segunda-feira, 7 de julho de 2014

DILMA E AÉCIO POLARIZAM DISPUTA ELEITORAL


Por mais que a grande imprensa tenha tentado criar uma terceira via na disputa pela Presidência da República, as pesquisas eleitorais divulgadas na semana passada estão refletindo uma polarização entre as candidaturas da presidenta Dilma Rousseff (PT) e do senador Aécio Neves (PSDB).
A sondagem realizada pelo instituto Ibope entre os dias 13 e 15 de junho aponta Dilma com 39% das intenções de voto, contra 21% de Aécio. Resultado bem parecido com o da pesquisa anterior (maio) do mesmo Ibope: Dilma com 40% e Aécio com 20%, portanto, dentro da margem de erro de 1%.
A pesquisa do DataFolha divulgada sexta –feira reflete o mesmo cenário, com Dilma na liderança com 38% das intenções de voto e Aécio com 20%. Para esse instituto, Dilma cresceu 4 pontos percentuais em um mês de severas críticas ao Governo Federal e Aécio oscilou apenas um pontinho positivamente.  
SEGUNDO ESCALÃO - Na frente do segundo escalão tanto aparece o ex-governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) seguido pelo Pastor Everaldo (PSC). No Ibope Campos tem com 10% e no DataFolha 9%. O pastor Everaldo aparece com 3% no Ibope e 4% no DataFoha. Em seguida despontam  Magno Malta (PR) com 2% no Ibope e traço no DataFloha Já José Maria (PSTU) aparece com 1% das intenções de voto nas duas pesquisas. Os também nanicos – - Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL) e Mauro Iasi (PCB) aparecem com 1% das intenções de voto apenas no DataFolha. José Maria Eymael (PSDC) e Levy Fidelix nem são citados. 
SEGUNDO TURNO - Se disputa fosse para um segundo turno, Dilma venceria Aécio por 43% a 30%, uma diferença de 13 pontos percentuais. Em 15 a 19 de maio, no último levantamento Ibope, Dilma teria 43% contra 24% de Aécio, uma vantagem maior, de 19 pontos.
REJEIÇÃO - A taxa de rejeição de Dilma aferida pela pesquisa CNI/Ibope é de 43% – esse percentual dos eleitores afirma que não votará na petista “de jeito nenhum'' para presidente da República. Mas na pesquisa espontânea, em que o entrevistador pergunta pelo voto sem apresentar os nomes dos concorrentes, Dilma foi de 19% para 25%, segundo o DataFolha. A taxa de rejeição de Aécio Neves é de 32% e a de Campos, 33%. Dilma tinha 33% de rejeição, Aécio, 20%, e Campos, 13%.
AVALIAÇÃO DE GOVERNO – De acordo com a pesquisa do Ibope, a taxa de aprovação do Governo Dilma é de 31%  como bom ou ótimo. Outros 34% avaliam como regular e 33% dizem que o atual governo nacional é ruim ou péssimo. No DataFolha a taxa de avaliação do Governo Dilma como bom e ótimo foi de 35%, regular 38% e ruim ou péssimo 26%. 
 Se formos buscar explicação para o vernáculo ‘regular’ no dicionário Aurélio, para esse caso, encontraremos o seguinte: nem bom nem mau; harmônico; que apresenta boa proporção e distribuição dos elementos. Portanto, no cômputo geral, somando os índices de bom, ótimo e regular, teremos um governo avalizado como positivo por 65% dos brasileiros, pelo Ibope e 73% pelo DataFolha. A taxa de confiança na Presidenta é de 50%, segundo a mais recente pesquisa Ibope/CNI/Estadão/Globo. Quanto à maneira de governar, 41% dos entrevistados aprovam e outros 50% desaprovam.
REGISTRO - A pesquisa do Ibope foi custeada pela CNI e entrevistou 2.002 pessoas nos dias 13 a 15 de junho de 2014. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00171/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário