sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CÂMARA LIMPA A PAUTA EM SESSÃO RÁPIDA E TRANQUILA


A sessão dessa semana da Câmara Municipal de Fartura foi bem diferente da anterior. Rápida, tranquila e concisa, a 18.ª sessão ordinária da atual Legislatura foi marcada pela apresentação de apenas cinco indicações ao prefeito e pela aprovação de quatro projetos de lei e de uma resolução da casa, praticamente limpando a pauta.
Tanto que apenas os projetos afetos à Lei Orçamentária Anual permanecem em estudo nas comissões temáticas, com previsão de deliberação na próxima sessão, a última ordinária do ano, prevista para o dia 2 de dezembro.
Destaque para a aprovação do PL 55/13, que autoriza o executivo Municipal a celebrar convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado de São Paulo, objetivando a recuperação da Vicinal Mario Covas e do seu acesso pela Vila Romano, em continuação à Ria 1.º de Abril, no sentido dos bairros Triunfo e Taquara Branca.
Outro projeto que merece ser destacado é o Substitutivo 02/13 ao PLC14/13, que dispõe sobre extinção e criação de cargos do quadro de pessoal do Anexo I da Lei Complementar 05/09, de 26 de março de 2009, e dá outras providências.
Com a aprovação do substitutivo, ficam extintos os cargos de coordenador de mutirão e apontador de mutirão. Também fica autorizada a criação de novas vagas para os cargos de agente administrativo (6), agente comunitário de saúde (6), agente de desenvolvimento social (1), assistente social (4), enfermeiro (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (2), fonoaudiólogo (2), médico clínico geral (2), médico ginecologista (2), médico pediatra (1), psicólogo (1), terapeuta ocupacional (1), médico veterinário (1), técnico desportivo (1) técnico de enfermagem (3), merendeira (4), coveiro (1) e motorista operacional (5).
Também foi aprovado o PL 45/13, que estava com pedido de vistas e recebeu emendas. Ele dispõe sobre a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Município de Fartura, com base na Lei Federal 12.305/2010, que instituiu o Estatuto das Cidades.
Ainda foi aprovado o PL 52/12, que altera o quadro anexo da Lei 1876/2012, que dispõe sobre concessão de auxílios e/ou subvenções sociais e dá outras providências, para permitir o repasse de R$ 498,12 à Santa Casa de Avaré.
Os vereadores ainda aprovaram a Resolução 09/13, que modifica dispositivos da Resolução 03/12, que trata da instituição do Projeto Bom de Nota no âmbito da Câmara Municipal, para que possa ser realizado nesse ano com a participação de todas as escolas do município.
Na ausência do vice-presidente Fernando Pitukinha, a secretária Daniela Viana substituiu o presidente Maryel Garbelotti em seus pronunciamentos como vereador na discussão dos projetos constantes da Ordem do Dia.
MOÇOES – Fernando Pitukinha apresentou Moção de Congratulações ao secretário estadual de saneamento e recursos hídricos Edson Giriboni, por ter destinado como deputado uma emenda para que a aquisição de um veículo tipo van hospitalar, consagrada ao transporte de pacientes.
Luciano Filé apresentou Moção de Aplausos ao sargento Rodney Rosolem e aos soldados Alexandre Luiz dos Santos e Marcos Vinicius Souza, pela prisão em flagrante como agentes da Polícia Militar de um meliante que vinha furtando residências e estabelecimentos comerciais impunemente. Os aplausos são extensivos ao cidadão Marcelo Aparecido de Campos.
SOLENE – A Câmara de Fartura vai realizar sessão solene no dia 29 de novembro, a partir das 20 horas, para entregar comenda aos Craques do Ano de 2013.
TRIBUNA CIDADÃ – Professor de história, o coordenador de cultura Rodrigo Bruno fez uso da Tribuna Cidadã da Câmara Municipal para discorrer sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, em memória à resistência de Zumbi dos Palmares à escravidão e sua luta pela liberdade. Nesse dia se propõe uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade, em todos os seus sentidos. Rodrigo propôs homenagem a Hilarino Nogueira do Nascimento (primeiro prefeito de Fartura) e Francisco Rosa (fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário