programa de Governo do PT para o Estado de São Paulo.
 

VACA CAROL É A GRANDE CAMPEÃ DO TORNEIO LEITEIRO DA EXPOFAR


Com uma produção média de 21,41 kg de leite por ordenha, 42,83 kg por dia, a vaca Carol garantiu ao produtor Leandro Sini Pereira de Souza o troféu de Grande Campeão do XX Torneio Leiteiro da Expofar, com uma produção total de 128,50 kg em seis ordenhas.
Carol é uma vaca holandesa de sete anos, bastante dócil, cria da propriedade, com 90 dias de parida. É filha do touro London, da CRI Genética. Verdadeira campeã, que deu a Mario Sérgio pereira de Souza e Leandro Sini Pereira de Souza o troféu definitivo de Produtor Grande Campeão, devido às três conquistas seguidas.
O evento organizado pela Associação dos Produtores de Leite de Fartura e Região (Aplefar) contou com a participação de quatro produtores, provenientes das cidades de Fartura, Taguaí e Carlópolis, que dividiram R$ 12 mil em prêmios de forma igualitária.
Nesse ano Mário Sérgio e Leandro Souza conquistaram o primeiro lugar nas três categorias em que o torneio foi disputado. Confira as classificações:
Holandesa HPB: 1.º lugar – Carol, pertencente a Leandro S. P. de Souza, com 128,50 kg em seis ordenhas; 2.º lugar – Sara, pertencente a Marcio R. M. Castro, com 114,20 kg; 3.º lugar – Moleka, pertencente a Domingos B. V. Neto, com 105,80 kg.
Cruzada GIR/HPB: 1.º lugar – Neuza, pertencente a Leandro S. P. de Souza, com 117,85 kg em seis ordenhas; 2.º lugar – Monique, pertencente a Marcio R. M. Castro, com 106,90 kg; 3.º lugar – Brilhante, pertencente a Domingos B. V. Neto, com 103,35 kg; 4.º lugar – Dama, pertencente a Giovani Liutti, com 60,60 kg.
Novilha HPB: 1.º lugar – Maria, pertencente a Leandro S. P. de Souza, com uma produção de 87,40 kg em seis ordenhas; 2.º lugar – Bruna, pertencente a Domingos B. V. Neto, com 82,25 kg.
DETALHES – Integrante da comissão técnica, o veterinário Ricardo Garbelotto comentou que o Torneio Leiteiro não poder ser visto como uma simples competição, porque vai muito além, já que também tem por objetivo divulgar a qualidade genética do rebanho e mostrar o trabalho desenvolvido na propriedade, enfim, apresentar os avanços da pecuária leiteira em Fartura, Taguaí e municípios vizinhos.
Também organizador do evento, o veterinário agradeceu a colaboração dos parceiros e patrocinadores, sem os quais não seria possível realizar o torneio: Prefeitura Municipal, Cooperativa dos Suinocultores, Instituto Aequitas, Sebrae,  Capal, Tortuga, Semex, CRI, Casa da Roça, Lagoa da Serra, Maná Agropecuária e MSD Saúde. A Comissão Técnica foi integrada pelos veterinários Ricardo Garbelotto e Leandro Simi de Souza, o zootécnista José Antônio Mercadante Sela e o técnico agrícola Danilo Soldera.

terça-feira, 1 de abril de 2014

CÂMARA REJEITA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PAULO AMAMURA


A Câmara de Vereadores seguiu parecer desfavorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo e rejeitou por unanimidade a prestação de contas da Prefeitura Municipal de Fartura relativa ao Exercício de 2010, de responsabilidade do então prefeito Paulo Amamura.
O ex-prefeito enviou por escrito uma justificativa para os problemas apontados pelo TCE-SP, mas não compareceu e nem mandou representante para fazer a defesa oral no julgamento. Único a se manifestar na discussão da matéria, o vereador Luciano Filé comentou que apesar de o Tribunal de Contas ter se manifestado contrário à aprovação, a responsabilidade pela rejeição das contas é da Câmara Municipal, que o fez com consciência ante as graves irregularidades apontadas pelo TCE-SP.
POSTURA – Colocado em discussão e votação depois de vários pedidos de vistas, o projeto de lei complementar que atualiza o Código de Posturas do Município de Fartura (PLC 03/14) foi aprovado por unanimidade, com sete emendas objetivando o aperfeiçoamento do texto final.
Esse projeto trata da instituição de normas disciplinadoras da higiene, ordem, segurança, costumes e bem-estar comunitário, do funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços, bem como das correspondentes relações jurídicas entre os munícipes e a municipalidade, entre outros assuntos.
PÓS-GRADUAÇÃO – Também aprovado por unanimidade, o PLC 07/14 autoriza o Executivo a conceder termo de permissão de uso a título precário de duas salas de aula da Emef Professor Miguel de Góes Vieira, para o Centro de Estudos Jacareí Ltda (Cejac) ministrar cursos de pós-graduação em parceria com a Faculdade Aldeia de Carapicuíba – Falc.
ATERRO – Os vereadores ainda aprovaram o PL 30/14, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 110 mil, destinado à aquisição de um alqueire de terra no bairro Barra Mansa, para instalação de aterro sanitário.
AUXÍLIO – Por fim foi aprovado o PL 32/14, que altera o quadro anexo da Lei 1.936/2013, para permitir o repasse de R$ 4.593,60 ao Fundo Municipal de Assistência Social, para atendimento de assistência à pessoa portadora de necessidade especial, com recursos provenientes do excesso de arrecadação mediante repasse governamental.
REQUERIMENTOS - A vereadora Daniela Viana e os vereadores Fernando Pitukinha, Flavio Cateto e João Massaruti aprovaram o encaminhamento de requerimentos ao prefeito Tinho Bortotti, solicitando relação atualizada dos cargos em comissão, com discriminação de função, salário e escolaridade; cópias dos empenhos, requisições e notas fiscais referentes aos empenhos do número 5070 ao número 5080.
Também requereram informações sobre previsão para realização de concurso público, licitação para contratação de serviço de segurança e existência de projeto para controle de zoonoses no município.
Fernando Pitukinha, por sua vez, requereu informações sobre andamento do projeto do parque linear, cópia do processo licitatório que culminou na contratação da empresa Evandro ME para prestação de serviços em 2013 e 2014 e cópia de todas as portarias e decretos baixados de janeiro de 2013 a março de 2014.
SESSÕES – A próxima sessão ordinária será realizada no dia 09 de abril, com participação aberta aos munícipes que quiserem acompanhar de perto o trabalho dos vereadores, em especial daqueles em quem votou.
No próximo sábado será realizada sessão solene de comemoração do aniversário de 123 anos de emancipação do município de Fartura. A segunda sessão ordinária do mês de abril foi transferida para o dia 26.

INDICAÇÕES PARA AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS DO PREFEITO


Indicação 19/14 – manter contato com a concessionária Elektro, objetivando a instalação de iluminação pública na Rua Ireno Ferreira Duarte – Maryel Garbelotti.
Indicação 20/14 – providenciar a contratação de médico oftalmologista para atender a população no Centro de Saúde – Maryel Garbelotti.
Indicação 21/14 – determinar a recuperação da iluminação do trevo na entrada da cidade pela Rua Gerônimo de Andrade p Carlos Rizzo.
Indicação 22/14 – providenciar a instalação de placa indicando trânsito de mão única nas ruas da Vila Romano – Maryel Garbelotti.
Requerimento 29/14 – fornecer terreno para a Terceira Idade construir um barracão de festas e atividades diversas – Fernando Pitukinha.

 

RELEMBRANDO - NOTAS ECONÔMICAS


GERAÇÃO DE EMPREGOS - Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que o Brasil criou 260.823 novas vagas de trabalho com carteira assinada no mês de fevereiro. Esse saldo é o resultado de 1.989.181 contratações e 1.728.358 demissões. Em fevereiro desse ano foram geradas mais que o dobro de fevereiro do ano passado. Em relação as 29.595 vagas formais de janeiro, a alta é de quase nove vezes.
DADOS ACUMULADOS - No acumulado do ano, já são 302.190 novas vagas de emprego com carteira assinada, número que deve aumentar com o registro das informações envidadas fora de prazo ao Caged pelas empresas. De acordo com o Ministério do Trabalho, de janeiro de 2011 a fevereiro de 2014, ou seja, no Governo Dilma, foram criadas 4.792.529 de novos posto de trabalho regulares no Brasil.
DESEMPREGO IBGE - A Pesquisa Mensal de Emprego divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada mostra que a taxa de desemprego segue estável no Brasil. Em fevereiro ela ficou em 5,1%, com leve alta em relação aos 4,8% de janeiro, em reflexo à dispensa de temporários. Trata-se do menor nível para o mês desde o início da série histórica, em 2002. Em fevereiro do ano passado, o desemprego havia sido de 5,6%. 
DESEMPREGO DIEESE - O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) também pesquisam a taxa de desemprego no Brasil. Mas utiliza metodologia diferente do IBGE, por isso o resultado é diferente. O total de desempregados nas regiões pesquisadas foi de 2,158 milhões de trabalhadores, para uma taxa de 10,3%. O levantamento é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Fortaleza.
ABATE RECORDE – Impulsionado por preços convidativos que aumentaram a demanda interna e pela retomada sustentável das exportações, o abate de frangos, bovinos e suínos bateu recorde em 2013 no Brasil, segundo a Pesquisa do Abate de Animais, Aquisição de Leite, Couro e Produção de Ovos do IBGE. Foram abatidas 34,4 milhões de cabeças de gado - +16,6%, 36,1 milhões de cabeças de suínos - +0,2% e 5,6% bilhões de cabeças de frango - +6,8%. O País ainda registrou recorde na aquisição de leite, com 23,6 bilhões de litros - +5,4%. A produção de ovos de galinha foi de 2,7 bilhões de dúzias (+1,7%) e a aquisição de couro somou 38,436 milhões de unidades – +9,2%.
INFLAÇÃO NA META EXPANDIDA - Medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação oficial fechou o mês de fevereiro com alta de 0,69%, contra os 5,5% apurados em janeiro. Em fevereiro do ano passado, a taxa de inflação tinha ficado em 0,6%. Nos últimos 12 meses, alta acumulada dos preços é de 5,68%, ainda dentro da meta expandida de 6,5% ao ano. Considerando a inflação acumulada em janeiro e fevereiro, o índice está em 1,24%, uma taxa menor do que os 1,47% registrados no primeiro bimestre do ano passado. A meta do Governo é manter a alta dos preços em 4,5% ao ano, mas há tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O IPCA mede a inflação para as famílias com renda de um a 40 salários mínimos nas principais regiões metropolitanas do País.