sexta-feira, 25 de abril de 2014

PROFISSIONAIS CUBANOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS CHEGAM PARA TRABALHAR NA SAÚDE PREVENTIVA EM FARTURA


Contratados pelo Ministério da Saúde através do programa “Mais Médicos para o Brasil”, os profissionais cubanos Reynerio Yoandrys Velasquez Rodriguez e Suneidy Águila Fuentes chegaram à cidade de Fartura na última quarta-feira, em companhia do vice-prefeito Pedro Armando da Silva, que foi buscá-los em São Paulo.
A impressão foi a melhor possível, segundo Pedro. “São duas pessoas que querem dedicar suas vidas à saúde, que estão chegando com entusiasmo e engajadas em melhorar a saúde da nossa população”, observa o vice-prefeito, que desde o início de abril atua como coordenador municipal da saúde. “No pouco tempo de conversa que tivemos, deu para perceber que eles vão se interagir muito bem com a nossa população”, acrescenta.
No mesmo dia Dr. Rey e Dra. Suny, como estão sendo carinhosamente tratados na cidade, foram apresentados ao prefeito Tinho Bortotti, em uma recepção no Paço Municipal, que contou com a participação de vereadores, coordenadores e servidores.
Presentes também o subtenente Emílio Bortotti como presidente da Santa Casa e o médico Luciano Fiotetto, diretor clínico do hospital, que estava acompanhado da esposa Ana Luiza, enfermeira padrão que coordenou a área da saúde até o mês passado e foi responsável pelas contratações.
Os médicos também visitaram o Centro de Saúde e a Santa Casa. Eles ficaram sensibilizados com o calor das recepções. “Estamos muito felizes em poder trabalhar com saúde preventiva polo de Fartura”, revelou Dr. Rey em seu primeiro contato com a imprensa. “É uma cidade muito bonita, sua população é muito social”, acrescentou o médico.
Dr. Rey e Dra. Suny são noivos, por isso vieram para a mesma cidade, até para facilitar a adaptação. Eles estão no Brasil há aproximadamente 50 dias, onde participaram de um treinamento de adaptação às diretrizes do programa e de um curso intensivo de português.
Ainda não falam fluentemente a língua, mas se fazem entender no linguajar popular conhecido como ‘portunhol’. À primeira impressão, a diferença linguística não será problema no exercício da medicina geral integral, até porque terão mais uns 30 dias aproximadamente de adaptação até que a documentação seja liberada e locais de trabalho fiquem prontos.
Eles vão trabalhar nas unidades de Estratégia Saúde da Família que estão sendo montadas provisoriamente em casas alugadas nos bairros São Caetano e Bela Vista. “Pensamos em completar os três anos de trabalho aqui e conhecer a cultura brasileira convivendo com essa população”, comenta o médico.
Serão oito horas de trabalho diário e exclusivo no atendimento à saúde preventiva da família nos respectivos bairros. O vice-prefeito e coordenador da saúde acredita que esse atendimento irá desafogar um pouco o Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli, já que serão aproximadamente cinco mil prontuários a menos. “Quando se investe na saúde preventiva no próprio bairro, desafoga unidade central”, acredita Pedro do Posto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário