sexta-feira, 30 de setembro de 2011

RELEMBRANDO – NOTAS POLÍTICAS

PSD REGISTRADO – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por seis votos a um o registro nacional do Partido Social Democrático. É o 28.º partido político brasileiro devidamente regularizado. Com essa decisão, o PSD está apto a participar das eleições municipais do ano que vem. Idealizador da agremiação. Em um Manifesto à Nação o PSD defende divisão mais racional da receita federal entre a União, Estados e Municípios e prega o voto distrital. Como coluna mestra, apresenta os princípios de igualdade de oportunidades, garantia dos direitos individuais e coletivos, apoio ao empreendedorismo e a livre iniciativa e defesa da propriedade como fundamentos da liberdade econômica.
LIGADO NO BRASIL – Com o slogan Ligado no Brasil, o PSD se define como um partido de centro do ponto de vista ideológico e programático. Mas independente do ponto de vista político, por abrigar parlamentares egressos de agremiações situacionistas e oposicionistas em relação ao Governo Federal. E aberto do ponto de vista eleitoral, por não ter restrição a nenhuma facção. Seu idealizador Gilberto Kassab, por exemplo, se mostra alinhada à presidente Dilma Rousseff (PT). Já o escudeiro Guilherme Afiff Domingos revela comprometimento com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), de quem é vice.
APOIO À CONSTITUINTE – Assim como o PT de Lula, o PSD de Kassab defende a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte Exclusiva para tratar da revisão e atualização da Constituição Federal, iniciativa prevista desde sua promulgação em 1988. Essa Constituinte funcionaria concomitante com a Câmara e o Senado.
LEGENDA DE SUPORTE – Louvável a criação desse novo partido. Há de se ressaltar, porém, e isso ficou claro durante o processo de criação, que o PSD está sendo adotado como legenda de suporte a interesses de outros partidos, até rivais, com vistas a processos eleitorais. O mesmo se pode dizer de candidatos que comandam partidos aliados.
AVALIAÇÃO DE DILMA – A mais nova pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a avaliação positiva do Governo Dilma voltou a subir entre julho e setembro. O índice de pessoas que o consideram como bom ou ótimo passou de 48% para 51%. Com a reprovação como ruim ou péssimo caiu de 12% para 11%. A gestão da presidenta Dilma Rousseff é apontada como regular passou de 36% para 34%. A avaliação pessoal da presidenta subiu de 67% para 71%. Apenas 21% a desaprovam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário