sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PETISTA PAULO SURUBI PARTICIPA COMO CONVIDADO DO CONGRESSO DO PPS

Paulo no congresso do PPS
Pré-candidato do PT è Prefeitura de Fartura, o professor e bancário Paulo ‘Surubi’ Correa participou como convidado do congresso que homologou o empresário Luiz Lázaro Diniz, o Romário do Posto Kioma, como presidente do Diretório Municipal do PPS.
A estratégia do PPS prevê a aglutinação de forças interessadas na renovação política, para tirar o município do marasmo e isolamento em que se encontra. Foi comentado que devido à rixa entre os dois grupos que assumiram a administração ao longo dos últimos 20 anos a cidade de Fatura estagnou seu crescimento e está sendo ultrapassada em vários aspectos por cidades vizinhas. Tanto que quatro conjuntos habitacionais foram construídos nesse meio tempo e a população permaneceu na casa dos 15 mil habitantes.
Paulo Surubi foi convidado para expor seu projeto como prefeitável, bem como os planos do Partido dos Trabalhadores. Confirmou a intenção de se candidatar e mostrou que o PT está bem mais estruturado do que em campanhas anteriores, deixando os convivas entusiasmados em uma possível parceria eleitoral.
Além de Romário como presidente, a nova Executiva do PPS em Fartura é integrada também por Antonio Aparecido Mendes (secretário) e Cláudio Marcelo Andrade (tesoureiro). Suplentes: Jane Aparecida Fernandes e vereador Antonio Doriveti Gabriel, também delegado do partido. Pedro Armando Queiroz (Posto São Francisco) está trocando o DEM pelo PPS.

RELEMBRANDO – NOTAS POLÍTICAS

PSD REGISTRADO – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por seis votos a um o registro nacional do Partido Social Democrático. É o 28.º partido político brasileiro devidamente regularizado. Com essa decisão, o PSD está apto a participar das eleições municipais do ano que vem. Idealizador da agremiação. Em um Manifesto à Nação o PSD defende divisão mais racional da receita federal entre a União, Estados e Municípios e prega o voto distrital. Como coluna mestra, apresenta os princípios de igualdade de oportunidades, garantia dos direitos individuais e coletivos, apoio ao empreendedorismo e a livre iniciativa e defesa da propriedade como fundamentos da liberdade econômica.
LIGADO NO BRASIL – Com o slogan Ligado no Brasil, o PSD se define como um partido de centro do ponto de vista ideológico e programático. Mas independente do ponto de vista político, por abrigar parlamentares egressos de agremiações situacionistas e oposicionistas em relação ao Governo Federal. E aberto do ponto de vista eleitoral, por não ter restrição a nenhuma facção. Seu idealizador Gilberto Kassab, por exemplo, se mostra alinhada à presidente Dilma Rousseff (PT). Já o escudeiro Guilherme Afiff Domingos revela comprometimento com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), de quem é vice.
APOIO À CONSTITUINTE – Assim como o PT de Lula, o PSD de Kassab defende a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte Exclusiva para tratar da revisão e atualização da Constituição Federal, iniciativa prevista desde sua promulgação em 1988. Essa Constituinte funcionaria concomitante com a Câmara e o Senado.
LEGENDA DE SUPORTE – Louvável a criação desse novo partido. Há de se ressaltar, porém, e isso ficou claro durante o processo de criação, que o PSD está sendo adotado como legenda de suporte a interesses de outros partidos, até rivais, com vistas a processos eleitorais. O mesmo se pode dizer de candidatos que comandam partidos aliados.
AVALIAÇÃO DE DILMA – A mais nova pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a avaliação positiva do Governo Dilma voltou a subir entre julho e setembro. O índice de pessoas que o consideram como bom ou ótimo passou de 48% para 51%. Com a reprovação como ruim ou péssimo caiu de 12% para 11%. A gestão da presidenta Dilma Rousseff é apontada como regular passou de 36% para 34%. A avaliação pessoal da presidenta subiu de 67% para 71%. Apenas 21% a desaprovam.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SE ELEIÇÃO FOSSE REALIZADA DE NOVO, DILMA VENCERIA NO PRIMEIRO TURNO

No mundo globalizado toda decisão importante – econômica, social, financeira, empresarial, funcional ou corporativa, entre outras – necessita de embasamento técnico. Na política também é assim, por isso todo partido bem estruturado tem contrato com um instituto de pesquisa.
E o instituto de pesquisa contratado pelo PSDB detectou se as eleições presidenciais fossem realizadas de novo, com a participação dos mesmos candidatos do ano passado, a presidenta Dilma Rousseff venceria novamente.
A candidata do PT, que obteve 46,9% dos votos válidos em outubro passado, agora, um ano depois, teria 59% dos votos segundo a pesquisa encomendada pelos tucanos. Ou seja, Dilma seria eleita já no primeiro turno. José Serra (PSDB) ficaria em segundo lugar com 25% e Marina Silva (PV) com 15% das intenções voto.
Vale destacar Serra teve 32,6% dos votos válidos e Marina 19,3%. Os dados da pesquisa foram compilados pelo cientista político Antonio Lavareda, especialista em comportamento e campanhas eleitorais, com base em levantamento nacional realizado por instituto próprio.
Os dados dessa pesquisa atestam ainda que os brasileiros veem o PSDB como um partido da elite, conservador, distante e que nada tem para sensibilizar os jovens. E que o partido perdeu feio a batalha da comunicação para o PT.
É por isso que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do tucano e também um cientista político como sociólogo formado e diplomado, recomendou meses atrás aos dirigentes do PSDB esquecer o povão e se concentrar na nova classe média criada pelo petismo de quiserem vencer novamente uma eleição presidencial.
Outros dados dessa pesquisa seriam apresentados nesta quinta-feira pelo presidente da legenda, o senador Sérgio Guerra, a governadores, parlamentares e caciques tucanos em Goiânia.

*Com base em artigo extraído do Blog do Zé Dirceu - Um Espaço para a Discussão do Brasil - http://www.zedirceu.com.br .

RELEMBRANDO - NOTAS ECONÔMICAS

BAIXA RENDA – Realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, o estudo ‘Trajetórias da População de Baixa Renda no Mercado de Trabalho Metropolitano Brasileiro’ mostra que em nove anos o número de pessoas que viviam com até meio salário mínimo per capita caiu 24,7% nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil. Em julho de 2002, eram 17 milhões de pessoas vivendo na faixa considerada de baixa renda. Agora são 12,8 milhões, portanto, 4,2 milhões de pessoas a menos. Durante o período analisado, houve alta apenas entre 2002 e 2003, de 8,9%, com o ápice do indicador em 18,4 milhões de pessoas em julho de 2003. O estudo tem como base a Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Mais informações no Portal Ipea (www.ipea.gov.br) comunicado nº 114.

DESEMPREGO IBGE – A taxa de desemprego apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o mês de agosto no Brasil ficou em 6%, permanecendo estável, tendência que vem desde o início do ano. É a menor a menor leitura para um mês de agosto desde o início da série histórica, em 2002. O número de trabalhadores ocupados totalizou 22,623 milhões, alta de 0,7% na comparação com julho e de 2,2% em relação a agosto de 2010. A população desocupada somou 1,440 milhão, queda mês a mês de 0,3% e recuo anual de 10%.
DESEMPREGO DIEESE – A Fundação Seade acaba de divulgar a taxa de desemprego apurada para o mês de agosto pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em sete regiões metropolitanas. Ela também se mostrou estável: 10,9% contra o 11% de julho. São 2,414 milhões de pessoas desempregadas no país. O total de ocupados nas sete regiões pesquisadas foi estimado em 19,7 milhões de pessoas, para uma População Economicamente Ativa (PEA) de 22,2 milhões.
PESQUISAS DIFERENTES – A discrepância de números para o desemprego se justifica por metodologias diferentes. O IBGE mede apenas o desemprego aberto, ou seja, quem procurou emprego nos 30 dias anteriores à pesquisa e não exerceu nenhum tipo de trabalho – remunerado ou não – nos últimos sete dias. Quem não procura emprego ou se vira com um bico, não é contado como desempregado. A pesquisa Seade/Dieese também considera o desemprego oculto pelo trabalho precário nos 30 dias anteriores e buscaram emprego nos últimos 12 meses. O desemprego oculto pelo desalento (não fez bico, nem procurou trabalho nos últimos 30 dias, mas tentou nos últimos 12 meses) também é computado.
NOVO BOLSA FAMÍLIA – O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou que por conta do plano Brasil sem Miséria, está aumentando de três para cinco filhos o número de pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família em cada residência. Além do aumento no número de beneficiários, as novas medidas devem promover mais atenção a crianças e adolescentes. O governo conduzido por Dilma Rousseff também pagará um novo benefício a gestantes e mulheres que amamentam, desde que estejam dentro dos parâmetros atuais do programa Bolsa Família. Os pagamentos devem começar a ocorrer em novembro (nutrizes) e dezembro (gestantes). Uma bolsa de R$ 32,00 pelo prazo de 15 meses – nove de gestação e seis de amamentação. Quando a criança entrar em idade escolar, a família voltará a ser beneficiada.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ANA BEATRIZ VAI REINAR ABSOLUTA NA FESTA DO PEÃO DE TAGUAÍ


Ana Crolina, Larisa, Ana Beatriz e Eloisa
*Para ampliar é só clicar em cima da foto
Bonita, simpática e desinibida, a estudante Ana Beatriz de Oliveira vai desfilar toda sua majestade entre os dias 09 e 19 de outubro como Rainha da Festa de Peão Boiadeiro de Taguaí, que nesse ano terá sua vigésima sexta edição.
Como princesas foram eleitas as igualmente belas Larissa Gabriele de Oliveira Rodrigues (primeira) e Ana Carolina Meneguel Calderoni (segunda). Eloísa Roberta Dalcin da Cunha vai desfilar pelo recinto como a Miss Simpatia.
Os shows estão por conta de Jair Supercap (13/10), Leo & Junior (14/10) e Hugo & Tiago (15/10). As bandas Tche Loco e Novo Estilo vão se revezar a animação da galera depois dos shows.
Juntamente com a XXVI Festa do Peão Boiadeiro será realizado VII Festival de Música Sertaneja e a V Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Taguaí. Entre s atrações, Leilão de Gado Geral (09/10), Torneio Leiteiro, Leilão de Vacas e Novilhas e Julgamento de Nelore. No domingo de encerramento, desfile em Cavalgada pelas ruas da cidade.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RELEMBRANDO – NOTAS POLÍTICAS

ANTICORRUÇÃO – Há de se louvar grupos apolíticos que estão convocando em redes sociais marchas contra a tolerância da corrupção enraizada em setores do governo brasileiro – municipal, estadual e federal – desde quando o país foi descoberto. Expressivo no mundo virtual, mas com participação insignificante no mundo real. Porém, é preciso atenção, cuidado e discernimento para não deixar esse movimento se desvirtuar (nos dois sentidos) e virar instrumento de grupos políticos e midiáticos interessados em desestabilizar o governo central.
DILMA PREMIADA – Em Nova York para discursar na abertura da 66.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, a presidenta Dilma Rousseff foi homenageada pelo Instituto Woodrow Wilson International Center for Scholars, que anualmente premia personalidades que colaboram para os avanços intelectuais e científicos no mundo. Recebeu o Prêmio Wilson Center na categoria Serviço Público. Ex-presidente norte-americano, Woodrow Wilson (1913 -1921) recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
PODEROSA – Cada executivo interessado em participar da homenagem à presidenta Dilma Rousseff teve de desembolsar U$ 1 milhão, logicamente, pagos pelas empresas por eles representadas no evento – companhias dos setores de energia, maquinário, construção civil e aeronáutica, entre outros. O montante arrecadado será revertido para a manutenção do Brazil Institute, braço do Wilson Center, que busca ampliar o debate sobre o Brasil nos EUA.
FAZENDO HISTÓRIA – Como diria Lula, nunca antes na história da ONU uma mulher teve a honra de fazer o discurso de abertura de Assembléia Geral. E essa honra coube a Dilma Rousseff, já que tradicionalmente cabe ao chefe da nação brasileira abrir mais importante conferência mundial realizada anualmente. “O Brasil está pronto para assumir suas responsabilidades como membro permanente”, assegurou a presidenta ao defender a admissão do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. “Vivemos em paz com nossos vizinhos durante mais de 140 anos”, acrescentou Dilma, que em outro assunto polêmico defendeu o reconhecimento do Estado da Palestina, assim como a sua entrada na organização.
DOUTOR LULA – O nosso eterno presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado terça-feira pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a outorga do honroso título de Doutor Honoris Causa, o sexto recebido depois que deixou a Presidência da República. Lula também é doutor em política pela Universidade de Coimbra (Portugal) e pelas universidades Federal de Viçosa (UFV), Estadual de Pernambuco (UPE), Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Outras 61 homenagens semelhantes estão a caminho.
DOCTEUR LULÁ – Pela primeira vez na história do prestigiado Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) uma personalidade latino-americana será nomeada Doutor Honoris Causa. E essa personalidade nada mais é do que o nosso eterno presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Durante sua presidência, Lula iniciou inúmeros programas sociais inovadores, favoreceu o desenvolvimento econômico em seu país e deu ao Brasil um papel significativo no cenário internacional”, destacou o instituto ao justificar a escolha. Desde 1871, quando foi fundado, o Sciences Po nomeou apenas 15 doutores.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CÂMARA APROVA PRIMEIRA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PAULO AMAMURA

A Câmara de Vereadores seguiu parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo e aprovou por unanimidade a prestação de contas da Prefeitura Municipal de Fartura relativa ao exercício de 2009, a primeira sob responsabilidade do prefeito Paulo Amamura.
Os vereadores também aprovaram o PL 34/11, que dispõe sobre a transformação de área rural para área urbana. O terreno em questão pertence ao tropeiro Dominguinho Amaro e situa-se à margem direita da Vicinal Caieira – Areias para quem segue no sentido cidade-bairro.
Também objeto de votação, o requerimento é o instrumento mais adequado que o vereador tem para solicitar informações e cópias de documentos ao administrador municipal, pois sua resposta é obrigatória.
O presidente Maryel Garbelotti, por exemplo, requereu ao prefeito algumas informações sobre o loteamento Jardim da Serra. Entre outras coisas, a pedido de alguns moradores, ele quer saber se a empreendedora vai providenciar a pavimentação das ruas e quando isso será feito? Também quer saber por que até agora as ruas não receberam placas de identificação e de quem é a responsabilidade dessa providência?
Ainda preocupado com a cessão em comodato de um terreno municipal para a empresa de ônibus MM Turimos se instalar na Avenida das Rosas, Parque das Flores, o vereador Vagner Baqueta aprovou o encaminhamento de ofícios ao prefeito requerendo uma série de informações legais, como se a área possui infraestrutura, se tem matrícula individual e certidão negativa de débitos.
Em outro requerimento, Baqueta solicita informações sobre quantos e quais são os empresários que tocam seus negócios em prédios alugados, ou seja, que não possuem instalações próprias.
Luciano Filé, por sua vez, requereu ao prefeito informações sobre o critério adotado para o uso de veículos municipais por coordenadores e assessores em finais de semana e feriado. Também solicitou informações sobre o funcionário responsável por fiscalizar os locais que vendem bebidas alcoólicas em período noturno – bares, lanchonetes, restaurantes e postos de combustíveis.

NOTINHAS DA SESSÃO FARTURENSE

CHORADEIRA – Ao lamentar o pouco caso que o prefeito farturense Paulo Amamura faz das indicações de obras, serviços e benfeitorias encaminhadas pela Câmara Municipal, o vereador Ricardo Garcia reclamou que a Imprensa não compra essa briga legislativa e repercute em letras garrafais os pedidos dos nobres edis.
PERAÍ TCHECHÊNIA – Opa! A Imprensa noticia sim, mas com o devido espaço, a devida importância, porque jornal tem custo, seja ele impresso, radiofônico ou televisivo. Somente neste blog é que a divulgação é gratuita. Agora, se falta representatividade e respeito aos legisladores, é outra coisa. Isso não cai do céu, se conquista! Mas liga não, Ricardo, ano que vem tem eleição de novo. Dá para escolher um bom prefeito, vereadores atuantes e de gabarito. Candidatos nesses níveis, com certeza teremos, é só saber escolher e votar – e quem apoiar também!
INDICAÇÕES – Luciano Filé indicou ao prefeito a possibilidade de se convidar dirigentes de entidades beneficiadas pela Prefeitura com repasses a título de auxílio ou subvenção, para participarem da discussão do Orçamento Municipal. Também sugeriu o desenvolvimento de campanha, para ressaltar a importância de se respeitar a faixa de pedestres e outras normas de trânsito. Pediu ainda a recuperação das estradas rurais situadas no bairro Três Saltos, que encontram em péssimo estado de conservação. Vagner Baqueta indicou a formalização de convênio com empresa particular especializada em recolhimento e reciclagem de restos de construções, objetivando o reaproveitamento de parte desse material – pedras e pedriscos – na manutenção de estradas rurais.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

VEREADORES HOMENAGEIAM EQUIPE MIRIM DE FUTSAL DO TROMBI POR BOM RESULTADO NOS JOGOS ESCOLARES

A exemplo do que fez recentemente com o time farturense classificado em segundo lugar no torneio de futsal dos Jogos Regionais, os vereadores também prestaram homenagem à equipe feminina da EE Monsenhor José Trombi, que terminou a edição desse ano dos Jogos Escolares classificada em quinto lugar.
As alunas foram homenageadas com a outorga da Moção de Aplauso e Congratulação, uma das comendas legislativas. “Essa casa se orgulha bastante desse feito, pois entre as 16 equipes finalistas, a equipe farturense ficou em quinto lugar e só não foi campeã, porque as dificuldades são tremendas. Mas esse quinto lugar representa um feito maravilhoso para a nossa cidade”, comentou o presidente Maryel Garbelotti, autor da proposta de incentivo às estudantes com uma simples homenagem.
Sob comando da Profª Lívia Garcia Ribeiro Gitirana, a equipe do Trombi sagrou-se campeã na fase Diretoria de Ensino de Piraju e também da etapa regional disputa em Vera Cruz, envolvendo escolas da Supervisão de Marília. Na final estadual, em Botucatu, desfalcada, perdeu para a escola de Campinas que se sagrou campeã.
Na seqüência do pronunciamento, presidente da Casa Legislativa observou que essas meninas ainda estão em idade mirim e têm um grande futuro pela frente. “Nós desejamos o melhor para vocês, porque temos visto muitas coisas erradas por aí e vocês estão escolhendo o caminho certo, o caminho do esporte. Um exemplo para jovens que não estão tendo a mesma oportunidade no momento”, complementou.
Também fizeram uso da palavra em homenagem às alunas-atletas os vereadores Ricardo Garcia e Serafim Pereira Neto. A jogadora Natália agradeceu a homenagem em nome das colegas, com uma deferência especial à professora Lívia e se esposo Gustavo, também professor de educação física. “Dona Lívia foi uma verdadeira mãe para nós lá em Vera Cruz e Botucatu, fez tudo o que a gente precisava, deu carinho, amor e muita atenção. Gustavo, que poderia ter ficado com a filha dele, pegou o carro e foi ajudar a gente. Muito obrigado”.

Além de Natália, também integram a equipe as alunas Amanda, Ana Paula, Andressa, Andreza, Danielle, Flavia, Jaene, Jaqueline, Jennifer Laura, Lidiane e Marcela. A homenagem é extensiva à diretora Maria Isabel Lança Garcia Ribeiro.

PAULO SURUBI E MARCELO DEL NOBILE SEGUEM COM SUAS PRÉ-CANDIDATURAS EM FARTURA

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) realizou domingo de manhã mais uma Jornada Petista de Formação Política – a terceira das quatro programadas para esse ano.
O produtivo encontro aconteceu na Câmara Municipal, com participação de aproximadamente 20 dirigentes e militantes. A advogada e empresária Valéria Zamignani, pré-candidata à prefeita em Piraju, representou o diretório local.
Na abertura o PT de Fartura prestou uma homenagem em memória ao filiado e combativo companheiro Cristiano Valério da Silva, falecido no mês passado.
Representando a Macro Itapeva do PT, o secretário de formação política Maércio Garbelotti abriu a jornada formativa explicando que o processo eleitoral está sendo deflagrado com certa antecedência, por recomendação das executivas Nacional e Estadual.
A intenção é detectar onde o PT tem pré-candidaturas com chances efetivas, para que o partido possa se organizar e dar o devido suporte. Em Fartura a situação é mais do que favorável, por várias circunstâncias. Portanto, ficou definido que o PT vai lançar candidatura própria. Seus pré-candidatos são Marcelo Del Nobile e Paulo César Correa Custódio.
O professor Marcelo Del Nobile já concorreu duas vezes e vem com mais experiência. Também radialista, Marcelo ministra aulas de Filosofia, Sociologia e História no Ensino Médio das escolas públicas de Fartura – Coronel Marcos Ribeiro e Monsenhor José Trombi.
O bancário, professor e ex-vereador Paulo César Correa Custódio também se colocou à disposição e reafirmou sua pré-candidatura. Funcionário do Banco do Brasil, o popular Paulo Surubi é formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Pública.
Na parte dedicada à Conjuntura Nacional, Maércio fez uma breve explanação do panorama político e discorreu sobre alguns programas sociais e de políticas públicas formuladas nesses nove meses do Governo Dilma: Brasil sem Miséria – plano de identificação e atendimento a famílias que vivem em situação de extrema pobreza; Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, apelidado de ProUni do ensino técnico; Brasil Maior – programa de estímulo e incentivo à competitividade da indústria nacional, com desoneração da carga de impostos e outros incentivos fiscais; Crescer – também chamado de Novo Simples, esse programa amplia a faixa do Super Simples para favorecer pequenos negócios e facilitar a vida fiscal de pequenas empresas.
bordou ainda a necessidade de se incluir no Plano de Governo Petista a adoção de programas federais de incentivo ao agricultor familiar: Programa de Aquisição Direta de Alimentos (PPA) e Programa de Alimentação Escolar (PAE), que também estão sendo adotados pelo Governo do Estado. Instituído por lei, o PAE obriga as prefeituras a comprarem pelo menos 30% dos alimentos usados na merenda escolar de produtores familiares ou assentados.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RELEMBRANDO – NOTAS POLÍTICAS

JORNADA PETISTA – O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fartura promove neste domingo, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal, sua terceira Jornada Petista de Formação Política desse ano. Na pauta, debate sobre a conjuntura política e econômica nacional e definição de ações com vistas às eleições municipais do ano que vem. Convidados: filiados e simpatizantes da filosofia trabalhista-lulopetista.
POLÍTICA INTERNA – A um ano das eleições municipais, as disputas políticas estão se travando dentro dos partidos para definir quem será candidato a isso ou aquilo. As discussões internas também visam definir táticas eleitorais e políticas de alianças. É nesse momento que os pré-candidatos precisam mostrar força, costurar alianças internas e externas, enfim, arregimentar apoio para uma campanha bem sucedida. Ou seja, juntar os semelhantes para enfrentar os diferentes.
NANICOS REPROVADOS – O registro de dois novos partidos não deve ser concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a tempo de que eles possam participar das eleições municipais do ano que vem. Cheios de irregularidades, os pedidos de registros formulados pelo Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada (PSPB) e pelo Partido Democrático Vida Social (PDVS) foram vetados pelo Ministério Público Eleitoral - MPE.
LIBEROU GERAL – Apesar de ocupar a vice-presidência do Governo Federal com seu líder Michel Temer, o PMDB decidiu liberar sua política de alianças com partidos da oposição nas eleições municipais do ano que vem. No Fórum Nacional iniciado quinta-feira, o partido lançou com 15 compromissos com a sociedade. A intenção é fazer contraponto ao documento do Congresso Nacional do PT. Destaque na carta do PMDB para os itens liberdade de imprensa (seus integrantes detêm um império de comunicações), meio ambiente (maioria votou a favor dos ruralistas no projeto do novo Código Florestal) e reforma política (defende o distritão, ou seja, a predominância da força do poder econômico).



MINISTER BUSTER – Assistindo outra vez ao primeiro filme da série ‘Caça Fantasmas’, logo me veio à mente uma analogia aos jornais Folha e Estadão e às revistas Veja e Época: Minister Buster, ou, em tradução livre – essa é boa – Caça Ministros de Dilma. Agora, relembrando a novela ‘A Próxima Vítima’, quem será o próximo? Já investiram em Paulo Bernardo (Comunicações), Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e Galisi Hoffman (Casa Civil). Todos petistas. E sem sucesso! Só estão sucumbindo indicados por partidos aliados com base fincada em solo arenoso – PR, PP e PMDB.
PROMESSA REGISTRADA – O vereador Paulo Rogério de Castro prometeu na sessão realizada quinta-feira pela Câmara Municipal de Sarutaiá, registrar em cartório a doação de parte de seus vencimentos como vereador na próxima Legislatura para a aquisição de medicamentos de alto custo, caso seja reeleito nas eleições municipais do ano que vem. Isso, se o atual ou futuro prefeito, não conseguir firmar convênio nesse sentido com os governos federal ou estadual. Tudo para desmerecer algo semelhante prometido pelo adversário Caludemir de Oliveira, o popular Cacadi.

CONGRESSO PETISTA REAFIRMA COMPROMISSO LIBERTÁRIO DO PARTIDO

*Por Paulo Henrique Soranz

 Definitivamente, o PT não é um partido comum. Infelizmente, pois que se todos optassem por formas de organização e de enfrentamento aos reais problemas da sociedade semelhantes e corajosas como as recentes resoluções petistas, seguramente alcançaríamos uma sociedade justa muito antes. Trato aqui de algumas das principais decisões aprovadas no IV Congresso Nacional do PT, ocorrido entre os dias 02 e 04 deste mês de setembro. Uma cuida da paridade entre gêneros nas instâncias e órgãos do partido, outra reserva 20% de tais vagas a jovens, e a terceira institui espaço mínimo de participação de negros e negras.
Nos três casos, um só objetivo: o fortalecimento da democracia interna do partido como exemplo a ser dado ao modelo político eleitoral brasileiro.
 O PT foi protagonista na luta pela inserção da mulher na política. E agora cumpre novamente sua vocação ao determinar que suas direções sejam distribuídas paritariamente entre homens e mulheres. Tal decisão, por simples que pareça, promoverá forte transformação, pois ao mesmo tempo em que garante espaço igual aos dois gêneros, também estimula o surgimento e a formação de novos quadros políticos, sobretudo entre as mulheres. E isso faz toda a diferença numa sociedade que, por mais que pratique reiteradamente o exercício da negação, é majoritariamente machista. Aliás, não entender os motivos pelos quais as mulheres têm espaço menor na política que os homens, já traduz uma leitura feita por mentalidade machista.
 No mesmo sentido, da busca por igualdade e equilíbrio de pensamento é que também aprovamos a reserva de vagas em instâncias a negros e negras. Afinal, o pensamento do PT deve considerar as diferenças de demandas, de realidades, da intensidade das dores, que sim, tem a ver com a cor da pele.
 A reserva de 20% das vagas nas direções para jovens demostra correta preocupação com a formação de novos quadros que deem continuidade ao projeto petista, além de permitir melhor integração entre as diferentes formas de pensamento, distanciadas por diferentes experiências vividas por diferentes gerações.
 Outras tantas questões foram debatidas, votadas e aprovadas. Todas relevantes. Porém, prefiro o destaque a essas três por entender que elas, de fato, colocam o dedo em feridas doloridas da prática política em nosso país.
 Cômodo seria se compartilhássemos com a ideia de país pacífico e abençoado que sabe conviver com suas diferenças. Pura hipocrisia, o que temos de diferente são talvez os métodos de externarmos nossos preconceitos, mas que os temos, não tenho dúvida, os temos.
 O PT, portanto, dá importante exemplo ao Brasil e diz sim às mulheres, diz sim aos jovens e sim aos negros e negras. Abre suas portas à sociedade e diz querer dialogar com um país marcado por diversidades. Belo exemplo de um partido que reafirma seu compromisso pela libertação daqueles que historicamente têm sido oprimidos.

*Paulo Henrique Soranz é advogado e membro da direção executiva do Diretório Estadual e presidente o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Sorocaba

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

RELEMBRANDO – NOTAS ECONÔMICAS

POSTOS DE TRABALHO – Pesquisa mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgada quarta-feira pelo Ministério do Trabalho, revelou que no mês de agosto foram criadas 190.446 mil vagas com carteira assinada em todo o Brasil. Um número maior do que o registrado em julho (157 mil), mas menor do que junho (215 mil), maio (252 mil) e abril (272 mil). Em agosto do ano passado foram 299.415 empregos gerados. Número 36,3% maior do QUE agora.
ACUMULADO DO ANO – O Ministério do Trabalho registra a criação de 1.825.000 empregos formais entre os meses de janeiro e agosto. Bem menos que os 2.195.000 do mesmo período no ano passado. A meta é fechar o ano com algo entre 2,7 milhões e 3,0 milhões de novos postos. De janeiro de 2003 a julho de 2011, período do governo petista, foram gerados 17,2 milhões de postos de trabalho em todo o Brasil.
VENDAS NO VAREJO – As vendas no varejo aumentaram 1,4% em julho com relação a junho, segundo Pesquisa Mensal do Comércio realizada pelo IBGE. Resultado do emprego forte e da renda em alta registrados em abril, maio e junho. Mas a tendência é de queda, por diversos motivos. Em 2010 a expansão do volume de vendas foi de 10,9%. No acumulado dos últimos 12 meses, recuou para 8,5%. A recuperação, no entanto, virá com as vendas de final de ano. Pelo menos é o que espera.
ECONOMIA CRESCE – Outro indicador econômico divulgado nesta quarta-feira foi o Índice de Atividade do Banco Central - IBC-Br. Ele mostrou que a economia brasileira voltou a crescer em julho, depois da queda registrada na atividade no mês anterior. Foi de 0,46%, mas, como houve forte redução em junho, o crescimento bimestral foi de apenas 0,1%, na comparação com abril-maio. O indicador BCB-Br sinaliza o comportamento do Produto Interno Bruto – PIB. Portanto, se ano terminasse em julho, a economia teria crescido 4,52% nos últimos 12 meses. No período de janeiro a julho, o crescimento acumulado é de 3,68%. Se chegar a 4% em dezembro, ótimo.
RESULTADOS – Muitos desses resultados refletem medidas adotadas pela equipe econômica do Governo Federal para desacelerar a economia e conter o arroto inflacionário registrado nos primeiros meses do ano e preparar o País para enfrentar mais uma crise internacional provocada por instabilidades nos Estados Unidos e na União Européia. Portanto, uma desaceleração programada! Algumas dessas medidas, como elevação da taxa de juro básico, já foram revistas e a Selec teve corte de 0,50% em agosto.
CONSUMO E PRODUÇÃO – Cantado em versos e prosa por alarmistas, o rescaldo da crise econômica internacional iniciada em 2008 será novamente enfrentado no Brasil com incremento ao consumo interno e incentivo à produção industrial. “Nós sabemos que a melhor forma de resistir à crise no Brasil é continuar consumindo, produzindo, investindo em infraestrutura, plantando, colhendo e assegurando às nossas indústrias o seu componente nacional”, receitou a presidenta Dilma Rousseff ao participar de evento em Araçatuba no início da semana.

DESACELERAÇÃO E SUPERÁVIT COMERCIAL

*Por Zé Dirceu

  Queriam o quê? Os mesmo que pediam a desaceleração, com mais juros e mais corte de gastos, são os que agora criticam e derramam lágrimas de crocodilo pela economia brasileira estar apresentando um ritmo menor. O fato é que aumentamos os juros, fizemos cortes no orçamento e limitamos o crédito. O resultado esta aí: desaceleração econômica.
  A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) já indicou que, entre as principais economias do planeta, o Brasil é o país que dá sinais mais claros de desaceleração econômica. Um indicador criado pela entidade (CLI) - com base no PIB, produção industrial e variáveis afins e que antecipa a atividade econômica nos próximos seis a nove meses - está mais fraco no Brasil que em qualquer outro dos principais países emergentes ou industrializados.
  O indicador composto tem como base o valor 100, que representa a intensidade da atividade econômica no longo prazo. Depois de se recuperar dos efeitos da crise econômica de 2008, o Brasil vinha conseguindo manter um indicador levemente acima da tendência. Mas, em julho recuou para 95. A título de comparação, o CLI indiano em julho ficou em 95,7.
  Expansão do PIB menor - “É um indicativo forte de que o Brasil terá uma desaceleração nos próximos seis a nove meses”, disse o porta-voz da OCDE Nadim Ahmad, que não soube detalhar a intensidade da desaceleração. O índice da OCDE está em linha com a percepção do mercado financeiro no País. Segundo o último boletim Focus, do Banco Central (BC), que levanta as expectativas dos agentes econômicos, a projeção de crescimento do PIB em 2011 foi reduzida de 3,67% para 3,56%. Para o ano que vem, a projeção para o crescimento da economia foi reduzida de 3,84% para 3,80%.
 Mas, é bom que se diga: balança comercial brasileira mantém bons resultados, apesar dos pesares. Conquistou um superávit de US$ 1,003 bi na segunda semana de setembro, elevando o saldo no acumulado do ano a US$ 21,279 bi - 78,6% acima do registrado no mesmo período de 2010 (US$ 11,914 bi). Com o resultado, o total alcançado nos noves meses incompletos deste ano é superior ao resultado total de 2010, de US$ 20,3 bi.
  A propósito da desaceleração da economia e do crescimento das exportações, o que tenho dito é que são os dois lados de uma mesma moeda: a força da economia brasileira e sua capacidade de enfrentar crises. É preciso manter em mente que crescer 3,5% ou 4% ao ano e criar mais de dois milhões e meio de empregos no mundo de hoje é um sucesso total.
  Agora é correr contra o tempo - Num mundo em crise e em recessão não há saída fácil e nem definida.
Agora é correr contra o tempo, reduzir os juros e sustentar os investimentos, o emprego e a renda, aumentar ainda mais a exportações e defender nossa indústria, controlando os capitais especulativos e reduzindo os juros. Vamos crescer e voltar aos 7% ao ano. É só questão de tempo.
om pragmatismo e sempre buscando o crescimento com distribuição de renda, a integração sul-americana e a conquista de novos mercados, temos de persistir no caminho que o povo escolheu por três vezes: crescer e criar empregos, combater a pobreza, modernizar nossa economia e ocupar nosso lugar no mundo.

* Publicado pelo Blog do Zé Dirceu em 13 de setembro de 2011. O advogado José Dirceu foi deputado federal, ministro-chefe e continua sendo uma das melhores cabeças pensantes do PT. Com o Blog do Zé, criou um espaço para discutir o Brasil.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

BLOG SUPERA A CASA DE 30 MIL ACESSOS

Reconhecido como popular pelo gerenciador Bogger, do Google, o Blog do Maércio acaba de atingir a marca de 30 mil acessos - por volta das 12 horas desta terça-feira, 13 de setembro. Em agosto foram cerca de 2.400 acessos, numa média próxima a 80 por dia. O blog costuma ser acessado por internautas do Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Alemanha, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, Polônia, Rússia, Letônia, Japão, Cingapura, Indonésia, Angola, Togo, Moçambique e Irã, entre outros países. Obrigado!

COMPRA-SE MOTOR DE POPA - Compro motor Yamaha 15, seminovo. Tratar com Claudio na Agropecuária São José. 14-3382.1866 ou 14-3382.1409 - Fartura.

COMISSÃO ESPECIAL VAI INVESTIGAR TERCEIRIZAÇÃO DO TRANSPORTE DE PACIENTES EM FARTURA

A última sessão da Câmara Municipal de Fartura foi marcada pela instalação de uma Comissão Especial para investigar supostos atos de improbidade administrativa, consistentes na terceirização irregular do serviço de transporte de pacientes, bem como na utilização regular e habitual de motoristas do quadro do funcionalismo municipal na condução dos veículos particulares.
O pedido foi aprovado com votos dos vereadores Vagner Baqueta, Luciano Filé, Toninho do Batista, Maryel Garbelotti e Ricardo Garcia. Votaram contra os edis Serafim Neto, João Massaruti, Juninho Domingues e Doriveti Gabriel. Autor do pedido, Baqueta foi indicado presidente da Comissão Especial, que tem como relator Ricardo e Juninho como membro.
Baqueta ainda cobrou do prefeito Paulo Amamura a designação de mais um horário de ônibus para o transporte de pacientes do Hospital da Unesp, em Botucatu, conforme prometido na campanha eleitoral.
Os vereadores também aprovaram de lei autorizando a cessão em comodato de um terreno para a empresa de ônibus MM Turismo se instalar no Distrito Industrial, com acesso pela Avenida das Rosas. Foram setes votos a favor e um contra.
Outro projeto aprovado, desta vez por unanimidade, reduz para quatro anos o período de comodato do Conjunto Habitacional de Interesse Social Cidade Feliz. Com isso as famílias que residiam em área de risco e foram instaladas gratuitamente no local, poderão se desfazer das moradias a partir de abril de 2012, tão logo recebem as escrituras. Algumas alegam que já têm condições de residir em locais mais confortáveis.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

RELEMBRANDO – OBSERVAÇÕES CONSIDERAÇÕES E CONSTATAÇÕES DIVERSAS

JORNADA ADIADA – Por motivo de força maior, a Jornada Petista de Formação Política que seria realizada neste final de semana em Fartura, teve de ser adiada para o próximo domingo, a partir das 10 horas, na Câmara Municipal. Na pauta, debate sobre a conjuntura nacional e definição, se possível, do pré-candidato a prefeito que será trabalhado pelo Partido dos Trabalhadores com vistas à eleição do ano que vem.
MISSA DA INDEPENDÊNCIA – Em Fartura não teve o tradicional Desfile de Sete de Setembro. A cidade ficou triste, vazia, com muita gente procurando o que fazer. Mas um farturense se destacou nesse dia: Dom Gorgônio Alves da Encarnação, bispo da Diocese de Itapetininga, celebrando a Missa da Independência transmitida ao vivo pela Rede Vida diretamente da Catedral de Aparecida.
PREOCUPAÇÃO TUCANA – Com a senadora petista Marta Suplicy na liderança de todas simulações feitas em pesquisa DataFolha com relação à sucessão paulista, vários pontos à frente do ex-governador tucano José Serra, seria natural que o PSDB se preocupasse com a rejeição de seu mais forte candidato. Mas a preocupação é bem outra: o poder de influência do ex-presidente Lula da Silva.
CABOS ELEITORAIS – Segundo essa pesquisa DataFolha, 40% dos entrevistados dizem que poderiam votar num candidato apoiado por Lula. O apoio da presidenta Dilma Rousseff (PT) é importante para 26%, e o do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para 27%. O indicado do prefeito Gilberto Kassab (PSD) só teria a preferência de 15%. Outros 38% dizem que não votariam no candidato do prefeito.
CONTAGEM REGRESSIVA – A contagem regressiva para a filiação partidária de cidadãos interessados em participar do pleito municipal programado para o ano que vem já começou, pois o prazo termina em 07 de outubro, um ano antes da data definda no calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
PARTIDOS NO FORNO – Ainda com relação às eleições do ano que vem para prefeito, vice e vereadores, quatro partidos aguardam definição do TSE para poder participarem: Partido Social Democrático (PSD), Partido Pátria Livre (PPL), formado pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro, Partido dos Servidores Públicos e da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB) e o Partido Democrático da Vida Social (PDVS). Se todos forem aprovados, o Brasil passará a ter 31 partidos políticos oficialmente registrados.
MALFEITOS E MISÉRIA – Em entrevista à jornalista Patrícia Poeta para ser exibida pela Rede Globo na edição deste domingo do Fantástico, a presidenta Dilma Rousseff reafirmou que será firme no combate aos ‘malfeitos’, mas que a prioridade de seu Governo é o combate à miséria no país. Certo, porque combater a corrupção é ação pontual, quando detectada. Já a erradicação da miséria é política pública.
PRODUÇÃO RECORDE – A indústria brasileira produziu 325.326 veículos em agosto, incluindo carros, comerciais leves, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea. Um novo recorde histórico, com crescimento de 5,9% em relação a julho e 5,5% em relação a agosto de 2010. No acumulado do ano a produção cresceu 4,4%, totalizando 2.342.924 unidades de janeiro a agosto. Mas a indústria começa setembro o pé no freio, devido aos estoques em alta. As vendas, porém, continuam no mesmo nível dos primeiros dias do mês passado: cerca de 12.500 carros e comerciais leves por dia.
RECORDE MOTOCICLÍSTICO – A indústria motociclística também bateu recorde em agosto, com a produção de 217.642 unidades, alta de 35,8% em comparação a julho, de 25,8% em relação ao mesmo mês de 2010. No mês passado foram comercializadas 202.851 unidades no mercado interno, outro recorde, num aumento de 25,8% em relação a julho e de 24% ante o mesmo mês de 2010. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo. Em 2011 foram produzidas 1.456.547 motocicletas, contra 1.473.494 de igual período de 2008, o melhor ano da indústria.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

QUALIDADE DO CAFÉ PRODUZIDO EM FARTURA É DESTAQUE NO SUPLEMENTO AGRÍCOLA DO ESTADÃO

Matéria ‘Café de Fartura ganha o mercado externo’ reporta que cafeicultores se mobilizam para elevar a qualidade da bebida e, por tabela, obter preços melhores pela saca

Publicado às quartas-feiras como encarte do jornal ‘O Estado de São Paulo’ o Suplemento Agrícola dedicou matéria especial em suas páginas centrais à cafeicultura farturense, aproveitando o mote fornecido pelo Sindicato Rural com a realização do 5.º Concurso de Qualidade de Café do Município de Fartura.
O repórter José Maria Tomazela visitou a propriedade do cafeicultor Aroldo Nóbile, que teve seu lote classificado em primeiro lugar na categoria Cereja Descascado. “Já tive oferta de R$ 500,00 por saca, mas acho que consigo vender até por R$ 600,00”, comentou o produtor, que colheu em torno de 350 sacas por ano em dois talhões com 18 mil pés em início de produção.
O sítio dos irmãos Silvano e Vamberto e Adão Piovezan, com lote classificado em primeiro lugar na categoria Café Natural, também foi visitado. Outro que participou da reportagem foi José da Costa, como presidente do Sindicato Rural.
O CONCURSO – A cerimônia de premiação foi acompanhada pelo jornalista João Batista Olivi, que gravou reportagem televisiva para o Canal Rural. O concurso, que despertou interesse da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupe – Cooxupé, foi disputado em duas categoria, Café Natural e Cereja Descascado.
O café natural é secado da forma tradicional em terreiro ou em secador a lenha. Já o cereja descascado é lavado e tem seus grãos selecionados antes de ser processado.
O primeiro colocado na categoria Cereja Descascado foi Aroldo Nóbile, com Umberto Bortotti ficando em segundo lugar. Os cinco cafeicultores premiados na categoria Café Naatual foram Adão do Carmo Pioveza, Lauro Piovezan, Marcelo Martins Gaabriel, Odilon Aparecido Correa e Cely Ribeiro Novais.
Foram inscritos 124 lotes, mas 40 amostras não alcançaram padrão de qualidade firam descartadas, por conta de umidade excessiva – teor acima de 15, quando o tolerado é entre 11 e 13.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

TRATOR TUCANO DESTILA IRA ANTIPETISTA AO RECEBER CIDADANIA TIMBURIENSE

O deputado tucano Samuel Moreira pisou feio na bola no pronunciamento em agradecimento ao título de cidadania conferido pela Câmara Municipal de Timburi em sessão solene sábado passado. Em vez de se ater aos elogios e agradecimentos de praxe em uma solenidade festiva, emendou um raivoso discurso típico de campanha eleitoral, tendo como alvo o PT.
Mas, nos argumentos, também lembrou em muito a maneira tucana de governar: uso da máquina pública em prol do partido, campanhas caras e com caixa dois, manutenção de um abismo entre o parlamentar e o eleitor, prefeitos mendigando verbas ao governo, pressão para arregimentar aliados e mentiras para tutelar o povo. Do tipo: “Olha, se você não votar em mim... Como se o povo não pagasse imposto, como se estivessem dando as coisas... É obrigação de governo, não doação”.
Porém, se esqueceu que minutos antes tinha sido idolatrado pelo orador como um Midas benfeitor de Timburi, responsável diretor pelos recursos investidos na recuperação de duas estradas vicinais, na compra de um caminhão basculante, de uma van para transporte de pacientes, de dois ônibus escolares e de uma máquina volante de beneficiar café.

Apenas duas dessas conquistas resultaram de emendas, as outras resultaram de programas de governo. Com certeza, o Trator Tucano, como Samuel Moreira é conhecido na Assembleia Legislativa, perdeu uma boa oportunidade de conter sua ira anti-petista! Não percebeu, mas é por essas e outras que o povo vê alguns políticos com cada vez mais antipatia.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

RELEMBRANDO – OBSERVAÇÕES CONSIDERAÇÕES E CONSTATAÇÕES DIVERSAS

INTERESSANTE – Gozado, até quarta-feira todo analista econômico considerava a taxa do juro básico (Selic) praticada no Brasil muito alta e pediu sua redução como fator indutor do crescimento industrial. Mas foi só o Banco Central reduzi-la em meio ponto percentual (de 12,5% para 12%) que todo mundo caiu de pau. “Foi pressão governamental!”. Vai entender...
MUITO INTERESSANTE – O mesmo se pode dizer com relação ao salário mínimo de R$ 545,00 praticado atualmente. “Muito baixo, insignificante, quem consegue viver com um?”. Mas foi só a proposta orçamentária para ano que vem prever reajuste de 13,6% com sua elevação para R$ 619,21, arredondados para R$ 620,00, que o discurso mudou. “Orçamento ignora rigor fiscal”, criticam.
REGRA É CLARA – Reclamar do que, se a regra para o reajuste do salário mínimo é clara e foi definida faz tempo: reposição da inflação acumulada no ano anterior - 2011, mais o percentual de crescimento da economia de dois anos antes – 2010!
JORNADA PETISTA – O PT de Fartura promove no dia 11 de setembro, um domingo de manhã, na Câmara Municipal, a terceira Jornada Petista de Formação Política desse ano. Na pauta, conjuntura nacional e política municipal. O partido pretende antecipar a definição sobre quem será trabalhado como pré-candidato a prefeito no ano que vem: Paulo ‘Surubi’ Custódio ou Marcelo Del Nobile.
PRÉVIA TUCANA? – O Diretório Estadual do PSDB enviou carta aos coordenadores regionais recomendando a realização de prévias em cidades onde o partido tiver mais de um pré-candidato a prefeito. Em Fartura, como se sabe, Tinho Bortotti e Maryel Garbelotti disputam a indicação. O primeiro já presidiu e o seguindo preside a Câmara Municipal. A carta diz ainda que a consulta ocorrerá entre janeiro e março de 2012 e abrangerá todos os filiados. Os tucanos ameaçam intervir nos municípios que descumprirem as instruções.
IMBRÓGLIO EM ITARARÉ – Condenado em primeira instância por improbidade administrativa e afastado do cargo na semana passada por força de uma medida liminar, o prefeito Luiz César Perúcio (PSDB) conseguiu reverter a situação e reassumir o comando da administração municipal em Itararé. O vice José Eduardo Ferreira ficou a frente do governo por seis dias.
SEM LICITAÇÃO – Acusado de ter contratado sem licitação uma empresa para fornecer produtos para merenda escolar, César Perucio teve os direitos políticos suspensos por oito anos e ainda foi condenado a ressarcir aos cofres públicos o valor da compra, atualizado para R$ 185.600,00.
OUTRA AÇÃO – Como se trata de condenação em primeira instância, Perucio deve continuar no cargo até o julgamento do recurso no Tribunal de Justiça do Estado. O prefeito é réu em outra ação civil movida pelo Ministério Público, desta vez por irregularidades na contratação de assessores em cargo comissionados, demitidos pelo vice-prefeito no exercício do cargo.