quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

NOTÍCIA DA MORTE DE NAVARRO ENTRISTECE TORCEDORES BAURUENSES E UMA GERAÇÃO DE FARTURENSES

Goleiro do Noroeste de Bauru em sua época de ouro nos anos 1960 e professor de educação no Trombi de Fartura na década de 1970, Roberto Silva Navarro faleceu no início da tarde da última quarta-feira, 25 de janeiro, aos 72 anos de idade, vítima de insuficiência respiratória.
“Professor Navarro era uma cara fantástico, ele revolucionou as aulas de educação física”, lembra João Batista Lucarelli, o João Vaca, que na época trabalhava na secretaria da então Escola Normal e Ginásio Estadual (ENGE) Monsenhor José Trombi, em Fartura.
Professor recém-formado em Educação Física, o ex-goleiro Navarro assumiu o lugar do também saudoso Roberto Moreira e com passar do tempo ainda exerceu o cargo de assistente de diretoria. Também foi responsável pelos ensaios da fanfarra que tanto sucesso fazia na época.
FEZ GOL – Navarro assumiu o gol do time titular do Noroeste em 1956, aos 17 anos de idade. Logo virou ídolo da torcida, pois dava segurança ao esquadrão que fez história no futebol paulista no início da década de 1960.
Também jogou na Ferroviária (Araraquara), Linense (Lins), Ferroviária (Assis) e Náutico (Recife), antes de retornar a Bauru para encerrar a carreira de futebolista aos 33 anos e iniciar a de educador de práticas desportivas.
Considerado o melhor goleiro que já defendeu o Noroeste, Navarro colecionou vários feitos históricos nos gramados. O principal deles, em 1961, no Estádio Alfredo Castilho, em Bauru, contra o Taubaté, quando cobrou um tiro de meta e marcou o primeiro gol de um goleiro que se tem notícia no Brasil.
“Na hora, a torcida não comemorou, ficou em silêncio. Também demorei pra acreditar no que tinha feito”, lembrou, em entrevistas aos jornais Bom Dia e Jornal da Cidade, concedidas no ano passado. Em entrevista a Jô Soares para falar sobre o Centenário do Noroeste, falou mais sobre a convivência com Pelé, que costumava enfrentar nos campos de várzea de Bauru. “Ele jogava no Baquinho e eu no Internacional, Gerson França, União, Turino... Como profissional tomei muitos gols deles, nem lembro quanto”, revelou.
Professor Navarro se aposentou em 2009, depois de trabalhar como 35 anos como educador físico na Faculdade de Odontologia de Bauru, ligada à Universidade de São Paulo. Seu ingresso na FOB/USP foi logo depois de se mudar de Fartura. Navarro também desenvolveu importante trabalho de reabilitação no Centrinho, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, referência internacional no atendimento a portadores de fissuras labiopalatais e malformações craniofaciais.

Um comentário: