sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

MELHOR CAFÉ DO BRASIL É PRODUZIDO EM TEJUPÁ POR JOSÉ ROMEU FÁVARO

O café de melhor qualidade produzido no Brasil na safra desse ano é proveniente do município de Tejupá, mas precisamente da Estância Tijuco Preto, pertencente ao cafeicultor José Romeu Aith Fávaro, cuja amostra de café cereja descascado foi classificada em primeiro lugar no 8.º Concurso Nacional de Qualidade do Café, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café – Abic.
O resultado do concurso foi divulgado quarta-feira, na cerimônia de lançamento da 9ª. Edição dos Melhores Cafés de São Paulo - Safra 2011, realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. “O melhor café de São Paulo, o de melhor qualidade, é do município de Tejupá, que também foi escolhido o melhor do Brasil. Então, ficamos muito felizes”, comentou o governador Geraldo Alckmin em seu pronunciamento.
Um lote de embalagens especiais de 250g dos cafés premiados foram colocados à disposição dos consumidores em algumas redes de supermercados, como opção para clientes de refinado paladar. “O mercado está exigindo cada vez mais qualidade, a diferença de preço é realmente compensadora”, comenta José Romeu, cuja amostra obteve a nota 83,06 no Concurso Nacional. O lote campeão foi arrematado em outubro por R$ 2,4 mil, valor bem acima da média alcançada nesse ano.
Com a nota 9,086 no Concurso Estadual, o café de melhor qualidade do Brasil foi classificado pela comissão julgadora como “elegante, harmoniosa e com final agradável”. “Na verdade é prêmio de toda a família”, acrescenta José Romeu, lembrando que o café campeão de qualidade da safra passada foi produzido pelo cunhado João Antonio Garrote, em propriedade da família no vizinho município de Sarutaiá.
O cafeicultor faz questão de agradecer o apoio que recebe da Associação dos Produtores de Café Cereja Descascado da Região de Piraju (Proced) para a participação em concursos de expressão e da empresa SR Café, cujo proprietário Sérgio Rodrigues é responsável pela identificação e certificação dos melhores lotes de cafés produzidos pela Família Favaro. “Gostaria de agradecer também à Prefeitura, que tanto apoio tem dado ao desenvolvimento e fortalecimento da cafeicultura em Tejupá”, complementa José Romeu.
Também presente na solenidade, o prefeito Valtinho Boranelli fez questão de agradecer José Romeu Favaro por produzir o melhor café do Brasil e Tejupá. “Em 2002 nós já tivemos o prêmio de melhor café do Brasil e agora o conquistamos novamente. Então, só tenho que agradecer o produtor José Romeu Favaro por justificar o título município produtor de melhor café do Brasil que Tejupá ostenta”, agradece o prefeito
Eis as 11 marcas elaboradas com grãos gourmet que chegam ao mercado identificadas com o selo da Edição Especial Melhores Café de São Paulo – Safra 2011: Café Tiradentes, Café Toledo, Café Baronesa, Café Serra da Grama, Café Águas Claras, Café Floresta, Café Morro Grande, Café de Origem, Barisly Café, Café Ramarica e Cafeteria do Museu, do Museu do Café, de Santos. O café tejupaense está sendo comercializado com a marca Café de Origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário