sexta-feira, 5 de março de 2010

SOBRE O QUE JOÃO MENDES DISSE

Concordo que o teatro, como outras formas culturais em nosso município, precisa de mais apoio. Mas o Sr. João Mendes deixou de mencionar, em sua reclamação, que toda vez que precisou da Prefeitura, foi atendido, seja com transporte, figurino, som ou local para ensaios e apresentações. E não mencionou, também, que foi através de indicação do setor cultural que ele passou a fazer parte da Oficina Regional Cultural Grande Otelo, pela qual pode dar cursos e ganhar algum dinheiro extra. Por outro lado, quando pedimos a ele para apresentar alguma peça teatral em nossos eventos, a resposta sempre foi negativa, sob a legação de que o local não era apropriado e até mesmo que seu grupo estava “desfalcado”. Mesmo assim mantivemos o apoio ao teatro, trazendo para Fartura, através de parceria com a Grande Otelo, cursos e oficinas teatrais para todas as idades. Isso já vem acontecendo há mais de quatro anos e, nesse período, recebemos, por ano, dois cursos ou oficinas, um a cada semestre. Podíamos ter optado por outros cursos ou outras oficinas, mas escolhemos o teatro para fortalecer o grupo. Mas alguém tinha de dar continuidade, só que esse alguém preferiu ficar reclamando apoio a tomar atitude.

Quanto à emissora de televisão que esteve em Fartura e não foi falar com ele sobre teatro, a culpa não é do setor cultural. Foi uma escolha da emissora, a qual não veio aqui para falar de cultura, e sim para gravar matéria sobre vôo livre. Mesmo assim passei o nome e o contato de todos que atuam na área cultural (bandas, músicos, escritores, artistas plásticos, artesanato, Teatro, entre outros). Passei, também, contatos de pessoas ligadas ao esporte, principalmente projetos como o Navega São Paulo e esportes radicais como skate, motocross e vôo livre. Mostrei, por meio de fotos, todos os nossos pontos turísticos e locais de visitação. Mas quem escolhe o que vai mostrar é a emissora, não eu. Quem me dera tivesse essa influência.

Concordo, também, com o Sr. João Mendes que Fartura é um celeiro de talentos e que o povo sempre incentiva e aplaude carinhosamente, pois eu mesmo já senti esse carinho quando fiz parte do grupo teatral há mais de vinte anos. Só que, há mais de vinte anos o povo vem aplaudindo as mesmas peças, somente com algumas adaptações. Será que esse povo não merece assistir e aplaudir a uma peça nova, dirigida por um farturense que está à frente desse grupo há 32 anos?...

Alexandre Magno Gabriel, encarregado de cultura e turismo em Fartura

Nenhum comentário:

Postar um comentário