sexta-feira, 8 de novembro de 2013

RELEMBRANDO - NOTAS POLÍTICAS

AVALIAÇÃO DILMA - Levantamento do instituto MDA encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que a avaliação positiva do governo da presidenta Dilma Rousseff se manteve estável, ou seja, subiu levemente de 38,1% em setembro, para 39% em novembro. A avaliação negativa oscilou de 22,7% para 21,9%.
PROJEÇÃO ELEITORAL - De acordo com a pesquisa CNT/DNA, Dilma lidera com folga a corrida presidencial de 2014. Num cenário com os pré-candidatos definidos agora, Dilma (PT) teria 43,5% das intenções de voto, contra 19,3% do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e 9,5% do governador pernambucano Eduardo Campos (PSB). No segundo cenário pesquisado, Dilma teria 40,6%, Marina Silva (PSB) 22,6% e Aécio 16,5%.
SEGUNDO TURNO - O cenário com a presença de Marina no lugar de Campos indica possibilidade de segundo turno, com vitória de Dilma: 45,3% a 29,1%. Com Aécio seria 46,6% a 24,2% e contra Campos seria 49,2% a 17,5%. Com indicam os dados, há um ano das eleições é grande o número de eleitores com decisão indefinida em todos os aspectos pesquisados.
ESPONTÂNEA - Na intenção de voto espontânea para presidente, Dilma aparece em primeiro lugar, com 18,9%, seguida do ex-presidente Lula, com 7,5%, de Aécio com 6,7%, de Marina (5,6%), Campos (2,2%), José Serra (0,6%), Geraldo Alckmin (0,2%) e Joaquim Barbosa (0,1%). A pesquisa CNT/MDA ouviu 2.005 pessoas em 135 municípios de 21 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.
PASTOR PRESIDENTE - O pastor Everaldo Dias Pereira iniciou giro por nove capitais para divulgar sua pré-candidatura à Presidência da República pelo PSC, o Partido Social Cristão, do qual é vice-presidente. Como acredita em milagres, está crente de que será eleito em 5 de outubro de 2014. Pode até ser, porque, como pastor da Assembleia de Deus, defende linha conservadora demonizada pelos principais pré-candidatos da filosofia mais progressista.
CONSERVADORISMO - Agora presidenciável, Pastor Everaldo se posiciona veemente contrário ao aborto e à liberação da maconha, mas é a favor da maioridade penas aos 16 anos. Também condena a união homoafetiva e o casamento homossexual, em defesa da tradicional família de casal formado por homem e mulher. Portanto, tem uma imensa avenida sem trânsito para explorar.
CAFÉ COM LEITE - No entender de muita gente interessada no assunto, o PSDB deveria concorrer à Presidência da República com uma chapa pura. Aliás, uma chapa café com leite, encabeçada pelo mineiro Aécio Neves, tendo o senador também senador, mas paulista, Aloysio Nunes Ferreira como candidato a vice-presidente. José Serra reforçaria a chapa como candidato à vaga de senador.
BOLSA E MÉDICOS - Depois de defender a continuidade do Bolsa Família como programa oficial de governo na promoção da inclusão social mediante a distribuição de renda, o presidenciável Aécio Neves agora defenda a manutenção do programa Mais Médicos como instrumento de fortalecimento da saúde básica nos pequenos municípios e nas periferias das grandes e médias cidades.
PRESIDENTE INTERINO - Com o vice-presidente Michel Temer na China e a presidenta Dilma Rousseff de malas prontas para embarcar a Lima, onde participa neste domingo da Reunião do Conselho Empresarial Brasil-Peru e Foro Empresarial Brasil-Peru, o deputado Henrique Eduardo Alves vai assumir interinamente a Presidência da República, como presidente da Câmara dos Deputados, o segundo na linha sucessória. Dilma reassume o comando da Nação na segunda-feira, assim que aterrissar em solo brasileiro.
QUARTO FUSO - A presidenta Dilma Rousseff acatou manifestação da população acreana e restabeleceu o quarto fuso horário no território brasileiro. A partir deste domingo, 10 de novembro, o Estado do Acre e algumas regiões do Amazonas terão três horas de diferença em relação ao fuso oficial de Brasília. Fora do horário de verão a diferença será de duas horas.
EM REFERENDO - Por quase 90 anos, esse foi o fuso horário do Acre. A mudança ocorreu em 2008, a partir de projeto de lei do então senador e atual governador Tião Viana (PT), que estabeleceu a diferença de apenas uma hora em relação à Capital Federal. Mas a população rejeitou a alteração em referendo realizado junto com as Eleições 2010 e o quarto fuso foi restabelecido por intermédio de uma nova lei, sancionada na semana passada pela presidenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário