quinta-feira, 13 de outubro de 2011

FAUNA FARTURENSE – JACARÉ

Foto: Li Santos
Esse jacaré de grande porte foi flagrado tomando sol às margens de um açude à beira da Vicinal Caieira – Areias, bem próximo à cidade de Fartura. Muito provavelmente se fazendo de morto à espreita de um marrequinho que procurava alimento para sobreviver sem saber o perigo que corria. Para sorte da ave, a lei natural do mais forte não prevaleceu nesse caso. Mas o bicho, com certeza – confirmado pelo porte enorme – não está passando fome, pois o tal açude é rico em peixes e suas margens em pequenos animais. Até capivara tem por ali.
Em Fartura, jacarés como esse são encontrados com certa frequência em vários bairros de sua zona rural. Porém, por sermos leigos em biologia, não foi possível identificar com certeza a qual espécie pertence.
Pode ser tanto o jacaré-do-pantanal (Caimam crocodilus yacare) como o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman letirostris). Ambas habitam a parte centro-sul do Brasil, norte da Argentina e todo o Paraguai.
Alimentam-se de principalmente peixes e outros vertebrados aquáticos e também de invertebrados, como caramujos e insetos. Também devoram aves e pequenos animais que não conseguem escapar de seu bote. Suas fezes servem de alimentos para peixes.
Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol, como esse da foto. Podem atingir até 3 metros e viver perto de 50 anos. O período de reprodução é entre janeiro e março, época de chuvas. Põem entre 30 e 60 ovos por ninhada.
O jacaré-do-papo-amarelo tem cor é esverdeada, quase pardo, com o ventre amarelado, o focinho largo e achatado.
Já o padrão de coloração do jacaré-do-pantanal é bastante variado, com faixas transversais amareladas, principalmente na cauda. Tem a cabeça larga e arredondada.
Infelizmente, ambas espécies estão na lista de animais em extinção do Ibama, mas a criação em cativeiro tende a fecham o mercado para caçadores e preservar a espécie.
    

Um comentário:

  1. se tivessemos uma administração publica competente esta linda foto seria um dos cartões postais da sonhada estancia turisca de Fartura .vocês não acham????????

    ResponderExcluir