terça-feira, 1 de abril de 2014

RELEMBRANDO - NOTAS ECONÔMICAS


GERAÇÃO DE EMPREGOS - Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que o Brasil criou 260.823 novas vagas de trabalho com carteira assinada no mês de fevereiro. Esse saldo é o resultado de 1.989.181 contratações e 1.728.358 demissões. Em fevereiro desse ano foram geradas mais que o dobro de fevereiro do ano passado. Em relação as 29.595 vagas formais de janeiro, a alta é de quase nove vezes.
DADOS ACUMULADOS - No acumulado do ano, já são 302.190 novas vagas de emprego com carteira assinada, número que deve aumentar com o registro das informações envidadas fora de prazo ao Caged pelas empresas. De acordo com o Ministério do Trabalho, de janeiro de 2011 a fevereiro de 2014, ou seja, no Governo Dilma, foram criadas 4.792.529 de novos posto de trabalho regulares no Brasil.
DESEMPREGO IBGE - A Pesquisa Mensal de Emprego divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada mostra que a taxa de desemprego segue estável no Brasil. Em fevereiro ela ficou em 5,1%, com leve alta em relação aos 4,8% de janeiro, em reflexo à dispensa de temporários. Trata-se do menor nível para o mês desde o início da série histórica, em 2002. Em fevereiro do ano passado, o desemprego havia sido de 5,6%. 
DESEMPREGO DIEESE - O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) também pesquisam a taxa de desemprego no Brasil. Mas utiliza metodologia diferente do IBGE, por isso o resultado é diferente. O total de desempregados nas regiões pesquisadas foi de 2,158 milhões de trabalhadores, para uma taxa de 10,3%. O levantamento é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Fortaleza.
ABATE RECORDE – Impulsionado por preços convidativos que aumentaram a demanda interna e pela retomada sustentável das exportações, o abate de frangos, bovinos e suínos bateu recorde em 2013 no Brasil, segundo a Pesquisa do Abate de Animais, Aquisição de Leite, Couro e Produção de Ovos do IBGE. Foram abatidas 34,4 milhões de cabeças de gado - +16,6%, 36,1 milhões de cabeças de suínos - +0,2% e 5,6% bilhões de cabeças de frango - +6,8%. O País ainda registrou recorde na aquisição de leite, com 23,6 bilhões de litros - +5,4%. A produção de ovos de galinha foi de 2,7 bilhões de dúzias (+1,7%) e a aquisição de couro somou 38,436 milhões de unidades – +9,2%.
INFLAÇÃO NA META EXPANDIDA - Medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação oficial fechou o mês de fevereiro com alta de 0,69%, contra os 5,5% apurados em janeiro. Em fevereiro do ano passado, a taxa de inflação tinha ficado em 0,6%. Nos últimos 12 meses, alta acumulada dos preços é de 5,68%, ainda dentro da meta expandida de 6,5% ao ano. Considerando a inflação acumulada em janeiro e fevereiro, o índice está em 1,24%, uma taxa menor do que os 1,47% registrados no primeiro bimestre do ano passado. A meta do Governo é manter a alta dos preços em 4,5% ao ano, mas há tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O IPCA mede a inflação para as famílias com renda de um a 40 salários mínimos nas principais regiões metropolitanas do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário