O vereador Ernesto Albuquerque (Avaré) e o jornalista Maércio Garbelotti (Fartura) representaram o PT da região na recepção ao ministro da saúde Alexandre Padilha |
O ministro da saúde Alexandre Padilha (PT) participou no final da semana passada da solenidade de inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional Vale da Jurumirim – Samu Jurumirim, cuja base central fica na cidade de Avaré, mais precisamente à Rua à Lázaro do Amaral Leite, 394, no Jardim São Luiz.
O Samu 192 é uma ação de atendimento médico emergencial do Governo Federal que integra o programa Saúde Toda Hora, responsável pela organização da Rede de Atenção às Urgências do Serviço Único de Saúde – SUS.
Criado em 2003 e agora estendido à região Sudoeste do Estado, o Samu 192 está presente em 15 municípios. São eles: Avaré, Arandu, Barão de Antonina, Cerqueira César, Coronel Macedo, Fartura, Iaras, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba e Tejupá.
Alguns desses municípios receberam ambulâncias com equipamentos de atendimento básico – Unidades de Suporte Básico – USB. Em cidades estratégicas foram instaladas Unidades de Suporte Avançado – USA. Essas unidades possuem duas ambulâncias, uma simples e outra equipada com Unidade de Terapia Intensiva – UTI Móvel. Também possuem salas para estabilização de pacientes até a remoção a um centro mais avançado, se for o caso.
DIA E NOITE – Esse programa ainda permitirá às cidades sem hospital ou pronto-socorro o atendimento emergencial noturno. Nas cidades com hospital ou pronto-socorro, o atendimento de urgência e emergência será aprimorado, dependendo do interesse político do prefeito e da disponibilidade financeira da Prefeitura.
Além de fornecer a ambulância e os equipamentos da sala de estabilização, o Ministério da Saúde também repassará recursos para cobrir 50% dos custos. Às prefeituras caberá cota de 25%. O Estado deveria se responsabilizar por mais 25%, mas São Paulo não aderiu ao programa, sobrecarregando prefeituras.
MUITO MAIS – Ao fazer uso da palavra, o ministro Alexandre Padilha frisou que o Samu vai muito além de um simples programa de distribuição de ambulâncias. “É importante você também fornecer ambulâncias para os municípios, mas o que nós estamos entregando aqui na região de Avaré não são apenas 10 novas ambulâncias. O que nós estamos entregando é um serviço especializado de atendimento à população para urgência e emergência”, frisou, lembrando que até o motorista que integra uma equipe do Samu é treinado e capacitado.
Normalmente uma equipe do Samu é integrada por condutor socorrista, técnico de enfermagem, enfermeira e médico socorrista, todos treinados no atendimento a vítimas de acidentes. “Com o Samu o tratamento começa dentro da ambulância, porque nós sabemos que o primeiro segundo, o primeiro minuto, a primeira meio hora de tratamento é por demais importante. Então, com o Samu estamos ganhando um precioso tempo no salvamento de vidas”, complementou Padilha.
Mas o atendimento vai muito além do que o socorro a vítimas de acidentes de trânsito, domésticos ou do trabalho. As ambulâncias do Samu também atendem ocorrências de problemas cardio-respiratórios e cardio-vasculares, intoxicações, trabalho de parto com risco e transferência inter-hospitalar urgente. Enfim, uma série de casos onde a rapidez e a eficiência no atendimento pode significar o salvamento de uma ou mais vidas.
Ainda como explicou Alexandre Padilha, a ligação gratuita para o 192 do Samu não é uma ligação como outra qualquer. “Já é o início do atendimento, porque quem atende na Central de Regulação não é uma telefonista. É um profissional de saúde que já começa a decidir qual a melhor ambulância para fazer esse atendimento, qual a melhor equipe, qual o melhor hospital para encaminhamento, já começa a reservar o leito... Então, precisamos fazer uma campanha para evitar trotes ao 192 do Samu”, concluiu.
Além do ministro Alexandre Padilha e do prefeito Rogelio Barcheti, também fizeram uso da palavra o médico coordenador Rodrigo Macarielli, a vereadora Marialva Biazon e o deputado federal Milton Monti. Prefeitos presentes: Rogélio Barcheti (Avaré), Paulo Cidoca (Arandu), Luiz Paschoal (Itaí), José Tonon (Cel Macedo), Miderson Milléo (Taquarituba), Valtinho Boranelli (Tejupá) e Toshio Misato (Ourinhos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário