sexta-feira, 7 de junho de 2013

PRESIDENTE DO TRE DETERMINA NOVA ELEIÇÃO EM ITAÍ


Em atenção ao pedido formulado pelo juiz eleitoral Marcelo Luiz Seixas Cabral, o desembargador Alveu Penteado Navarro determinou que a Secretaria de Planejamento Estratégico e de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TER) elaborasse minuta de resolução objetivando a realização de eleição suplementar no município de Itaí, para definição do prefeito e o vice que vão prosseguir com a administração na sequência da Gestão 2013/2016.
O presidente do TRE, no entanto, ressalva a possibilidade de o ex-prefeito Luiz Antônio Paschoal ingressar com novo recurso, desta vez no Tribunal Superior Eleitoral – TSE, em Brasília. No entanto, consulta ao staff do Dr. Paschoal indica que não haverá novo recurso, para evitar um desfecho prolongado e a perpetuação da prefeita interina no cargo.
 “Tendo em vista o andamento processual relatado às fls. 414/415, dos feitos concernentes à eleição municipal majoritária de 2012 no município de Itaí, determino à Secretaria a elaboração de minuta de resolução e de calendário, visando à realização de novo pleito para os cargos de prefeito e vice-prefeito naquela localidade, sem prejuízo de eventual decisão em recursos interpostos, vez que a teor do disposto no artigo 257 do Código Eleitoral, há apenas efeito devolutivo nas irresignações, sendo de rigor a preparação de nova eleição”, diz o despacho do procurador Alceu Penteado Navarro promulgado segunda-feira, 3 de junho.
A data não foi divulgada pelo TRE, mas a eleição suplementar deverá ser convocada para 4 de agosto, primeiro domingo do mês. Diante desse quadro, o panorama para a eleição suplementar começa a ganhar forma, porém, ainda no campo da especulação com um fundo de análise.
Investida no cargo de prefeita interina, a vereadora Célia Bueno Sakamoto Akira (PSB) desponta como candidata natural. As transformações promovidas na Prefeitura e a estrutura montada nesses cinco meses de governo indicam que ela pretende continuar no cargo.
Segundo colocado na eleição de outubro, Valmir Domingos (PR) se prepara para nova disputa, com apoio do PMDB e do PTN. Aliás, foi uma iniciativa dele deu início à petição em que o juiz eleitoral da Comarca solicitou ao TRE a marcação de eleição suplementar.
No PSDB o nome mais cotado e o do vereador Sidney ‘Caetano’ da Silva, o atual presidente da Câmara Municipal, que vem encabeçando oposição ao governo interino.  “Se tiver nova eleição, tudo indica que sim, já conversei com Dr. Paschoal sobre o apoio, mas precisamos aguardar a oficialização do processo e a aprovação do partido”, confirma Caetano.
Outro nome cotado é o do vereador Armando Camilo Martins. “Estou na política e à disposição do partido”, diz Armandinho, que já disputou duas eleições como candidato a prefeito pelo PT. Sua participação no pleito suplementar, no entanto, vai depender de uma série de circunstâncias, a começar pelo alinhamento da agremiação petista, que participou da eleição de outubro como vice na chapa encabeçada por Valmir Domingos.
Também presidente do Diretório petista, então candidato a vice Adenauer Rockenmeyer terá importante papel nas negociações. Afinal, pode cacifar a candidatura de Armandinho, como novamente formar chapa com Valmir ou levar o apoio do PT à candidatura de Célia, com quem parece mais alinhado no momento.
MOTIVAÇÃO – Candidato mais votado na eleição de outubro do ano assado, com 6.825 votos, Dr. Paschoal não poder ser diplomado para assumir o cargo por causa de uma denúncia dando conta de abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral, mediante uso indevido de meio de comunicação social para propaganda eleitoral.
Os três recursos ingressados por seus advogados no Tribunal Regional Eleitoral não conseguiram reverter a situação. Sendo o último deles decidido em 10 de abril, com publicação no Diário Eletrônico da Justiça quarta-feira, 6 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário