quinta-feira, 13 de junho de 2013

RELEMBRANDO - NOTAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS


AVALIAÇÃO DO GOVERNO DILMA - Levantamento do Instituto Datafolha divulgado no fim de semana mostra que a popularidade do governo da presidenta Dilma Rousseff caiu de 65% em março para 57% em junho. Uma queda de oito pontos percentuais, a primeira em dois anos e meio de governo. Esse índice de 57% representa aqueles que consideram o Governo Dilma bom/ótimo. Apenas 9% dos entrevistados o avaliaram como ruim ou péssimo – alta de apenas dois pontos percentuais. No mais, 33% % disseram que o governo segue como regular.
RECUO EM TODOS OS SEGMENTOS - A pesquisa mostra ainda que o recuo na boa avaliação de Dilma foi geral, ou seja, em todos os segmentos pesquisados, muito provavelmente devido à série de notícias negativas a que foi duramente submetida nos dias que antecederam à pesquisa. A queda mais sensível se deu entre as classes com maior poder de compra e grau de escolaridade, ou seja, os teoricamente mais esclarecidos e enfurecidos, o que reforça essa tese.
APANHOU DEMAIS – Nesse período foram marteladas notícias sobre alta da inflação, queda da produção econômica, falso aumento do índice de desemprego, o famoso boato sobre o fim do programa Bolsa Família e as invasões indígenas, acompanhadas das inserções eleitorais em rádio e tevê dos partidos de oposição ao Governo Federal, encabeçados por DEM e PSDB, que apostaram no quanto pioro, melhor.
MEM TÃO MAL ASSIM – Mesmo com a sua a que foi submetida pelos meios de comunicação conservadores e contrário à ascensão petista, a avaliação da Presidenta Dilma segue em excelente nível, bem acima dos obtidos por Fernando Henrique e Lula da Silva nas mesmas época de governo – dois anos e meio. Nota-se que se a avaliação bom/ótimo caiu oito pontos, a avaliação ruim/péssimo subiu apenas dois pontilhos. Os outros seis pontos ficaram como regular, o que, convenhamos, não significa nem bom e nem ruim, é o meio termo, que pode ser puxado de um lado (57+33 = 90% como um governo aceitável) ou de outro (33+9= 42% com uma gestão inaceitável).
TUDO CONTROLADO – “A situação que o Brasil vive é de inflação sob controle, de contas públicas sob controle”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff durante o lançamento de uma linha de crédito subsidiado aos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida para compra de móveis e eletrodomésticos. “A inflação não está fora de controle e o governo tem todas as condições de evitar que ela saia de controle”, acrescentou.
LEVIANDADE POLÍTICA – Foi uma resposta da presidenta à saraivada de criticas que vem recebendo de economistas e da oposição em orquestração com órgãos de imprensa contrários à política econômica do Governo Federal, mesmo sabendo que essa grave leviandade política afeta sobremaneira o país. De acordo com Dilma, as pessoas que apostam que haverá um descontrole da inflação são as mesmas que disseram que haveria desabastecimento de energia no país.
ALARDE POR NADA – “O Bolsa Família é um programa de governo com baixíssimos índices de irregularidades, as quais, quando ocorrem, são apuradas pelo próprio governo federal, por meio do seu órgão de Controle Interno (CGU), em parceria permanente com o ministério gestor, o MDS [Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome], que tem dado, sempre, respostas prontas e imediatas em todas as providências da sua competência”, afirmou A Controladoria Geral da União (CGU) em nota oficial sobre irregularidades encontradas em fiscalizações ao programa federal Bolsa Família, do governo federal. O órgão afirmou que, apesar de os relatórios apontarem  problemas em todos os 58 municípios fiscalizados no final de 2012, o índice de irregularidades é mínimo e pouco grave, ao contrário do que vem sendo noticiado.
VALE O REGIMENTO - O presidente Maryel Garbelotti alertou os nobres colegas da Câmara Municipal de Fartura que vai seguir o Regimento Interno e ficar atento ao que é requerimento e ao que é Indicação. Requerimento é pedido e cópias ou informações, enquanto indicação, como o próprio nome diz, é uma sugestão de obra, serviço, benfeitoria ou benefício público.
DANIELA PRESIDENTA - Na ausência do vice-presidente Fernando ‘Pitukinha’ Bertoni, a primeira secretária Daniela Viana Diogo assumiu por diversas vezes a presidência da Câmara Municipal de Fartura na sessão ordinária da quarta-feira, nos momentos em que o presidente Maryel Garbelotti pediu a palavra para falar como vereador na discussão dos assuntos em pauta – projetos, indicações e requerimentos e moções.
MANDATO ITINERANTE -Em atenção ao que recomenda i Jeito Petista da Legislar, a vereadora Daniela Viana vai levar seu Mandato Popular e Participativo à Vila de Fatima nesta sexta-feira, para conversar com os moradores sobre o exercício da cidadania e para ouvir problema e demandas da comunidade.
MEU MÓVEL, MEU ELETRO - As cerca de 3,75 milhões de família beneficiários do programa habitacional federal Minha Casa, Minha Vida agora contam com uma linha especial de R$ 17 bilhões para financiar a compra de móveis e eletrodomésticos. Cada família poderá financiar até R$ 5 mil, com juros de 5% ao ano e 48 meses de prazo para pagamento. Mais um desconto de 5% sobre o preço à vista do produto nas lojas cadastradas no programa.
ITENS COM DESCONTO - O crédito estará disponível a partir da entrega das chaves do imóvel e para contratá-lo o mutuário precisa estar em dia com as prestações. Entre os produtos com desconto, estão geladeira, fogão, lavadora de roupas automática, computador e televisão digital, guarda-roupa, camas de casal e de solteiro, mesa com cadeiras e jogo de sofá. O crédito estará disponível por 12 meses, a partir da emissão do cartão magnético desse novo programa do Governo Federal.

Um comentário: