quarta-feira, 10 de abril de 2013

RELEMBRANDO - NOTAS POLÍTICAS

AVALIAÇÃO HADDAD – Levantamento do instituto DataFolha mostra que o prefeito de paulistano Fernando Haddad (PT), completa cem dias de governo com 31% de avaliação como “ótimo ou bom”, mais 42% como “regular” e somente 14% como “ruim ou péssimo). No mesmo período de gestão, os ex-prefeitos foram avaliados como “ótimo ou bom” da seguinte forma: Marta Suplicy (PT), com 34%, José Serra (PSDB) com 20%  e Gilberto Kassab (DEM-PSD) com 16%.
ESTRATIFICAÇÃO – Entre os que mais aprovam a gestão do novo prefeito paulistano destacam-se os segmentos menos escolarizados (38% de ótimo ou bom) e os mais pobres, com renda até dois salários mínimos (36%). O índice de aprovação é mais baixo (23%) entre os que possuem ensino superior. Nove entre dez entrevistados esperam que Haddad se caracterize por ações diferentes das de seus antecessores. Ou seja, querem novidades.
CARAVANA PETISTA – A Caravana Petista que está percorrendo o Interior para ouvir dirigentes, agentes políticos e militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) chega a Itapeva no dia 27 de abril. “Será uma reunião de trabalho para conhecer as dificuldades da região e sistematizar essas demandas para que as soluções sejam encontradas conjuntamente e apresentadas à sociedade”, explica o deputado Edinho Silva, presidente do Diretório Estado. Essas informações serão levadas ao Encontro do Interior, que será realizado em junho.
AMBULÂNCIAS DO SAMU - Gestores de municípios com cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) têm 60 dias para cadastrar todas as ambulâncias e centrais de regulação de urgências no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde O objetivo da norma, segundo o Ministério da Saúde, é aumentar o controle dos serviços oferecidos e evitar que os veículos fiquem parados. Os municípios que não atualizarem o banco de dados por mais de três meses consecutivos terão suspensos os repasses para custeio das unidades móveis do Samu.
PREFEITURAS NA MIRA - O Ministério Público abriu procedimentos para investigar possíveis irregularidades nas nomeações de Rodrigo Pedrico como oficial de gabinete da Prefeitura de Sorocaba e de Pedro Miguel Morad como assessor de planejamento da Prefeitura de Votorantim. Ambas são administradas por prefeitos do PSDB. A Promotoria de Justiça quer saber se houve interesse público nas nomeações ou se elas foram feitas por reciprocidade.
NEPOTISMO CRUZADO - As nomeações estariam irregulares por, em tese, configurarem nepotismo cruzado. Isso porque Rodrigo Pedrico é genro do prefeito Erinaldo Alves da Silva (Votorantim) e Pedro Miguel Morad é cunhado do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (Sorocaba). Caso seja constatado nepotismo – empregar parentes na administração pública – os dois prefeitos podem responder por improbidade administrativa e até por impedimento legal, com perda do mandato. Ou resolver a questão com as respectivas exonerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário