quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MINISTRO ALEXANDRE PADILHA INAUGURA FUNCIONAMENTO DO SAMU JURUMIRIM

O vereador Ernesto Albuquerque (Avaré) e o jornalista Maércio Garbelotti (Fartura) representaram o PT da região na recepção ao ministro da saúde Alexandre Padilha 
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional Vale da Jurumirim já podem ser acionados pelo telefone 192 para casos de urgência e emergência médicas

O ministro da saúde Alexandre Padilha (PT) participou no final da semana passada da solenidade de inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional Vale da Jurumirim – Samu Jurumirim, cuja base central fica na cidade de Avaré, mais precisamente à Rua à Lázaro do Amaral Leite, 394, no Jardim São Luiz.
O Samu 192 é uma ação de atendimento médico emergencial do Governo Federal que integra o programa Saúde Toda Hora, responsável pela organização da Rede de Atenção às Urgências do Serviço Único de Saúde – SUS.
Criado em 2003 e agora estendido à região Sudoeste do Estado, o Samu 192 está presente em 15 municípios. São eles: Avaré, Arandu, Barão de Antonina, Cerqueira César, Coronel Macedo, Fartura, Iaras, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba e Tejupá.
Alguns desses municípios receberam ambulâncias com equipamentos de atendimento básico – Unidades de Suporte Básico – USB. Em cidades estratégicas foram instaladas Unidades de Suporte Avançado – USA. Essas unidades possuem duas ambulâncias, uma simples e outra equipada com Unidade de Terapia Intensiva – UTI Móvel. Também possuem salas para estabilização de pacientes até a remoção a um centro mais avançado, se for o caso.
DIA E NOITE – Esse programa ainda permitirá às cidades sem hospital ou pronto-socorro o atendimento emergencial noturno. Nas cidades com hospital ou pronto-socorro, o atendimento de urgência e emergência será aprimorado, dependendo do interesse político do prefeito e da disponibilidade financeira da Prefeitura.
Além de fornecer a ambulância e os equipamentos da sala de estabilização, o Ministério da Saúde também repassará recursos para cobrir 50% dos custos. Às prefeituras caberá cota de 25%. O Estado deveria se responsabilizar por mais 25%, mas São Paulo não aderiu ao programa, sobrecarregando prefeituras.
MUITO MAIS – Ao fazer uso da palavra, o ministro Alexandre Padilha frisou que o Samu vai muito além de um simples programa de distribuição de ambulâncias. “É importante você também fornecer ambulâncias para os municípios, mas o que nós estamos entregando aqui na região de Avaré não são apenas 10 novas ambulâncias. O que nós estamos entregando é um serviço especializado de atendimento à população para urgência e emergência”, frisou, lembrando que até o motorista que integra uma equipe do Samu é treinado e capacitado.
Normalmente uma equipe do Samu é integrada por condutor socorrista, técnico de enfermagem, enfermeira e médico socorrista, todos treinados no atendimento a vítimas de acidentes. “Com o Samu o tratamento começa dentro da ambulância, porque nós sabemos que o primeiro segundo, o primeiro minuto, a primeira meio hora de tratamento é por demais importante. Então, com o Samu estamos ganhando um precioso tempo no salvamento de vidas”, complementou Padilha.
Mas o atendimento vai muito além do que o socorro a vítimas de acidentes de trânsito, domésticos ou do trabalho. As ambulâncias do Samu também atendem ocorrências de problemas cardio-respiratórios e cardio-vasculares, intoxicações, trabalho de parto com risco e transferência inter-hospitalar urgente. Enfim, uma série de casos onde a rapidez e a eficiência no atendimento pode significar o salvamento de uma ou mais vidas.
Ainda como explicou Alexandre Padilha, a ligação gratuita para o 192 do Samu não é uma ligação como outra qualquer. “Já é o início do atendimento, porque quem atende na Central de Regulação não é uma telefonista. É um profissional de saúde que já começa a decidir qual a melhor ambulância para fazer esse atendimento, qual a melhor equipe, qual o melhor hospital para encaminhamento, já começa a reservar o leito... Então, precisamos fazer uma campanha para evitar trotes ao 192 do Samu”, concluiu.
Além do ministro Alexandre Padilha e do prefeito Rogelio Barcheti, também fizeram uso da palavra o médico coordenador Rodrigo Macarielli, a vereadora Marialva Biazon e o deputado federal Milton Monti. Prefeitos presentes: Rogélio Barcheti (Avaré), Paulo Cidoca (Arandu), Luiz Paschoal (Itaí), José Tonon (Cel Macedo), Miderson Milléo (Taquarituba), Valtinho Boranelli (Tejupá) e Toshio Misato (Ourinhos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário