Realizada dias 20 e 21 de maio, a pesquisa Datafolha divulgada no final da semana registrou o mesmo fenômeno detectado no início do mês pelos institutos Sensus e Vox Populi: ascensão da pré-candidata Dilma Rousseff (PT) e queda do pré-candidato José Serra (PSDB).
Em campanha desde quando se lançou candidato à Prefeitura de São Paulo, o ex-governador tucano chegou a liderar a corrida presidencial com mais de 30 pontos de vantagem sobre a petista no ano passado. Segundo o Datafolha, essa diferença já não mais existe, pois os dois principais pré-candidatos à Presidência da República despontam empatados com 37% das intenções de voto. Marina Silva (PV) aparece com 12%. Em relação à pesquisa de abril, Dilma subiu sete pontos, Serra caiu cinco e Marina se manteve no mesmo patamar.
Na intenção de voto espontânea, Dilma subiu de 13% para 19%. Serra saltou de 12% para 14%. A rejeição da petista caiu de 24% em abril para 20% em maio. O índice dos que rejeitam Serra oscilou de 24% para 27%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Os eleitores indecisos somam 9% e 5% dos entrevistados disseram que pretendem anular o voto ou votar em branco. De oito candidatos de partidos menores, apenas José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU) atingem 1%. Nessa consulta Dilma e Serra empatam em 36%. Marina aparece com 10%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário