terça-feira, 5 de outubro de 2010

SERÁ QUE MARINA CONSEGUE MESMO TRANSFERIR SEUS VOTOS?

Muita gente duvidava no início da campanha que Lula pudesse transferir a Dilma os votos necessários para transformá-la numa candidata competitiva.
Os mais de 47 milhões de votos provam que sim. Com 80% de aprovação popular, Lula conseguiu transferir 47% dos votos válidos para Dilma.
Mas será que Marina tem força para convencer seus eleitores da mesma forma que Lula? Qual é a aprovação da Marina? Na eleição ela conseguiu 19% de simpatia, mais de 19 milhões de votos.
Uma façanha e tanto! Mas de quem são esses votos? De Marina? Do PV? Dos católicos? Dos evangélicos? Dos contra o aborto? Ou de quem não vai com a cara nem de Dilma ou muito menos do Serra? Ou ainda de quem prefere uma terceira via para contrapor PT e PSDB?
De tudo um pouco, principalmente daqueles que não se simpatizam com nenhum dos dois candidatos que chegaram ao segundo turno e daqueles que querem uma terceira via.
Vale lembrar que os verdes do Rio e de São Paulo já votaram com Serra no primeiro turno. Eles não acreditavam em Marina e, com certeza, vão repetir a dose no segundo. Portanto, a tendência é de que muitos dos descolados eleitores de Marina votem em branco, anulem o voto ou nem compareçam para votar.
Principalmente se fizer um dia ensolarado. Afinal, 31 de outubro, a data do segundo turno, fica entre os feriados do dia do servidor público (quinta) e do dia de finados (terça). Os descolados, com certeza, vão preferir a praia. Ou a tranqüilidade de uma cidadezinha do Interior, de preferência com praia, como Fartura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário