Por Tadeu de Oliveira
Além de indicar o agricultor e ex-vereador Tinho Bortotti como pré-candidato tucano nas eleições municipais de outubro próximo, a eleição prévia entre os filiados derrubou a máscara que sempre encobriu os interesses do partido e mostrou a verdadeira cara do PSDB no município de Fartura.
Um partido a serviço dos interesses do ex-prefeito Jurandi Dognani que usou de todo tipo de artimanha para fazer prevalecer a vontade da Executiva partidária. A começar pela falta de ética da diretoria, que tinha a incumbência de conduzir a prévia e deveria permanecer neutra, apesar das posições pessoais.
Mas o que se viu foi uma campanha aberta da diretoria em prol da candidatura vencedora, patrocinada pelo grande líder Jurandi. A distribuição de diferentes listas de filiados foi o mal menor, pois a diferença se resumiu a quatro ou cinco nomes. O problema maior foi a agressão gratuita à honra e idoneidade moral de um dos postulantes à indicação partidária.
Na campanha interna – nem tanto assim, porque vazou nas redes sociais – a idoneidade do candidato Maryel Garbelotti foi pisoteada e denegrida de forma vil, rasteira e traiçoeira, bem ao jeito tucano de fazer política eleitoral. Falaram cada barbaridade do moço... Coisa que os detratores, pelo jeito costumam fazer e pensam que todo mundo é igual!
Mas se esquecem que existe muita gente, mesmo na política, que se orgulha de ser íntegro, ético e honesto. Esse PSDB que se viu nas prévias é o verdadeiro PSDB, aquele posa de santinho em público, mas na hora que o calo aperta deixa cair a máscara e mostra a verdadeira face.
Maryel, com certeza, deve estar sentido nesse momento o gosto amargo da traição, do jogo rasteiro, sem o mínimo pudor e com interesses mais do que escusos que caracteriza a tucanalha. Porém, claro para quem acompanha a política de perto. Mas, como homem íntegro e político ético que é, está guardando tudo com ele. Nem com o pai, seu maior confidente, ainda se abriu, ao que se sabe.
É por essas e outras que o PT evita a todo custo fazer coligações tendo o PSDB como cabeça de chapa. Paulo Surubi já foi convidado por Tinho Bortotti, mas, conhecedor profundo do principal adversário, o PT sabe que se fizer acordo para apoiar um candidato tucano esperando receber apoio na eleição seguinte, vai ficar a ver navios.
Até porque, PT e PSDB são como água e óleo em se tratando de políticas públicas. Um pensa no social, outro no pessoal. Um procura se firma como partido político, outro como legenda eleitoral. A prévia tucana farturense deixou isso bem claro!
* Egresso de Faculdade de Administração com ênfase em Comércio Exterior, formado e diplomado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, Tadeu de Oliveira é analista político, econômico e esportivo.
O senhor que se diz tão ético ,mas não passa de um puxa saco do PT e do Lula.
ResponderExcluirEis a palavra de um jovem militante tucano e admirador do senhor Jurandi Dognani o melhor prefeito que fartura teve nos ultimos 20 anos.
Tambem acho que o Maryel seria uma melhor opção pra prefeitura de fartura