quarta-feira, 11 de setembro de 2013

RELEMBRANDO - NOTAS POLÍTICAS


GOVERNO DILMA - Pesquisa do instituto MDA para a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra que a avaliação positiva do governo da presidenta Dilma Rousseff passou de 31,3% em julho para 38,1% em setembro – 30,9% como bom e 7,2% como ótimo. Outros 39,7% o avaliaram como regular e 21,9% disseram que é ruim (10,1%) ou péssimo (11,8%). Não responderam: 0,3%. No cômputo geral, o Governo Dilma desfruta de 77,8% de aceitação popular: 7,2% ótimo + 30,9% bom + 39,7% regular = 77,8%.
 AVALIAÇÃO PESSOAL - O percentual de aprovação pessoal da presidente ficou em 58%, contra os 49,3% de julho. A desaprovação a Dilma em setembro ficou em 40,5% contra 47,3% que a desaprovavam em julho. No levantamento atual, 1,5% não souberam ou não responderam sobre o desempenho pessoal de Dilma. Em junho, a aprovação pessoal somava 73,7%.
ELEITORAL ESPONTÂNEA - Segundo a pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes), Dilma Rousseff (PT) tem 16% das intenções de voto. O ex-presidente Lula da Silva (PT) aparece em segundo com 9,7%, seguido pela ex-senadora Marina Silva (Rede) com 5,8%, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) com 4,7%, o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) com 1,6%e o ex-governador José Serra (PSDB) com 1%.
ELEITORAL ESTIMULDADA - Na intenção de voto estimulada (quando os nomes são apresentados), Dilma lidera no cenário mais provável com 36,4% das intenções de voto, seguida por Marina com 22,4%, Aécio com 17% e Eduardo Campos com 5,2%. A presidenta lidera em outros três cenários em que aparece e também venceria os adversários num hipotético segundo turno.
DADOS DA PESQUISA - O levantamento MDA/CNT divulgado terça-feira ouviu 2.002 pessoas entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. As entrevistas foram realizadas em 135 municípios de 21 unidades da federação nas cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Entre os entrevistados, 21,9% disseram que querem que o PT se mantenha na Presidência da República. O PSDB, em segundo, foi citado por 4,5% dos ouvidos.
MAIS MÉDICOS – A mesma pesquisa MDA/CNT mostra que 73,9% dos entrevistados são a favor da contratação de médicos estrangeiros pelo programa Mais Médicos, lançado pelo Governo Federal para levar médicos aos às localidades carentes de assistência profissional na área da saúde.
MAIS SETE PARTIDOS - Além da Rede Sustentabilidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa pedido pra o registro de outros seis partidos políticos: Aliança Renovadora Nacional (Arena), Partido Liberal Brasileiro (PLB), Partido Novo (Novo), Partido Pirata do Brasil (Piratas), Partido Republicano da Ordem Social (Pros), Partido Republicano da Ordem Social (Pros), Solidariedade- sem sigla.
PRAZO ESTREITANDO - Para que esses partidos possam participar das eleições gerais do ano que vem, os registros precisam ser deferidos até o dia 2 de outubro. O mesmo prazo vale para quiser trocar de agremiação partidária, porque a legislação exige no mínimo um ano de filiação.
PPS BUSCA OPÇÃO - Como José Serra (PSDB) ainda não se manifestou sobre o convite para ingressar no PPS e obter legenda para a disputa da Presidência da República, o presidente Roberto Freire informou que o partido vai buscar outra opção dentro da opção. Ou seja, negociar apoio às pré-candidaturas do governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) e da ex-senadora acreana Marina Silva (Rede). O prazo para completar um ano de filiação e poder participar das eleições do ano que vem termina em 2 de outubro. Serra não gostou da esnobada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário