quarta-feira, 7 de novembro de 2012

RELEMBRANDO - NOTAS GERAIS

ÁGUA E LIXO – A população de Fartura sofreu na semana passada com praticamente dois dias de fornecimento de água por parte da Sabesp. Tudo porque uma adutora de captação estourou e voltou a estourar depois de consertada. Nessa semana a Prefeitura está realizando a coleta de lixo forma precária, por conta da quebra de um caminhão compactador. A situação tende a se normalizar até o final de semana, segundo informações colhidas na Garagem Municipal, com a colocação de um caminhão comum para ajudar na coleta.
IDADE CERTA – No intuito de eliminar o malfadado ‘analfabetismo funcional’, a presidenta Dilma Rousseff lança quinta-feira o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O programa traz um conjunto de medidas na área de educação para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Infelizmente, no Brasil, muitas crianças e adolescentes saem da escola sem saber ler, escrever e fazer contas, apesar de frequentarem assiduamente as aulas. Algumas até leem e escrevem, mas não conseguem interpretar ou avanças nas contas.
NOME EXPLICA – Como o próprio nome diz, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como objetivo tornar a alfabetização na idade certa “a prioridade das prioridades” porque é só dominando a leitura, a redação, a interpretação e a matemática que as crianças poderão se desenvolver no ambiente escolar. Entre as ações previstas no Pacto está a criação de uma prova a ser aplicada a todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental para medir seu nível de alfabetização. A iniciativa supre a falta de um exame oficial que indique se crianças estão sendo alfabetizadas ou não na idade correta.
ADESÃO X RECURSOS – Segundo o ministro da educação Aloizio Mercadante, o Pacto foi fechado em conjunto com todos os secretários estaduais do setor e já nasce com a adesão de cerca de 5,3 mil municípios. Para receber os recursos alocados ao programa e o apoio técnico do Ministério da Educação (MEC) as redes municipais e estaduais de educação têm que aderir ao Pacto.
BOLSA FAMÍLIA – A aprovação no ensino médio de alunos do Bolsa Família é de 80,8%, acima da média brasileira de 75,1%, segundo o Censo Escolar de 2010. Evasão dos filhos das famílias beneficiadas também é menor. “O Bolsa Família atingiu todos os seus objetivos, tudo que a gente imaginava quando construiu o programa”, avalia a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
PREFERIDAS DA FUVEST – Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) acaba de divulgar a concorrência do Vestibular 2013. Medicina é o curso mais disputado com 56,43 candidatos por vaga, seguido de Engenharia Civil, em São Carlos, com 53,18 c/v, e Publicidade e Propaganda com 48,46 c/v.
TAMBÉM DISPUTADAS – A lista das matérias mais concorridas da Fuvest prossegue com os cursos de Ciências Médicas de Ribeirão Preto (45,45 c/v), Relações Internacionais (42,90 c/v), Jornalismo (41,57 c/v), Psicologia (37,87 c/v), Artes Cênicas – bacharelado (36,13 c/v), Audiovisual (35,80 c/v) e Design (34,65). A Fuvest seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.
SESSÃO DE CÂMARA - A Câmara Municipal de Fartura realiza na noite desta quaerta-feira a 17.ªessão ordinária do atual ano legislativo, a penúltima antes do recesso parlamentar de verão. Na pauta, discussão de votação do Orçamento Municipal de 2013. Mais de R$ 39 milhões. Sabe-se que o prefeito eleito Tinho Bortotti pediu mais dinheiro para a realização da Expofar 2013. Considerou pouc os R$ 100 mil reservados pela proposta orçamentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário