Um pedido de vistas
do vereador João Massaruti em nome da bancada vermelha (oposição) adiou a
votação do Projeto de Lei Complementar 02/13, que dispõe sobre alteração no
quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Fartura e dá outras providências.
Na prática, o projeto
trata da criação de mais sete vagas para o cargo de Assessor I e outras três
vagas para o cargo de Assessor II, de provimentos comissionados como se fossem
cargos de confiança.
Segundo justificativa
do prefeito Tinho Bortotti, a criação dessas vagas é necessária para facilitar
a contratação de funcionários para as creches municiais e outros setores da
administração.
No entender dos
vereadores da bancada vermelha, no entanto, essas contratações deveriam ser
feitas por intermédio de concurso público, pois não se tratam de cargos de
estrita confiança do prefeito e sim de cargos regulares da administração. Ou
seja, contratações para atender interesses políticos, uma vez que a realização de
concurso em caráter emergencial poderia ter sido feita em aproximadamente 20 dias, quando começou o impasse.
Esse assunto estava
sendo tratado pelo PLC 01/13, que foi retirado a pedido do prefeito para melhor
análise e correção de possíveis distorções. Mas voltou com aumento nos
vencimentos em relação ao projeto anterior: de R$ 810,02 para R$ 857,33 no caso
do Assessor I e de R$ 1.304,54 para R$ 1.380,73 no caso do Assessor II.
ESTAGIÁRIOS – Outro processo que recebeu pedido de vistas
foi o PL 04/13, que dispõe sobre estágio de estudantes de curso superior,
técnico e de ensino médio na Prefeitura Municipal e dá outras providências.
Autor do pedido de vistas, o presidente Maryel Garbelooi revelou que pretende
apresentar emenda para deixar mais claro o critério de seleção e admissão
desses estagiários.
Outyra medida para
evitar contrações polítcas, como foi pregado exaustivamente pregado pela
campanha tucana durante a campanha eleitoral. Considera boa se não for tratada
como atendimento a promessas eleitorais de empregos, como alerta a bancada
oposicionista vermelha, a medida também pretende estender sua aplicação na
Câmara Municipal, segundo o presidente Maryel.
RESOLUÇÃO – Colocado
em discussão e votação, o projeto de Resolução 03/13 foi aprovado por
unanimidade. Com a inserção de um parágrafo ao artigo 10 do Regimento Interno da
Câmara Municipal, a ordem de votação dos vereadores será escolhida mediante
sorteio conduzido pelo presidente da sessão momentos antes do pleito.
Realizada na última
quarta-feira, 06 de fevereiro, a primeira sessão ordinária do foi uma reunião
bastante extensa e robusta, com destaque para a apreciação de 15 indicações de
obras, serviços e benfeitorias, mais 14 requerimentos solicitando informações
ao prefeito, além dois projetos de lei
do Executivo retidos para melhor análise e do projeto de resolução aprovado por
unanimidade.
COMISSÕES - Depois de muito impasse, queda de braço e
muita conversa, os vereadores chegaram a um acordo e as comissões permanentes
da Casa Legislativa para o biênio 2013/2014 ficaram assim constituídas:
Comissão de Justiça,
Redação, Educação, Cultura e Saúde: José Flavio ‘Cateto’ Ribeiro (presidente),
Vanier Humberto Dognani (relator), João Batista Massaruti (membro) e João
Carlos Rizzo (suplente).
Comissão de Finanças,
Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Assistência Social: Luciano ‘Filé’ Peres
(presidente), Antonio Doriveti Gabriel (relator), João Carlos Rizzo (membro) e
Vanier Humberto Dognani (suplente).
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