quarta-feira, 6 de junho de 2012

RELEMBRANDO – NOTAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS


FORCINHA ELEITORAL – O governador Geraldo Alckmin reuniu duas centenas de prefeitos às vésperas do processo eleitoral municipal, para mais uma rodada de assinatura de convênios no Palácio dos Bandeirantes. Foram liberados
R$ 124,5 milhões para a realização de obras de infraestrutura e investimentos em saneamento, agricultura, lazer e turismo em 248 municípios, totalizando 350 convênios. Prefeitos em prontidão para disputa da reeleição saíram da cerimônia esfregando as mãos de contentamento. E com fotos ao lado do governador.
RIO FEDERAL – Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema – CBH-Alpa, o prefeito taquaritubense Miderson Milléo participou terça-feira de um evento no alusivo ao Dia do Meio Ambiente no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff. Um dos atos foi a assinatura do decreto que cria a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, com 105.291 quilômetros quadrados entre os restados de São Paulo e Paraná. Integrado por seis comitês estaduais – três de cada lado.
DESEMPREGO EM ABRIL – A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a taxa de desemprego no Brasil caiu de 6,2% em março para 6,0% em abril, interrompendo uma sequência desfavorável iniciada em janeiro. Em comparação com a taxa de 6,4% registrada em abril do ano passado também houve recuou.
COMPARAÇÕES – A taxa de desocupação verificada em dezembro foi de 4,7%, seguida de 5,5% em janeiro, de 5,7% em fevereiro, de 6,2% em março e agora de 6,0% em abril. O contingente de desocupados foi estimado em 1,5 milhão de pessoas em abril, apresentando estabilidade em relação ao mês anterior e a abril de 2011.
PRODUTO ESPORTAÇÃO – A presidenta Dilma Rousseff assinou acordo de cooperação com quatro países da América Latina, África e Ásia para levar a experiência do programa Luz Para Todos. Disse ainda em recente edição da “Conversa com a Presidenta” que negociações estão em curso com outros 14 países. “Nós damos assistência técnica para os governos implantarem programas similares ao Luz para Todos, sem descuidar das nossas metas, afirmou ela.
REFERÊNCIA DA ONU – O Luz para Todos foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “referência para estender às populações mais pobres de todos os países do mundo, o acesso aos serviços de eletricidade”, explicou Dilma. Segundo dados do governo, o programa ultrapassou, em 2009, a meta inicial de levar luz elétrica a dois milhões de famílias, atingindo 2,9 milhões de residências. Um grande impulso ao trabalho rural, além de atender necessidades domésticas.
RESPONSA DOBRADA – Com a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação, garante a todo e qualquer cidadão brasileiro acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário, aumentou a responsabilidade do prefeito no que tange a dar respostas aos requerimentos encaminhados por vereadores. A demora ou recusa em responder às indagações é uma das maiores queixas dos representantes do povo investidos nas funções de legisladores e fiscalizadores dos atos e ações administrativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário