sexta-feira, 7 de junho de 2013

MARYEL GARBELOTTI INDICA INSTALAÇÃO DE CRECHE PARA ABRIGAR IDOSOS


O vereador Maryel Garbelotti encaminhou durante a sessão legislativa dessa semana uma indicação ao prefeito Tinho Bortotti sugerindo a instalação em Fartura de uma creche para abrigar idosos, a exemplo da Casa dos Avós existente na cidade de Taguaí, que acolhe idosos durante o dia na intenção de liberar os familiares para a jornada de trabalho.
Segundo Maryel, o Lar São Vicente de Paula presta um excelente serviço no acolhimento dos idosos farturenses e essa creche viria para complementar esse importante serviço assistencial social. “Só aqueles familiares que possuem idosos em suas residências sabem a importância da prestação desse serviço, semelhante ao prestados às crianças, permitindo assim que os familiares trabalharem com mais tranquilidade”, argumentou o presidente.
Maryel contou que se inspirou na Casa dos Avós existente na vizinha Taguaí para encaminhar a indicação, depois de acompanhar um bate papo pela rede social Facebook, em que algumas pessoas colocavam a dificuldade que enfrentavam em trabalhar e cuidar dos pais idosos ao mesmo tempo.
O Governo do Estado disponibiliza verba para a construção do Centro Dia do Idoso, através do Projeto Quero Vida, conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com base no Plano Estadual para a Pessoa Idosa – Futuridade, ou, no popular, o programa São Paulo Amigo do Idoso.
Esse centro proporciona convivência para idosos semidependentes e de baixa renda, cujas famílias não tenham condições de prover os cuidados necessários ao longo dia. A Secretaria de Desenvolvimento Social libera recursos, mediante apresentação do projeto. Três centros já foram inaugurados e outros 38 estão sendo implantados, com entrega prevista ainda para esse ano.
O projeto oferece atenção integral, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação, em um espaço que respeita as normas de acessibilidade e segurança. O serviço disponibiliza também transporte, atendimento especializado com médicos geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, professores de educação física, assistentes sociais e transporte.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário