Dom Luiz Demétrio Valentini, bispo de Jales, despontou na durante a 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, em Brasília, como uma voz destoante dos religiosos fundamentalistas de religiosos da Igreja Católica, que querem condenar todo o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos – PNDH.
Para Dom Valentini, parte dos bispos vê o plano como uma provocação e quer condenar em bloco todo o PNDH-3. Ele disse temer que seja fechado um documento marcado pelo fundamentalismo, pois para ele o plano de direitos humanos traz muitos avanços.
“A gente percebe que existe um patrulhamento externo, mandam-nos centenas de e-mails, invocando o Evangelho para condenar em bloco o plano, para mandar o Presidente para o inferno e mais não sei quem junto”, justificou Dom Valentini. “Parece que alguns bispos se sentem mais motivados por esse tipo de posicionamento, que para mim é caracterizado por um fundamentalismo incompatível com os nossos tempos”, complementa.
Alguns itens mais polêmicos do PNDH-3 foram amenizados na terceira versão do plano, divulgada quinta-feira pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos. As maiores pressões partiam da Igreja Católica, das Forças Armadas, do Império da Mídia e da Confederação da Agricultura e Pecuária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário