quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PRESIDENTE ELEITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FARTURA TREINA PARA PARTICIPAR DA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE

Desportista desde que se conhece como gente, o professor Maryel Garbelotti deixou a casa dos pais aos 15 anos de idade para tentar a carreira de futebolista profissional jogando como goleiro na equipe infanto-juvenil da Ponte Preta de Campinas.
Depois de jogar no júnior da Ferroviária de Araraquara, Maryel disputou campeonatos por Matsubara (Paranaense), Goiânia (Goiano) e Andradina (Segunda Divisão Paulista). Também defendeu times de Fartura e de outras cidades da região Sudoeste do Estado, onde se firmou como árbitro e organizador de campeonatos.
Formado em educação física, Maryel dá aulas para estudantes do ensino fundamental e médio da rede estadual. Eleito vereador em 2008, se destacou com um trabalho propositivo e positivista, porém sem deixar o senso crítico de lado. Com isso foi ganhando espaço entre os colegas, respeito dos adversários políticos e admiração da população.
Tanto que sua eleição como presidente da mesa diretora da Câmara Municipal foi elogiada e aplaudida por muitas pessoas que desejam vê-lo alçando um vôo ainda maior. De férias, o vereador que vai presidir a mesa diretora da Câmara Municipal de Fartura a partir do dia 1.º de janeiro está aprimorando a forma física para participar da Corrida de São Silvestre.
Confira nessa entrevista exclusiva ao Blog do Maércio, com publica na edição de desta sexta-feira do Jornal Sudoeste do Estado, um pouco de seu pensamento sobre política.

Blog do Maércio – Maryel, para começar, vamos fazer um rápido balanço de sua atividade parlamentar...
Maryel Garbelotti
– Com referência ao mandato, a gente procurou cumprir com as obrigações frente ao Legislativo. Eu sempre procurei agir conforme o que manda a função de vereador, uma delas é de ser um canal de ligação entre o Legislativo e o Executivo. Ou seja, os munícipes nos procuram pedindo que providências sejam tomadas para sanar alguns problemas do município e nós, através de indicações, acionamos o Poder Executivo. Nesse aspecto fiz várias indicações, procurando sempre atender às reivindicações da população. Alguns requerimentos também foram feitos em busca de informações junto ao Executivo, para esclarecer possíveis irregularidades. Trabalhamos assiduamente nos projetos enviados pelo Executivo, principalmente sobre o Estatuto do Magistério e o Plano de Carreira do Funcionalismo Público Municipal, projetos de extrema importância que influenciaram diretamente a vida dos professores e dos servidores públicos. Enfim, o vereador Maryel sempre procurou participar das discussões, fazer emendas aos projetos, mas sempre com responsabilidade e acima de tudo mostrando a real função de um vereador. Eu acredito que o povo que nos elegeu esperava isso da gente e a gente procurou corresponder dentro das possibilidades que a gente tem, porque além de vereador eu sou professor.
Blog – Como vai ser a atuação do vereador Maryel como presidente da mesa diretora da Câmara?
Maryel
– Olha, é preciso saber distinguir duas coisas, porque o vereador Maryel continuará agindo da mesma maneira, atendendo aos anseios da população, realizando as mesmas discussões frente aos projetos. A função do presidente é distinta e eu entendo que é papel do presidente fazer com que a casa funcione bem, atendendo todos os vereadores da mesma maneira e com respeito ao Regimento Interno. Entendo também que é preciso fazer algumas adequações administrativas e isso vamos estar fazendo. E também buscar diálogo com o Executivo, que não tem um líder nomeado pelo prefeito lá na Câmara. Então, como presidente, vou fazer esse papel, não de líder do prefeito, mas de ser um canal de diálogo para analisar e discutir os projetos antes de eles serem colocados em discussão, para que não haja um desgaste desnecessário a meu ver. Como presidente também abrirei diálogo com todos os vereadores, do meu grupo ou não, para resolver os problemas fora da sessão. Agora, aquilo que não for possível, infelizmente iremos para o embate, porque sou da oposição e sempre deixei claro que faço uma oposição séria e acima de tudo responsável. E a gente vai continuar trabalhando também nesse sentido, sem influir no voto de ninguém, porque voto é questão de consciência.
Blog – O cargo de presidente dá bastante visibilidade ao seu ocupante e nas ruas se comenta que você tem condições para alçar vôos maiores. O que você tem a dizer sobre isso?
Maryel – Sem dúvida, mas a minha primeira preocupação é cumprir com o mandato para o qual eu fui eleito. Tenho mais dois anos de mandato como vereador e vou procurar corresponder dentro das minhas possibilidades. Agora, eu sempre coloquei meu nome à disposição do PSDB, que me deu um respaldo muito grande quando coloquei meu nome para a presidência da Câmara. Então, meu nome sempre estará à disposição do partido e se o partido assim decidir, assim será. Mas eu acho ainda cedo para falar em candidatura, porque assumo agora em janeiro a presidência da Câmara e vou tentar fazer as modificações necessárias, tenho alguns projetos para implantar relacionado a uma participação mais efetiva da Câmara junto à comunidade, alguns projetos comunitários que eu pretendo colocar em prática. Mas a gente tem também em mente que o PSDB nessa eleição à presidência da Câmara saiu fortalecido e apesar da perda lastimável do nosso companheiro Odorico, a gente tem de tocar a bola pra frente, porque essa eleição foi importante para dar uma chacoalhada no PSDB e tenho certeza que sou apenas mais um nome do PSDB que se coloca à disposição da população. Se o grupo entender e a população assim desejar, quem sabe, né, porque a partir do momento que entrei na política, foi para trabalhar, caminhar. Dizer que não tenho esse sonho vou estar sendo hipócrita, estar mentindo. A gente sonha sim, mas ainda é cedo para falar nesse assunto, primeiro vamos trabalhar como presidente da Câmara, procurando fazer um trabalho sério e transparente, porque sempre digo que o futuro a Deus pertence e o que tiver de ser, será.
Blog – Nas ruas se comenta também Maryel, que você está treinando para disputar a São Silvestre. É verdade?
Maryel – Se eu for falar que estou treinando para disputar a São Silvestre vou estar mentindo, porque não tenho condições para isso. Eu estou me cuidando mais já faz uns seis meses, porque como professor de educação física decidi cuidar um pouco mais da minha saúde, manter a boa forma. Mas surgiu a oportunidade e desejo sim participar da São Silvestre, até como um meio de incentivar a essa garotada a praticar esporte. Eu que gosto de esporte, que trabalho com esporte, que vivo do esporte, entendo que participar da São Silvestre é um meio de incentivar a garotada para a prática esportiva e com isso ocupar a mais mente, cuidar mais da saúde, melhorar a qualidade de vida e se manter afastado das drogas e das bebidas. De repente, quem sabe com essa atitude consiga despertar nesses jovens e também até no pessoal mais velho a importância de se praticar esporte. Minha participação também visa incentivar e apoiar pessoal da Coordenadoria de Esportes a continuar desempenhando o seu papel frente ao setor esportivo do nosso município. Mas vou apenas participar, porque competir é difícil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário