quarta-feira, 22 de agosto de 2012

RELEMBRANDO - NOTAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS

APROVAÇÃO DILMA – Apesar de ter oscilado dois pontos percentuais abaixo do índice apurado em abril, a taxa de aprovação do Governo Dilma Rousseff se mantém em um elevado índice de 62%, conforme nova pesquisa do instituto Datafolha. Ou seja, para 62% dos brasileiros a gestão está sendo boa ou ótima. Outros 30% a consideram regular e apenas 7% reprovam o atual governo. Se somados os índices de bom ou ótimo e regular, a aprovação do Governo Dilma chega a 92%.
NUNCA NA HISTÓRIA – Como que parodiando o ex-presidente Lula, o analista do Datafolha destacou que este é um dos maiores índices de aprovação de um governo “na história – desse país” após um período de um ano e oito meses de mandato. Perde apenas para o próprio Lula, que chegou a 64% de aprovação em agosto de 2008.
OUTROS DADOS – A pesquisa foi realizada em 9 de agosto com 2.562 eleitores de 159 municípios do país. Sua margem de erro de dois pontos percentuais. A maior aprovação de Dilma está no Nordeste: 68%. No Sul o índice bom ou ótimo cai para 54%. Considerando a renda familiar, o maior índice de aprovação do atual governo concentra-se entre os brasileiros que recebem até dois salários mínimos, 66%.
EMPREGOS EM JULHO – Levantamento do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho registra a criação de 142.496 vagas formais de trabalho em julho. Um resultado 18,31% melhor do que o de junho, quando foram gerados 120.440 novos empregos. E 1,37% superior aos 140.563 novos postos abertos no mesmo mês do ano passado.
ACUMULADO DO ANO – O saldo de julho é o resultado de 1.753.241 admissões e 1.610.745 demissões. No acumulado do ano foram gerados 1.232.843 postos de trabalho com carteira assinada e, em 12 meses, o Brasil gerou 1.538.472 empregos formais.
OVNIS NA PARADA – Balanço da Lei de Acesso à Informação no âmbito da Controladoria Geral da União mostra que o brasileiro tem muito interesse em objetos voadores não identificados, os famosos Ovnis. Foram 35 pedidos de documentos que comprovem ou não a existência deles.
QUESTÕES PESSOAIS – Em três meses de vigência da LAI, o Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-Sic) da CGU recebeu 25.065 pedidos formulados pelo cidadão, dos quais 89,97% foram respondidos. Demandas pessoais, como aposentadoria, questionamento de decisões judiciais ou insatisfação com exonerações, por exemplo, figuram entre os pedidos mais comuns.
OUTROS ASSUNTOS – Do total de pedidos feitos nos três meses de vigência da Lei de Acesso à Informação, ainda segundo o levantamento da CGU, a maioria (2.778) diz respeito à Susep (Superintendência de Seguros Privados), em seguida aparecem o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), com 1.788 pedidos, e o Banco Central, com 1.067 pedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário