sexta-feira, 21 de junho de 2013

FILÉ TENTA IMPEDIR DANIELA DE VOTAR


A discussão de uma emenda ao PLC 09/13 provocou um leve desentendimento sobre o Regimento Interno entre o vereador Luciano Filé e o presidente Maryel Garbelotti, que recebeu apoio o vice-presidente Fernando Pitukinha e da secretária Daniel Viana.
Filé elogiou inciativa dos legisladores de presarem pelo cumprimento da Constituição Federal, porém, acrescentou que observou alguns erros e pediu o cumprimento do Regimento Interno. “A única coisa que peço é questão de critério, porque não está se cumprindo o nosso Regimento. Essa presidência, 15 dias atrás pediu que eu me abstivesse de votar em uma Moção de Parabéns, hoje, quando se está votando a redução de carga horária, está fazendo vistas grossa”, reclamou o vereador tucano, pedindo para que a observação fosse constada em ata, logo depois de sugerindo rasgar o Regimento Interno da casa e jogá-lo em um cesto de lixo. “Não está se cumprindo o nosso Regimento”, reforçou.
“Colocação muito pertinente de Vossa Senhoria. Com relação à moção, ela foi endereçada a quem, por favor?”, retrucou Maryel. “Era endereçada a mim, do mesmo jeito que essa está sendo endereçada a uma psicóloga... como envolve uma psicóloga”, admitiu Filé. “Questão pessoal, envolvendo Vossa Senhoria. Nesse caso, não se trata de questão pessoal, não está sendo citado o nome de nenhum funcionário. Portanto, como envolve uma categoria profissional, a nobre vereadora tem sim o direito de se manifestar e Vossa Senhoria tem conhecimento disso”, pacificou o presidente.
Maryel complementou seu entendimento exemplificando que os três vereadores que também são servidores públicos não são obrigados a se absterem da votação quando da apreciação de reajuste ou aumento salarial da categoria. Por fim, pediu para registrar a reclamação em ata e recomendando ao colega entrar com as precauções regimentais. “Eu acato, como acatarei sempre dessa maneira. Vossa Senhoria tem todo o direito de se manifestar e eu peço para registrar a essa reclamação em ata e se o senhor se sentir prejudicado, que entre com as precauções regimentais”, recomendou.
No fundo Filé queria que a petista Daniela Viana se abstivesse de votar, por trabalhar como psicóloga contratada pela Prefeitura. “Tinha a disposição de me retirar da votação, mas a assessoria jurídica me convenceu de que tenho todo o direito de participar, porque se trata de um coletivo, não especificamente do cargo de psicólogo”, se defendeu a vereadora. “Considerando que o benefício não é para o psicólogo e sim para uma classe da saúde, eu me sinto perfeitamente digna de dar meu o voto aqui hoje, sim”, reforçou Daniela.
A emenda que visava manter a carga horária do procurador jurídico e do engenheiro civil em foi aprovada por cinco votos a quatro, com desempate do presidente. O PLC 09/13, que permitir reduzir a jornada de trabalho de 40 horas para 30 horas semanais dos ocupantes dos cargos Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Farmacêutico, Psicólogo, Nutricionista, Assistente Social, bem como promover a adequação do cargo de Auxiliar de Enfermagem para Técnico de Enfermagem, também foi aprovado, desta vez, por unanimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário