segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RELEMBRANDO – NOTAS POLÍTICAS

ANTICORRUÇÃO – Há de se louvar grupos apolíticos que estão convocando em redes sociais marchas contra a tolerância da corrupção enraizada em setores do governo brasileiro – municipal, estadual e federal – desde quando o país foi descoberto. Expressivo no mundo virtual, mas com participação insignificante no mundo real. Porém, é preciso atenção, cuidado e discernimento para não deixar esse movimento se desvirtuar (nos dois sentidos) e virar instrumento de grupos políticos e midiáticos interessados em desestabilizar o governo central.
DILMA PREMIADA – Em Nova York para discursar na abertura da 66.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, a presidenta Dilma Rousseff foi homenageada pelo Instituto Woodrow Wilson International Center for Scholars, que anualmente premia personalidades que colaboram para os avanços intelectuais e científicos no mundo. Recebeu o Prêmio Wilson Center na categoria Serviço Público. Ex-presidente norte-americano, Woodrow Wilson (1913 -1921) recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
PODEROSA – Cada executivo interessado em participar da homenagem à presidenta Dilma Rousseff teve de desembolsar U$ 1 milhão, logicamente, pagos pelas empresas por eles representadas no evento – companhias dos setores de energia, maquinário, construção civil e aeronáutica, entre outros. O montante arrecadado será revertido para a manutenção do Brazil Institute, braço do Wilson Center, que busca ampliar o debate sobre o Brasil nos EUA.
FAZENDO HISTÓRIA – Como diria Lula, nunca antes na história da ONU uma mulher teve a honra de fazer o discurso de abertura de Assembléia Geral. E essa honra coube a Dilma Rousseff, já que tradicionalmente cabe ao chefe da nação brasileira abrir mais importante conferência mundial realizada anualmente. “O Brasil está pronto para assumir suas responsabilidades como membro permanente”, assegurou a presidenta ao defender a admissão do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. “Vivemos em paz com nossos vizinhos durante mais de 140 anos”, acrescentou Dilma, que em outro assunto polêmico defendeu o reconhecimento do Estado da Palestina, assim como a sua entrada na organização.
DOUTOR LULA – O nosso eterno presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado terça-feira pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a outorga do honroso título de Doutor Honoris Causa, o sexto recebido depois que deixou a Presidência da República. Lula também é doutor em política pela Universidade de Coimbra (Portugal) e pelas universidades Federal de Viçosa (UFV), Estadual de Pernambuco (UPE), Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Outras 61 homenagens semelhantes estão a caminho.
DOCTEUR LULÁ – Pela primeira vez na história do prestigiado Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) uma personalidade latino-americana será nomeada Doutor Honoris Causa. E essa personalidade nada mais é do que o nosso eterno presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Durante sua presidência, Lula iniciou inúmeros programas sociais inovadores, favoreceu o desenvolvimento econômico em seu país e deu ao Brasil um papel significativo no cenário internacional”, destacou o instituto ao justificar a escolha. Desde 1871, quando foi fundado, o Sciences Po nomeou apenas 15 doutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário