segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

JORNADA POLÍTICA INJETA NOVO ÂNIMO NA MILITÂNCIA PETISTA DE FARTURA

Realizada domingo para lembrar os 31 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores – 10 de fevereiro de 1980 – a primeira Jornada de Formação Política das quatro que serão promovidas nesseano pelo Diretório Municipal do PT em Fartura foi bastante elogiada pelos participantes.
Além de apresentar novos filiados e passar os informes de praxe, a jornada injetou um novo ânimo na militância já com vistas às eleições municipais do ano que vem. A advogada Valéria Zamignani, pré-candidata do PT à Prefeitura de Piraju, também marcou presença.
Vice-presidente e articulador político da Macro Regional de Itapeva, o palestrantes Alex Campos deixou bem claro quais as posições do PT em termos federal, estadual e municipal: apoiar incondicionalmente o governo petista de Dilma Rousseff no plano federal, fazer oposição sistemática e com apresentação de alternativas ao governo estadual demo-tucano de Geraldo Alckmin e ocupar todos os espaços disponíveis que favoreçam o crescimento e o fortalecimento do partido em termos municipais.
“Está mais do certo que a parceria com o DEM, o PSDB e seus partidos-satélites é inviável para o PT. Eles são nossos adversários e isso ficou mais claro ainda nas eleições estadual e presidencial. Nem mesmo prefeitos de alguns partidos da nossa base aliada apoiaram nossos candidatos. Em alguns lugares nem candidatos do partido deles eles apoiaram”, observou Alex. “Então, nós temos de capitalizar os votos da Dilma, os votos da Marta, os votos do Mercadante. Esses votos foram conquistados por nós dentro de feudos tucanos e precisamos atrair esses eleitores para o PT, ocupando espaços, realizando eventos como esse e apresentando propostas populares”, acrescentou o professor.
No encontro foi comentado que se o PMDB se mantiver fiel ao PT no apoio do Governo Dilma, seria natural o PT se aliar ao PMDB de Paulo Amamura com vistas às eleições de 2012, mas o pouco empenho do prefeito farturense na campanha presidencial e o descaso com que está tratando as emendas parlamentares conquistas pelo diretório petista, estão azedando o bom relacionamento.
Isso porque além de perder uma emenda federal de R$ 200 mil da deputada Janete Pietá para a construção de um Centro de Saúde na Vila São Caetano, Paulo Amamura também perdeu emenda de R$ 150 mil do deputado Arlindo Chinaglia para obras de infra-estrutura por pura falta de interesse – político e administrativo.
Professor Alex também discorreu sobre a estrutura do PT nos 28 municípios que integram a Macro de Itapeva, com três prefeitos, três vices, dois presidentes de câmaras e 18 vereadores.
A 2ª Jornada de Formação Política desse ano será realizada na primeira semana de maio, muito provavelmente no feriado em comemoração ao Dia do Trabalho e do Trabalhador. Portanto, a palestra principal deve versar sobre a luta sindical que resultou na construção do PT e nas conquistas da classe trabalhadora de lá para cá, com ênfase nos oito anos do Governo Lula. Até lá!

2 comentários:

  1. Foi gratificante reencontrar os valorosos companheiros de Fartura.

    ResponderExcluir
  2. Os petistas que exercem cargos eletivos no âmbito da Macro de Itapeva são os prefeitos Sandro Sala (Ribeirão Branco), Gideoni (Ribeira)e Gonzaga (Itapirapuã Paulista); os vices Zaga Lança (Taguaí), Zicão Gomes (Riversul)e Joprge (Guapiara); presidentes de câmaras Maurílio Bérgamo (Taguaí) e Joaquim (Ribeirão Branco),além de outros 16 vereadores, totalizando 18.

    ResponderExcluir