quinta-feira, 6 de junho de 2013

RELEMBRANDO - NOTAS POLÍTICAS


NOVA ELEIÇÃO EM ITAÍ – O desembargador Alceu Penteado Navarro determinou como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo a realização de eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito no município de Itaí, tendo em vista o andamento do recurso em que o ex-prefeito Luiz Antônio Paschoal tentou reverter a cassação do registro da candidatura à reeleição por suposto abuso de poder político e econômico mediante excessiva cobertura jornalística da campanha visando o pleito de 2012.
POSSÍVEIS CANDIDATOS – A decisão de marcar nova eleição, no entanto, não prejudica eventual recurso. O pleito deve ser marcado para 04 de agosto e já se comenta e quatro candidaturas. A da prefeita interina Célia Sakamoto Akira (PSD), a do presidente interino da câmara Sidney ‘Caetano’ da Silva (PSDB), a do vereador Armandinho Martins (PT) e a de Valmir Domingos (PR), que foi vereador, vice-prefeito participou da eleição regular cujo resultado foi anulado.
PRIMEIRA-DAMA REMUNERADA – Alguns gestores municipais às vezes não se atentam aos detalhes da legislação, mas os adversários sim. Tanto que um ex-prefeito aqui da região está sendo intimado judicialmente a devolver mais de R$ 90 mil aos cofres da Prefeitura, por ter nomeado a esposa em cargo público, numa situação que se configura em nepotismo – emprego de parentes da administração pública.
AFIF GOVERNADOR – Vice-governador paulista e também ministro O ministro federal, Guilherme Afif Domingos (PSD), vai pedir afastamento temporário da Secretaria da Micro e Pequena Empresa para assumir o governo do Estado, na próxima semana, porque o governador Geraldo Alckmin (PSDB) viaja domingo à Paris, para a apresentação da candidatura de São Paulo a sede da Expo 2020. Afif vai seguir orientação da Advocacia Geral da União, que emitiu parecer afirmando não haver impedimento para que ele assuma o governo temporariamente, bastando pedir licença do Ministério para não exercer simultaneamente os dois cargos. Alckmin deve retornar na quinta-feira.
 BARBOSA PRESIDENTE – Quem diria, o ministro Joaquim Barbosa pode ocupar interinamente a Presidência da República no final desta semana, como presidente do Supremo Tribunal Federal Isso porque a presidenta Dilma Rousseff tem viagem marcada a Rússia e o vice-presidente Michel Temer estará fora do Brasil, o mesmo acontecendo com o deputado Henrique Eduardo Alves e com o senador Renan Calheiros, o terceiro e quarto, respectivamente, na lista de substitutos, como presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado da República.
ALEGRIA DE PADILHA – “Com alegria, com felicidade”, reagiu o ministro da saúde Alexandre Padilha ao responder como via uma possível indicação como candidato ao Governo de São Paulo. “Não só o PT, mas outros partidos”, completou, em relação às manifestações de apoio. Essas declarações foram dadas ao articulista Kennedy Alencar, no programa “É Notícia”, da Rede TV.
DISCURSO DE CANDIDATO – Na entrevista ao “É Notícia”, Padilha até se arriscou a falar como possível candidato, com estocadas à gestão tucana em contraponto à valorização de uma aliança com o Governo Federal. “Às vezes São Paulo perde oportunidades de crescer com o Brasil”, observou. “São Paulo pode aproveitar melhor as melhor as oportunidades que o Brasil dá pra ele”, reforço, para emendar: “Os partidos aliados do governo da presidenta Dilma vão construir um projeto alternativo para o Estado”.
PROGRAMA DO JÔ – Na noite seguinte Alexandre Padilha participou do Programa do Jô, na Globo. Porém, foi mais comedido, ate por força do entrevistador Jô Soares, que não soube – ou não quis – explorar a possível candidatura. Aliás, Jô pouco deixou Padilha falar sobre sua atuação à frente do Ministério da Saúde, com as peculiares interrupções nos momentos mais importantes das respostas. Logo, logo, Padilha está no Ratinho.
SLOGANS DE CAMPANHA – A eleição presidencial será em outubro do ano que vem, mas os partidos que já se apresentaram para a disputa ensaiam slogans para colar em seus pré-candidatos. “É possível fazer mais e melhor”, prega Aécio Neves em suas aparições pelo PSDB. Na mesma linha segue o governador pernambucano Eduardo Campos, presidenciável do PSB: “É possível fazer mais e bem feito”. “É preciso fazer cada vez mais”, apregoa a presidenta Dilma Rousseff, com clara sinalização de continuidade aos bens sucedidos governos liderados pelo PT.
POBREZA X INFLAÇÃO – O slogan “País rico é País sem Inflação” foi explorado à exaustão por Aécio Neves no programa veiculado em rede nacional de televisão pelo PSDB na semana passada, em claro contraponto ao slogan que dá mote ao Governo Dilma: “País rico é País sem Pobreza”. Dá pra se ver que o PT, ao atacar a pobreza, está pensando no social, em gente, na gente. E o PSDB, ao atacar a dita inflação, está mirando a economia, numa tática puramente eleitoreira, do tipo quanto piro, melhor... Pra mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário