*Por José Dirceu
Presidenta quer sistema de acompanhamento do atendimento nas UPAs em todo o país...
Outras 182 novas agências do Instituto Nacional do Seguro Social – o velho e conhecido INSS – serão inauguradas até o final do ano. Quem garante é a própria presidenta Dilma Rousseff. Ela o afirmou, nesta segunda-feira, durante seu programa de rádio “Café com a Presidenta”. Ela também prometeu levar o sistema da Previdência – responsável pela drástica redução nas filas e no tempo de atendimento ao cidadão – a outras áreas da saúde, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em todo o país.
A Presidenta Dilma Rousseff
“Houve um tempo em que ninguém acreditava que acabariam as filas na Previdência, e com dedicação, trabalho e esforço, nós mudamos o atendimento e acabamos com as filas. O mesmo irá acontecer em outras áreas, e a que mais me preocupa e requer minha atenção é a área da saúde”, prometeu.
A presidente ressaltou a transformação em curso, hoje, na Previdência. “Ninguém precisa mais dormir na porta de uma agência da Previdência para ser atendido”, disse com orgulho. Agora os atendimentos podem ser feitos com dia e hora marcados, com mais agilidade e respeito ao cidadão.
Aposentadoria em meia hora
Os avanços na Previdência não foram poucos nem tímidos. Como bem lembrou a presidenta, hoje, se o contribuinte contar com toda a sua documentação cadastrada, ele pode se aposentar em meia hora. As facilidades se estendem, ainda, à perícia médica, que é agendada por meio do número de telefone 135, o que facilita o recebimento do auxílio-doença.
Tamanha revolução foi alcançada pela informatização das 1.353 agências do INSS no país e da central de atendimento via telefone, por meio do número 135. Um sistema acompanha o atendimento de quem procura o INSS em cada etapa, desde a retirada da senha, computando o tempo de espera, o tempo do atendimento e em que status se encontra o pedido. “Nosso objetivo é garantir a qualidade e a rapidez do atendimento, é cuidar com carinho da pessoa que procura a Previdência. Por isso é importante que possamos acompanhar passo a passo e saber onde não está bom o atendimento, onde ele pode melhorar”, comentou a chefe de estado.
Mas os esforços vão além da informatização e se apresentam, também, na expansão da rede física de atendimento. “Queremos diminuir a necessidade de as pessoas viajarem para tratar de serviços da Previdência”, lembrou Dilma Rousseff. Ela deu como exemplo os cidadãos no Pará que, às vezes, são obrigados a se deslocarem até 600 km para ir ao posto da Previdência mais próximo. Especificamente neste Estado, a chefe de governo comprometeu-se, ainda, a abrir 14 agências no período. “Faremos também, em todos os lugares em que for necessário concurso público para contratar servidores onde há carência de funcionários", acrescentou.
Tamanha revolução foi alcançada pela informatização das 1.353 agências do INSS no país e da central de atendimento via telefone, por meio do número 135. Um sistema acompanha o atendimento de quem procura o INSS em cada etapa, desde a retirada da senha, computando o tempo de espera, o tempo do atendimento e em que status se encontra o pedido. “Nosso objetivo é garantir a qualidade e a rapidez do atendimento, é cuidar com carinho da pessoa que procura a Previdência. Por isso é importante que possamos acompanhar passo a passo e saber onde não está bom o atendimento, onde ele pode melhorar”, comentou a chefe de estado.
Mas os esforços vão além da informatização e se apresentam, também, na expansão da rede física de atendimento. “Queremos diminuir a necessidade de as pessoas viajarem para tratar de serviços da Previdência”, lembrou Dilma Rousseff. Ela deu como exemplo os cidadãos no Pará que, às vezes, são obrigados a se deslocarem até 600 km para ir ao posto da Previdência mais próximo. Especificamente neste Estado, a chefe de governo comprometeu-se, ainda, a abrir 14 agências no período. “Faremos também, em todos os lugares em que for necessário concurso público para contratar servidores onde há carência de funcionários", acrescentou.
Exemplo para o mundo
Em resumo: este é um exemplo das mudanças que nossos governos fizeram na gestão pública no Brasil. Hoje a nossa previdência pública é uma das melhores do mundo, não apenas no atendimento humano, mas no respeito ao direito do aposentado, colocando fim às filas e à espera eterna, à burocracia sem fim, ao desrespeito, às péssimas condições das agências, à falta de funcionários capacitados. Ela também tem um papel importante na valorização do aposentado, repondo suas perdas históricas, por meio de seus benefícios. De outro lado, essa mesma perda vem sendo reduzida com um aumento real do salário mínimo.
* Publicado pelo Blog do Zé Dirceu em 31 de janeiro de 2012. O advogado José Dirceu foi deputado federal, ministro-chefe e continua sendo uma das melhores cabeças pensantes do PT. Com o Blog do Zé, criou um espaço para discutir o Brasil.
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