sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PT É O PARTIDO PREFERIDO POR UM QUARTO DOS ELEITORES BRASILEIROS

Partido mais popular do país desde o ano 2000, o PT é apontado como a legenda preferida por 25% dos eleitores, patamar mais alto de sua história, conforme pesquisa do DataFlolha.
O PT é exceção quando o assunto é preferência partidária. Metade dos eleitores declara não ter nenhum partido predileto. As demais siglas têm índices bem menores. O segundo colocado é o PMDB, com 7%, seguido pelo PSDB, com 5%.
O segredo do PT é a organização partidária, a defesa dos interesses da população mais carentes e a ligação com os movimentos sociais e populares. Ou seja, o PT é um partido das massas, tem cheiro de povo trabalhador, segundo especialistas que opinaram na matéria de onde saíram esses dados. Mas também tem a simpatia de empresários. Hoje o PT também está presente também nos grotões e não apenas nos grandes centros urbanos.
A denúncia do mensalão fez a preferência despencar para 15% em fevereiro de 2006. Mas logo a confiança começou a voltar e em dezembro de 2009 o PT atingia 25% de preferência popular, valor que permanece estável desde então.
Preferência tem muito ver com eleição e com votação, apesar de partidos sem tanta preferência conseguir eleger boas bancadas e até mesmo executivos. Mas se a correlação histórica for mantida, o PT poderá eleger mais de cem deputados federais. Ainda pode aumentar a quantidades de deputados estaduais, elevar a bancada de senadores, turbinar ainda mais a candidatura de Dilma Roussef à Presidência da República e empolgar a candidatura de Aloizio Mercadante ao Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário