quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ARTIGO - BRASIL AVANÇA, MAS É PRECISO AVANÇAR MUITO MAIS!

Por Tadeu de Oliveira

“Aqui ele vai poder estudar sem parar, até a faculdade, porque não vai ter de se preocupar com falta de dinheiro e desemprego”, afirma a costureira Rogelia Pari Tancara, de 30 anos, em reportagem do jornal popular Agora São Paulo, editado pela Folha, sobre imigração da Bolívia para São Paulo, onde vivem aproximadamente 250 mil bolivianos.
Rogélia estava se referindo ao filho Mikhael, de quatro meses, nascido em São Paulo. A reportagem ‘Bolivianos têm filho no Brasil em busca de vida melhor’ relata que metade das mulheres atendidas na UBS Bom Retiro, região central de São Paulo, são bolivianas. Entre janeiro e setembro, 194 bolivianas fizeram acompanhamento de gravidez em postos de saúde paulistanos.
Entre 2005 e 2010 o número de bolivianas que deram à luz no Hospital Nova Cachoeirinha, zona norte da capital paulista, referência em maternidade municipal, saltou de 76 para 154, num crescimento de 102%. Fazer acompanhamento pré-natalino e dar luz em hospital soa estranho para as famílias procedentes da Bolívia, onde ainda é comum fazer o parto em casa.
Como o próprio título da reportagem diz, os bolivianos estão procurando cada vez o Brasil em busca de uma vida melhor. Eles são atraídos por oportunidades de trabalho e gratuidade nos serviços de saúde e educação, principalmente, inclusive com fornecimento de kit mamãe-nenê, uniforme e material escolar. Conquistas muitas vezes desprezadas por brasileiros que não sabem dar valor ao que têm!
Outras reportagens sobre o Novo Brasil que vêm sendo moldado com as novas políticas de desenvolvimento social, educacional e econômica relatam que até norte-americanos estão emigrando para o Brasil em busca de novas oportunidades de emprego, principalmente em áreas que exigem qualificação que muitos brasileiros ainda não têm.
Portanto, temos aí dois exemplos antagônicos. E a conclusão de que se os nossos serviços de saúde e educação atingiram um patamar de atendimento gratuito e satisfatório ao básico, ainda é necessário investir mais e mais para que possam chegar ao desejado nível de excelência.
    
* Tadeu de Oliveira é analista político e econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário