sexta-feira, 14 de junho de 2013

JUSTIÇA DETERMINA ANULAÇÃO DE CONCURSO PARA CONTRATAÇÃO DE AGENTE DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL


A juíza Thais Munhoz Clausen acatou argumento da promotora Fabíola Castilho Soffner e concedeu tutela antecipada (liminar) determinando o cancelamento do item do Concurso Público 01/13 concernente à seleção de agente de desenvolvimento infantil, os atuais ADI’s, antigos monitores de creche.
A ação iniciada pela Organização Não Governamental Olho Vivo ainda carece de julgamento para ter validade definitiva. A liminar foi concedida para evitar danos irreparáveis, pois a inicial da ação apresentou provas inequívocas com base na legislação federal.
Ocorre que o edital do concurso lançado pela Prefeitura Municipal de Fartura estabeleceu nível fundamental completo, quando o Plano Nacional da Educação e Lei das Diretrizes e Bases da Educação estabelecem que as atividades de educação infantil devem ser exercidas por professores habilitados em nível médio e superior. Por conta dessa legislação, muitos monitores de creches tiveram de fazer um curso de capacitação e adequação às exigências do cargo.
Com base nesse pressuposto, a juíza determinou a suspensão de qualquer ato decorrente do concurso em tela relativo ao cargo de ADI. Se desobedecer a ordem, o prefeito Tinho Bortotti (PSDB) será multado em R$ 5.000,00 por ato realizado, bem como respondera às demais consequências legais.
Fica, no entanto dúvida sobre a aplicação da pena em relação às contratações já efetuadas.  A liminar também proíbe a incineração de quaisquer prova e documentos relativos ao cargo de auxiliar de desenvolvimento infantil, sob pena de multa de R$ 50 mil pela prática do ato, bem como a demais consequências legais.
Se não contestar os fatos no prazo legal, a Justiça entenderá como aceitação dos fatos articulados na petição inicial e dará o processo como encerrado e a municipalidade condenada a realizar novo concurso, se quiser prover as vagas em vacância para o cargo de ADI.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Prefeito Tinho Bortotti convocou reunião com pais e mães de crianças em idade de creche para expor a situação. Fez caca para honrar promessas empreguistas de campanha e vai jogar a culpa nos ongueiros e nos vereadores... Na Câmara tem projeto pedindo a criação de mais dois cargos de auxiliar de desenvolvimento infantil.

    ResponderExcluir
  3. Eu antes da eleição falei que não gostava da administração do PSDB e volto a falar de novo, não gosto mesmo, devagarzinho vai aparecendo as cacas, esta dificil achar politico bom hoje em dia, se continuar nesta toada ja ja vai começar os barulhos nas cidades pequenas, as bombas ja estão estourando em muitas cidades, o Brasil esta um barril de pólvora, se bobear não vamos ter nem Copa do Mundo no Brasil, é só aguardar ...

    ResponderExcluir