quarta-feira, 13 de abril de 2011

FERNANDO HENRIQUE ASSUME POSIÇÃO ELITISTA DO PSDB AO DESDENHAR DO POVÃO

Num recado claro e direto para a oposição demo-tucana ao governo nacional petista, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirma em artigo para a revista Interesse Nacional que se quiser retomar o poder, o PSDB precisa deixar de lado a compaixão pelos pobres e investir ainda mais nas elites que sempre se identificaram com o partido. “Enquanto o PSDB e seus aliados insistirem em disputar com o PT a influência sobre os ‘movimentos sociais’ ou o ‘povão’, falarão sozinhos”, diz um trecho do artigo antecipado pela Folha. Esse artigo será publicado quinta-feira e poderá ser acessado na íntegra pelo endereço www.interessenacional.uol.com.br. No entender de FHC, a oposição demo-tucana deve abandonar as camadas mais pobres e investir na população que está ascendendo à classe média graças à estabilidade econômica conquista por seu governo e às políticas de inclusão social intensificadas ao longo do Governo Lula. Porém, se esquece que essa dita nova classe média reconhece o feito de Lula e tende a votar em gente ligada a ele, como fez com Dilma Rousseff. Ou melhor, Fernando Henrique tem ciência disso, tanto que fez questão de explicitar essa preocupação em seu artigo: “Dilma, que com estilo até agora contrastante com o do antecessor, pode envolver parte das classes médias”. Ao completar a frase, Fernando Henrique desdenha do reconhecimento da nova classe média – ou classes médias, como ele diz, aos avanços do Governo Lula ao afirmar que “a despeito dos êxitos econômicos e da publicidade do governo anterior (as classes médias), mantiveram certa reserva diante de Lula”. Se fosse assim, a coligação demo-tucana de Serra teria vencido a eleição. Mas a verdade é que a eleição só foi para o segundo turno devido à boataria sobre a defesa do aborto espalhado pela Igreja Católica e ao efeito Marina Silva, caso contrário a vitória petista de Dilma seria esmagadora, até humilhante.

6 comentários:

  1. Defender a elite é defender o capitalismo selvagem. Sei que FHC quer ganhar espaço novamnete para suas forças...sua politica neoliberal foi suplantada pela esqauerda petista ,haja visto melhor salario minimo, nivel de vida de milhões foi alterado pois tiveram mais créditos na praça e estudantes carentes frequnetando Faculdades e universidades.
    OBS; Em artigo de Emir Sader no site PHS, diz que a RIQUEZA ACUMULADA DE 432 FAMILIAS EQUIVALE A DE 3 BILHÕES DE PESSOAS DO PLANETA. Capitalismo é bom? Elite é bom? O CAPITALISMO é uma via mas tem que ser distributivo.

    ResponderExcluir
  2. É a famosa "massa cheirosa" citada pela porta-voz do PIG no processo eleitoral. Esperamos que nossos companheiros do sudoeste paulista tenham discernimento para entender que é fundamental termos candidatos defensores do ideário socialista (fase avançada do capitalismo) em nossa região.
    Até a vitória.

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante fazermos algumas ponderações, para que não distorçamos o que realmente foi dito e suas consequências.

    Em primeiro lugar, o comentário do amigo Antonio Mendes afirma que a politica neoliberal de FHC foi suplantada pela esquerda petista. Alguém aqui é capaz de afirmar, com absoluta confiança, que o governo Lula foi de esquerda? Porque se alguém afirmar isso, tem que rever os seus conceitos do que realmente seja um ideal político esquerdista. Lula pode não ter sido neoliberal, mas foi muito menos de esquerda. Idem para Dilma, de quem estou apreciando muito o inicio de governo.

    O professor Alex, que estimo muito, clama por candidatos que defendam o socialismo, que o mesmo chama de fase avançada do capitalismo. Não acha que para isso o próprio PT devia defender tais idéias? Sabemos que não é o que acontece.

    Finalmente, quando o autor do presente Blog, que constantemente leio, afirma que "FHC afirma em artigo para a revista Interesse Nacional que se quiser retomar o poder, o PSDB precisa deixar de lado a compaixão pelos pobres e investir ainda mais nas elites que sempre se identificaram com o partido", estaria ele fazendo um juízo de valor pessoal ou fazendo uma interpretação extensiva-petista do que realmente foi dito por FHC? Penso que em momento algum foi dito ou pensou em se pensado algo no sentido de por fim à "compaixão" às classes que vivem às margens da sociedade. Até porque esse não é um sentimento legítimo de estadistas. O que um político realmente deve ter é responsabilidade social.

    Por último, afirmar que são as elites as únicas camadas que se identificam com o PSDB é deixar de lado toda uma luta histórica de homens como Mário Covas e Tancredo Neves, que foram indispénsáveis para a redemocratização e verdadeira justiça social nesse país.

    ResponderExcluir
  4. Que bom termos o Vitor Hugo participando dos debates no blogdomaercio. Grandes temas devem nortear nossa ação. A compaixão pelos descamisados é arma da burguesia para represar o sentimento classista no povo trabalhador. Povo politizado é povo livre. Os partidos são fundamentais para o aperfeiçoamento da sociedade. Nosso partido surgiu da necessidade de o povo trabalhador ter participação efetiva no processo político e para isso está aberto à todos os setores da sociedade, pois classes só existem duas: Os explorados e os exploradores e o nosso partido é o porta voz legítimo do proletariado, agora em relação as outras siglas.......

    ResponderExcluir
  5. Beleza moçada, o blog veio para isso, fomentar discussão!Então, aqui vão mais três considerações sobre o tema:

    “Sinceramente não sei como alguém estuda tanto e depois quer esquecer o povão. O povão é a razão de ser do Brasil. E do povão fazem parte a classe média, a classe rica, os mais pobres, porque todos são brasileiros” , essa resposta de Lula diz tudo.

    Por falar em Fernando Henrique, o ex-presidente vai completar 80 anos de junho. E o PSDB pretende homenageá-lo promovendo cerimônia em Brasília e seminário em São Paulo, seguido de uma grande festa. Resta saber se para o povão ou para a massa cheirosa da Cantanhede.

    Caro Vitor, quanto ao juizo de valores desse blogueiro, confesso que às vezes me confundo, pois o lulopetismo faz parte da minha vida há 33 anos, desde antes da fundação do PT, da qual participei. Obrigado por prestigiar o blog, um espaço democrático.

    ResponderExcluir
  6. Caros amigos,

    É sempre um prazer compartilhar as opiniões com pessoas como vocês!

    Parabéns pelo Blog.

    Abraço

    ResponderExcluir