Rodovias
litorâneas terão trechos alargados, recapeados e melhorados até o Natal, para
dar mais conforto aos turistas na temporada de verão. Se licitação sair mesmo
em agosto, obras entre Fartura, Taguaí e Taquarituba só serão iniciadas às
vésperas do Natal.
Um investimento de R$ 101,5 milhões em
alargamento e recapeamento de pistas, sinalização e outras melhorias em aproximadamente
200 quilômetros. Tudo para dar mais conforto aos turistas e melhorar a
infraestrutura em uma região reconhecidamente rica.
As intervenções em cinco rodovias devem
começar já nesse mês, para ficarem prontas até o Natal. Enquanto isso, na pobre
região Sudoeste do Estado, os usuários da Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho
(SP-249) continuam arriscando suas vidas ao se deslocarem entre as cidades de
Fartura, Taguaí e Taquarituba.
Um ramal há muito tempo abandonado pelo
Governo do Estado. Talvez o trecho mais esburacado e deteriorado de todas as
rodovias paulistas. Que são as melhores do Brasil, por sinal. Mas esse trecho
da SP-249, com toda certeza, não se encaixa nesse padrão que tanto orgulha os
governantes.
PRECARIEDADE - A situação está
ficando cada vez pior. Na última segunda-feira, por exemplo, um caminhão
Rodotrem da Cacique Materiais de Construção, carregado de madeira, quebrou ao
cair num buraco na Serra dos Gobbo e provocou a interdição de parte da rodovia
por mais de oito horas.
O trânsito ficou afunilado no trecho mais
precário da deteriorada rodovia. Sem acostamentos, cheio de imensos buracos e
com uma mina d’água escorrendo pelo meio da pista. Os veículos precisam se
retorcer para vencer esses 500/800 metros intrafegáveis.
Outro trecho que pode se complicar assim
que cair uma chuva mais forte é ponte tubular improvisada e remendada com
madeira por onde passa o Ribeirão Fartura.
Essa ponte foi feita provisoriamente pelo
DER em abril do ano passado, para permitir o restabelecimento do tráfego depois
do rompimento provocado por solapamento da pista. Foram três meses de
interdição, com o transito sendo desviado por uma estrada de terra.
LICITAÇÃO – Com propriedade
na divisa entre Taguaí e Coronel Macedo, o desembargador aposentado Antonio Luiz
Ribeiro Machado participou quinta-feira de uma audiência com o governador
Geraldo Alckmin como presidente da Associação dos Funcionários Públicos do
Estado de São Paulo – Afupesp. Em dado momento da conversa tocou no
assunto SP-249 e recebeu como resposta do governador a explicação de que a
empreiteira responsável pela elaboração do projeto técnico tem até o dia 30 de
julho para entrega-lo ao Departamento de Estrada de Rodagem – DER-SP.
Essa informação foi passada pelo
desembargador ao prefeito taguaiense Jair Carniato. “Bate com aquilo que o Dr.
Clodoaldo nos informou no início do ano”, comentou Jair ao ser contatado pela
reportagem do blog e do jornal Sudoeste do Estado, referindo-se a Cladoaldo
Pelissioni, superintendente do DER-SP.
Com o projeto em mãos, o DER poderá fazer
a licitação em agosto, ou no máximo setembro, como estaria programado. Aí seriam mais dois meses, no
mínimo, para cumprimento dos prazos de contestação e ratificação do resultado.
E pelo menos mais um até o início efetivo das obras.
“Não podemos esperar tanto, a rodovia está
ficando cada vez mais perigosa”, acrescenta Jair, que voltou a cobrar do
diretor do DER de Assis, Jorge Mori, providências imediatas para amenizar os
problemas. “Se não sai a obra, que pelo menos deem uma arrumada nos trechos
mais críticos, que tapem os buracos mais perigosas”, teria argumentado Jair. Alguns buracos já foram tapados, é verdade.
Agora, resta aguardar e torcer para que a
tão prometida obra saia antes do Natal. Afinal, apesar de ser tão bonita
quanto, a pobre região Sudoeste não pode ser comparada ao rico Litoral. Pelo
menos na prioridade em se tratando de recuperação de rodovias.
Lucidez. Obrigado pela parceira.
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