terça-feira, 24 de julho de 2012

GOVERNO ANUNCIA NOVO LOTE DE RECUPERAÇÃO DE RODOVIAS E A SP-249 FICA NOVAMENTE DE FORA


Rodovias litorâneas terão trechos alargados, recapeados e melhorados até o Natal, para dar mais conforto aos turistas na temporada de verão. Se licitação sair mesmo em agosto, obras entre Fartura, Taguaí e Taquarituba só serão iniciadas às vésperas do Natal.


O governador Geraldo Alckmin anunciou no início da semana um conjunto de 11 obras para melhorar o fluxo de veículos no próximo verão e reduzir os congestionamentos em cinco rodovias litorâneas.
Um investimento de R$ 101,5 milhões em alargamento e recapeamento de pistas, sinalização e outras melhorias em aproximadamente 200 quilômetros. Tudo para dar mais conforto aos turistas e melhorar a infraestrutura em uma região reconhecidamente rica.
As intervenções em cinco rodovias devem começar já nesse mês, para ficarem prontas até o Natal. Enquanto isso, na pobre região Sudoeste do Estado, os usuários da Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho (SP-249) continuam arriscando suas vidas ao se deslocarem entre as cidades de Fartura, Taguaí e Taquarituba.
Um ramal há muito tempo abandonado pelo Governo do Estado. Talvez o trecho mais esburacado e deteriorado de todas as rodovias paulistas. Que são as melhores do Brasil, por sinal. Mas esse trecho da SP-249, com toda certeza, não se encaixa nesse padrão que tanto orgulha os governantes.
PRECARIEDADE - A situação está ficando cada vez pior. Na última segunda-feira, por exemplo, um caminhão Rodotrem da Cacique Materiais de Construção, carregado de madeira, quebrou ao cair num buraco na Serra dos Gobbo e provocou a interdição de parte da rodovia por mais de oito horas.
O trânsito ficou afunilado no trecho mais precário da deteriorada rodovia. Sem acostamentos, cheio de imensos buracos e com uma mina d’água escorrendo pelo meio da pista. Os veículos precisam se retorcer para vencer esses 500/800 metros intrafegáveis.
Outro trecho que pode se complicar assim que cair uma chuva mais forte é ponte tubular improvisada e remendada com madeira por onde passa o Ribeirão Fartura.
Essa ponte foi feita provisoriamente pelo DER em abril do ano passado, para permitir o restabelecimento do tráfego depois do rompimento provocado por solapamento da pista. Foram três meses de interdição, com o transito sendo desviado por uma estrada de terra.
LICITAÇÃO – Com propriedade na divisa entre Taguaí e Coronel Macedo, o desembargador aposentado Antonio Luiz Ribeiro Machado participou quinta-feira de uma audiência com o governador Geraldo Alckmin como presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – Afupesp. Em dado momento da conversa tocou no assunto SP-249 e recebeu como resposta do governador a explicação de que a empreiteira responsável pela elaboração do projeto técnico tem até o dia 30 de julho para entrega-lo ao Departamento de Estrada de Rodagem – DER-SP.
Essa informação foi passada pelo desembargador ao prefeito taguaiense Jair Carniato. “Bate com aquilo que o Dr. Clodoaldo nos informou no início do ano”, comentou Jair ao ser contatado pela reportagem do blog e do jornal Sudoeste do Estado, referindo-se a Cladoaldo Pelissioni, superintendente do DER-SP.
Com o projeto em mãos, o DER poderá fazer a licitação em agosto, ou no máximo setembro, como estaria programado. Aí seriam mais dois meses, no mínimo, para cumprimento dos prazos de contestação e ratificação do resultado. E pelo menos mais um até o início efetivo das obras.
“Não podemos esperar tanto, a rodovia está ficando cada vez mais perigosa”, acrescenta Jair, que voltou a cobrar do diretor do DER de Assis, Jorge Mori, providências imediatas para amenizar os problemas. “Se não sai a obra, que pelo menos deem uma arrumada nos trechos mais críticos, que tapem os buracos mais perigosas”, teria argumentado Jair. Alguns buracos já foram tapados, é verdade.
Agora, resta aguardar e torcer para que a tão prometida obra saia antes do Natal. Afinal, apesar de ser tão bonita quanto, a pobre região Sudoeste não pode ser comparada ao rico Litoral. Pelo menos na prioridade em se tratando de recuperação de rodovias.

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