quinta-feira, 24 de outubro de 2013

RELEMBRANDO - NOTAS ECONÔMICAS


DESEMPREGO SETEMBRO - A taxa de desemprego no Brasil oscilou levemente de 5,3% em agosto para 5,4% em setembro, aponta a Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Em setembro do ano passado a taxa também havia ficado em 5,4%. A mínima recorde, registrada em dezembro do ano passado, é de 4,6%. Na média dos nove primeiros meses do ano, a taxa de 5,6% é a menor da série histórica iniciada em 2003. Em 2012, o índice havia sido 5,7%.
PONTOS DISTINTOS - O baixo desemprego é um dos principais fatores para o bom desempenho do consumo nos últimos anos, embora tenha havido desaceleração em 2013, já retomado, de acordo com algumas sondagens. Ele também é uma das causas da inflação, que se mantém acima do centro da meta do governo há três anos e deve continuar elevada nos próximos.
ESMIUÇANDO DADOS – Foi a alta na taxa de desemprego em São Paulo que provocou a leve elevação do desemprego no país em setembro, de 5,3% para 5,4% .A desocupação na capital paulista aumentou de 5,4% para 5,8% entre agosto e setembro. A pesquisa abrange também as regiões metropolitanas de Belo Horizonte (4,3% p/ 4,5%), Recife (de 6,2% p/ 5,8%), Salvador (9,4% p/ 9,3%), Rio de Janeiro (4,5% p/ 4,4%) e Porto Alegre (3,4% - 3,4%).
PETROBRAS SE GARANTE - A presidente Graça Foster afirma que a Petrobras tem recursos suficientes para pagar sua parte no bônus ao governo pela exploração do campo de Libra sem necessidade de reajustar o preço dos combustíveis. Ela disse também que não será necessário aporte da União na companhia. O primeiro leilão do pré-sal foi vencido por um superconsócio liderado pela Petrobras (10%, mais os 30% obrigatórios), com participação da anglo-holandesa Shell (20%), da francesa Total (20%) e das chinesas CNPC e CNOOC (10% cada). A estatal precisa bancar R$ 6 bilhões dos R$ 15 bilhões de bônus. O restante será pago pelas demais empresas do consórcio vencedor.
AVANÇO OU FRACASSO – O tucanato está batendo cabeça até em relação ao leilão do campo de Libra, o primeiro do pré-sal. Senão, vejamos: “Eu acho que ele foi bem na medida em que avançou, há tantos anos a gente não tinha licitação. Nós precisamos de investimento”, disse Geraldo Alckmin. “Claro que se tivesse mais concorrente seria melhor, mas avançou”, ponderou o governador. Da tribuna do Senado, Aécio disse que o leilão foi um ‘fracasso’ e vai custar ‘muito caro’ ao Brasil Neves no futuro. “Não seria favor algum o governo do PT poder orgulhar-se de dizer que fez a maior privatização de toda a história brasileira. Mas o fez com atraso, com enorme atraso, que custou muito caro ao Brasil”, afirmou o mineiro. Também presidenciável, o governador pernambucano Eduardo Campos disse que sistema precisa ser aperfeiçoado, para atrais um maior número de participantes.
REAL VALORIZADO - O real é a moeda que teve a maior valorização em relação ao dólar entre 19 países, desde que o Banco Central começou a atuar no mercado de câmbio, em 22 de agosto, com leilões de dólares. Segundo o presidente Alexandre Trombini, o real se valorizou 12%, contra 8% do dólar neozeolandês, 7,2% do dólar austríaco, 5,1% da rúpia indiana, 4,5% do zloty polonês, 4,3% do rand sul-africano, 6,6% da libra esterlina3,4% do rublo russo, 3,2% da coroa norueguesa e 2,4% do euro. Trombini ressaltou ser bem sucedido o programa de leilões de swap cambial e de venda de dólares, conduzido pelo Banco Central com compromisso de recompra. Para o dirigente do BC, as intervenções contribuíram para conferir previsibilidade na oferta de dólares aos agentes econômicos durante o período atual de transição na economia internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário