quinta-feira, 21 de novembro de 2013

RELEMBRANDO - NOTAS POLÍTICAS


AVALIAÇÃO ESTÁVEL - Pesquisa do instituto Ibope realizada por encomenda do jornal O Estado de São Paulo e Organizações Globo divulgada no início da semana, mostra que a avaliação do Governo Dilma se manteve estável em novembro, com ligeira oscilação positiva em relação à sondagem anterior.
DADOS DO GOVERNO - A avaliação como ótima ou boa subiu a 39%, com outros 36% definindo-a regular. Apenas 26% dos entrevistados disseram ser ruim ou péssima. No levantamento de outubro, esses índices estavam em 38%, 35% e 26%, respectivamente.
CONFIANÇA EM DILMA - A pesquisa Ibope também mostrou que 51% dos brasileiros confiam na presidenta Dilma Rousseff, contra 49% na pesquisa de outubro. Em relação à aprovação de Dilma, subiu de 53% para 55% em novembro.
SONDAGEM ELEITORAL - De acordo com a pesquisa Ibope, a presidenta Dilma Rousseff (PT) venceria em primeiro turno a disputa presidencial nas eleições de 2014 em todos os cenários válidos mostrados, levando-se em conta que os adversários seriam o senador mineiro Aécio Neves ou o ex-governador paulista José Serra pelo PSDB e o governador pernambucano Eduardo Campos ou a ex-ministra Marina Silva pelo PSB.
CENÁRIOS PESQUISADOS - No primeiro cenário, o mais provável no momento, Dilma seria eleita com 43% dos votos, contra 14% de Aécio e 7% de Campos. Cenário dois: Dilma (42%), Marina (16%) e Aécio (13%). Cenário três: Dilma (40%), Marina (17%) e Serra (15%). Cenário 4: Dilma (41%), Serra (19%) e Campos (7%).
VOTAÇÃO ESPONTÂNEA - A presidenta Dilma Rousseff também aparece como a mais citada na pesquisa espontânea, em que o Ibope apurou a intenção espontânea de voto, ou seja, sem apresentação da lista dos pré-candidatos. Eis o resultado: Dilma (23%), Lula (8%), Aécio (5%), Serra 5%), Marina Silva (3%)
e Campos (1%).

ÍNDICES DE REJEIÇÃO - O levantamento realizado pelo Ibope também pesquisou a rejeição dos possíveis candidatos à Presidência da República, ou seja, perguntou em qual candidato o eleitor nunca votaria. Dilma desbancou Marina e figura como a pré-candidata menos rejeitada. Confira: José Serra (49%), Eduardo Campos (42%), Aécio Neves (39%), Marina Silva (37%) e Dilma Rousseff (34%).
A VOLTA DE JANGO - Exumado em São Borja, no Rio Grande do Sul, para confirmar a causa da morte, os restos mortais do ex-presidente João Goulart foram levados a Brasília e recepcionados com honras pela presidenta Dilma Rousseff e os ex-presidentes Lula da Silva, Fernando Collor e José Sarney.
RESGATE HISTÓRICO – No mesmo dia um grupo de senadores protocolou projeto de resolução para anular a sessão do Congresso Nacional realizada no dia 1.º de abril de 1964, pelo que destituiu Jango por meio do golpe militar e lhe devolver o cargo. Essa sessão aconteceu ontem (quarta). Foi um resgate histórico, como definiram os autores da proposta, senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-RO).
 INFARTO OU VENENO - O objetivo da exumação que durou 18 horas é esclarecer se Jango morreu de ataque cardíaco, como consta na documentação oficial, ou se foi assassinado por envenenamento. Nos últimos anos, surgiram evidências de que o ex-presidente pode ter sido mais uma vítima da Operação Condor, a aliança entre as ditaduras do Cone Sul para eliminar opositores dos regimes além das fronteiras nacionais. Depois do golpe Jango se exilou na Argentina, ondem morreu em 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário