sexta-feira, 7 de junho de 2013

LEGISLATIVO FARTURENSE APROVA A CRIAÇÃO DO CONSELHO E DO FUNDO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS


Realizada quarta-feira, 05 de junho, a nona sessão ordinária desse ano da Câmara Municipal de Fartura foi marcada pela aprovação do Projeto de Lei 19/13, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas no Município de Fartura, com o respectivo Fundo Financeiro.
Como o próprio nome diz, esse conselho terá por finalidade elaborar a conduzir no município as políticas de prevenção ao uso, combate ao tráfico e tratamento dos dependentes de drogas lícitas (bebidas alcoólicas) e elícitas (entorpecentes).
Presidente da Comissão Especial de Segurança Pública, Luciano Filé lembrou que há um ano e meio atrás apresentou indicação nesse sentido, inclusive com debate público. A vereadora Daniel Viana, que atua profissionalmente como psicóloga municipal e trabalha diariamente com dependentes químicos, acrescentou que também encaminhou indicação nesse mesmo e agradeceu o chefe do Executivo pelo atendimento.
O vereador Doriveti Gabriel relatou algumas de suas experiências como enfermeiro no atendimento a dependentes químicos, para apontar a importância e defender a aprovação do projeto. E o presidente Maryel Garbelotti colocou a Câmara Municipal à disposição do Conselho Antidrogas, para o que for necessário, comprometendo-se a participar das reuniões como colaborador, assim como os demais vereadores.
Os legisladores ainda aprovaram dois projetos originários do Legislativo. Apresentado pelo vereador Luciano ‘Filé’ Peres, o PLL 05/13 dispõe sobre a denominação de loteamento urbano como Vila Pires e seus ruas como José Pires (A), Alvorada (B) e Benedito Neri (C).
O PLL 06/13, encaminhado pela mesa diretora da casa, autoriza a realização de despesas sob o regime de adiantamento, estabelece normas para sua realização e as respectivas prestações de contas e dá outras providências, em atenção à recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo.
VISTAS – O PLC 08/13 ficou retido a pedido do vereador Flávio Cateto, que pretende apresentar emenda aditiva. Ele dispõe sobre alteração de artigo do Regimento Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Fartura, com a finalidade de criar reserva de vagas nos concursos públicos.
O PLC 09/13 também ficou retido a pedido de vistas do presidente Maryel Garbelotti. Ele altera dispositivo da Lei Complementar 05/2009, para reduzir a jornada de trabalho de 40 ara 30 horas dos ocupantes dos cargos fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico, psicólogo, nutricionista, assistente social e engenheiro civil. Também reduz a carga horária do procurador jurídico de 40 para 20 horas semanais e trata da adequação do cargo de auxiliar de enfermagem.
REQUERIMENTOS – Por iniciativa do vereador Luciano Filé, foi aprovado requerimento endereçado ao presidente da Associação dos Estudantes de Fartura – Assefar, para apresentar um prestação de contas da entidade, que recebe recursos públicos.
O mesmo vereador também requereu enviou de convite ao vice-prefeito Pedro do Posto, para exposição sobre atividades desenvolvidas e melhorias implantadas na área da Saúde.
MOÇÕES – Maryel Garbelotti aprovou o encaminhamento de Moção de Congratulações ao professor Rodrigo Afonso Bruno, em reconhecimento ao bom trabalho desenvolvido à frente da Coordenadoria Municipal de Cultura.
Humberto Dognani, por sua vez, aprovou o encaminhamento de Moção de Agradecimento ao senhor José Donizeti Garbelotti (Nenê) por ter permitido a retirada de sua propriedade a terra utilizada na recuperação emergencial do aterro que ruiu e interditou a Vicinal Mário Covas, de acesso aos bairros Taquara Branca, Triunfo e Pedra de Fogo.
O mesmo vereador Também foi encaminhado moção com o mesmo teor ao senhor David Franco Ayub, diretor do DAEE de Piraju, por cedido a máquina utilizada nessa obra e em outras melhorias realizadas na vicinal.
Daniel Viana requereu a consignação de Moção de Congratulação à ONG “C Tem que Saber C Tem que Curar”, pelo trabalho desenvolvido na identificação e tratamento de pacientes portadores de hepatite tipo C.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário